Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O MITO EM CHICO BENTO E PAPA-CAPIM

Título
[en] THE MYTH IN CHICO BENTO AND PAPA-CAPIM

Autor
[pt] CRISTIANA DE ALMEIDA FERNANDES

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] QUADRINHO

Vocabulário
[pt] IMAGINARIO

Vocabulário
[pt] SEMIOLOGIA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] COMIC STRIP

Vocabulário
[en] IMAGINARY

Vocabulário
[en] SEMIOLOGY

Vocabulário
[en] MYTH

Resumo
[pt] O presente trabalho analisa as histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa sob a ótica da Semiologia, avaliando o uso do Mito para a transmissão de um conteúdo ideológico. Para essa análise, foi necessário situar os quadrinhos no âmbito do Design Gráfico e entender que a construção da mensagem utiliza-se não só da imagem, mas também do texto, como elementos de construção de significado. Pôde-se perceber que as figuras ditas mitológicas, presentes na obra de Mauricio de Sousa - especificamente nos quadrinhos da Turma do Chico Bento e da Turma do Papa-Capim publicados nos anos de 2004 e 2005 -, transitam pelos quadros contracenando com as demais personagens. Fazem parte do conteúdo não em ambientes metafísicos, mas tomando o lugar do humano, como qualquer outra personagem nos espaços narrativos das histórias que são referendos do real. Assim, os ambientes ou lugares narrativos das histórias de Mauricio de Sousa permitem que animais, objetos, figuras folclóricas e até plantas sejam representados como humanos, com características antropomórficas, dotados de razão e personalidade, sendo assimilados desta forma pelo imaginário do interlocutor.A pesquisa procurou levantar as imagens presentes nos temas tratados e, assim, pelo viés do design gráfico, vem trazendo algumas questões semiológicas na abordagem a respeito do Mito - baseando- se, principalmente, nos conceitos de Barthes sobre o assunto - usando o conteúdo imagético da obra de Mauricio de Sousa.

Resumo
[en] This research analyses Mauricio de Sousa´s cartoons under the semiotics´ view by analysing the myth as a communication tool of some ideology content. In order to carry on this analysis, it was necessary place the cartoons into the graphic design scope and understand the construction of the message uses not only image, but also text as building elements of the significance. By studying the so-called mythological characters from Mauricio de Sousa´s work - specially the cartoons from Chico Bento´s and Papa-Capim´s Gangs published in 2004 and 2005 -, the study realised that its flows through the cartoons by playing with others characters, in the same content, not just in metaphysic environment but taken place the human, like any other, into the narrative places that are the reference of the real. Therefore we can say that the environment or the Mauricio de Sousa´s cartoons narrative places, allow animals, objects, folkloric characters and even plants being represented like humans with anthropomorphic characteristic endowed with reason and personality being assimilated by the interlocutor imagination. This analysis, the research tried to discuss the images on the themes through the graphic design view point, bring together some questions on semiology about the myth - based upon, specially, Barthes´ concepts about the subject - by using the imaginary contents from Mauricio de Sousa´s work.

Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Catalogação
2007-01-10

Apresentação
2006-06-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9458@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9458@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9458


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF