Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COMFORT ON ROAD BIKES FOR LONG DISTANCE RACES: AN ERGONOMICAL APPROACH

Título
[pt] O CONFORTO DA BICICLETA DE ESTRADA EM COMPETIÇÕES DE LONGA DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA

Autor
[pt] RICARDO LINHARES

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[pt] BICICLETA DE ESTRADA

Vocabulário
[pt] CONFORTO

Vocabulário
[pt] ESPORTE

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Vocabulário
[en] ROAD BICYCLE

Vocabulário
[en] COMFORT

Vocabulário
[en] SPORT

Resumo
[pt] O ciclismo de estrada é um esporte que move milhões de pessoas em todo mundo, entre profissionais, amadores e entusiastas de final de semana. A literatura existente mostra que existem custos humanos relacionados à posição que os ciclistas adquirem enquanto pedalam. No Brasil existe muito pouca literatura sobre o assunto, e faz-se necessário aprofundar as pesquisas acadêmicas nesta área específica do ciclismo. A pesquisa parte do pressuposto que os atletas, na busca de melhores resultados, acabam deixando o conforto em segundo plano, o que acarreta em custos humanos que talvez pudessem ser evitados. A pesquisa foi conduzida durante provas de ciclismo de estrada, em diferentes estados do Brasil, onde inicialmente foi realizada uma observação assistemática das condições dos ciclistas durante uma prova. Em seguida foram aplicadas entrevistas com seis atletas. Estas entrevistas permitiram gerar um questionário que foi aplicado posteriormente com mais vinte ciclistas. Os resultados encontrados mostraram que existem custos humanos devido aos materiais empregados pelos ciclistas durante as provas, e que cerca de setenta por cento dos questionados sofre constantemente dores ao pedalar, principalmente na região lombar, nas costas, no pescoço e nas pernas. As informações levantadas servem de ponto de partida para pesquisas em áreas como Ergonomia, Design, Biomecânica e Medicina Esportiva.

Resumo
[en] Road Cycling is a sport that moves millions of people all around the world, between professionals, amateurs, and weekend enthusiasts. The present literature shows that there are humans costs associated with the positions cyclists assume while riding. In Brazil there´s very little literature about this subject, and it is necessary to deepen up academic research on this specific area of the sport. The research assumes initially that athletes, aiming for better results, end up leaving their own comfort aside, and that generates human costs that could be avoided. The research was conducted during road cycling races in different states of Brazil, where initially an unsystematic observation of the conditions of the cyclists was made. Then interviews were made with six athletes. These interviews generated a questionnaire that was applied to twenty cyclists. Results found show that human costs exists due to the material employed by the cyclists during road races, and that around seventy per cent of those questioned suffer from constant pain while cycling, specially in the lumbar area, the back, the neck and the legs. The information serves as a starting point to other researches in areas like Industrial Design, Ergonomics, Biomechanics and Sports Medicine.

Orientador(es)
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
SYDNEY FERNANDES DE FREITAS

Banca
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Catalogação
2006-12-15

Apresentação
2006-05-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9390@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9390


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF