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Título
[pt] ESTRUTURAÇÃO DAS REDES DE FAST FOOD: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE OS ANTECEDENTES DO FRANCHISING E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DAS FIRMAS

Título
[en] THE STRUCTURING OF FAST-FOOD CHAINS: EMPIRICAL RESEARCH OF FRANCHISING ANTECEDENTS AND ITS IMPLICATIONS ON FIRMS´ PERFORMANCE

Autor
[pt] LUIZ FERNANDO DE PARIS CALDAS

Vocabulário
[pt] FRANQUIA

Vocabulário
[pt] FAST-FOOD

Vocabulário
[pt] TEORIA DA AGENCIA

Vocabulário
[pt] TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSACAO

Vocabulário
[pt] TEORIA DA ESCASSEZ DE RECURSOS

Vocabulário
[en] FRANCHISING

Vocabulário
[en] FAST FOOD

Vocabulário
[en] AGENCY THEORY

Vocabulário
[en] TRANSACTION COSTS THEORY

Vocabulário
[en] RESOURCE SCARCITY THEORY

Resumo
[pt] A forma de estruturação e gerenciamento dos canais de distribuição constitui para as firmas uma importante fonte de vantagem competitiva. Em linha com a sua visibilidade, o franchising vem atraindo a atenção de pesquisadores das mais diversas linhas teóricas, interessados em aprofundar a compreensão quanto as suas implicações econômicas e estratégicas. Esta pesquisa visa contribuir para ampliar os entendimentos quanto aos fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema, assim como da relação entre o seu grau de utilização e o desempenho das firmas. Com base na revisão da literatura, desenvolveu-se um modelo estrutural utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, custos de transação e da agência. Esta modelagem do problema permitiu o teste das relações hipotetizadas e a mensuração das contribuições dos fatores na explicação do franchising e do desempenho das firmas. A investigação empírica utilizou informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. De forma geral, os resultados corroboraram diversas proposições teóricas quanto aos efeitos dos fatores selecionados sobre do nível de utilização do franchising pelas firmas. Adicionalmente, revelou-se um impacto conjunto dos fatores antecedentes e da forma de estruturação das redes sobre o desempenho dos franqueadores. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu diferenciar a importância relativa das relações estruturais do modelo entre franqueadores novos e maduros. Finalmente, foram discutidas as implicações acadêmicas e gerenciais das conclusões, bem como apontadas sugestões para futuras pesquisas.

Resumo
[en] The distribution channel structuring and management represents to firms an important source of competitive advantage. Measure with its visibility, franchising has captured the attention of researchers from a wide variety of theoretical backgrounds, interested in deepening the understanding of its economic and strategic implications. This research aims at providing further comprehension about the factors that lead to the franchising adoption and development as well as the relationship between its level of utilization and companies´ performance. Based on literature review, a structural model was developed using factors nourished by the resource scarcity, transaction costs and agency theories. This problem-modeling approach allowed the testing of hypothesized relationships and the measuring of factors the contributions to the explanation of franchising and the performance of companies. The empirical investigation was developed using public information regarding 88 fast food chains operating in Brazil. Overall, the findings offered support for several theoretical propositions concerning the effects of each selected factors over the use if franchising level. Furthermore, the results revealed a combined impact of the selected factors and the network structure on franchisors´ performance. The examination of the company´s experience influence allows differentiating the relative importance of some structural relationships among young and mature franchisors. Finally, the academic and managerial implications of the conclusions were discussed and suggestions for future studies were provided.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2007-01-05

Apresentação
2006-08-17

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9439@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9439@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9439


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