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Título
[pt] ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA SEGUNDO A TIPOLOGIA DE CHRISMAN

Título
[en] STUDY OF THE BRAZILIAN PHARMACEUTICAL INDUSTRY COMPETITIVE STRATEGIES BASED ON CHRISMAN S TYPOLOGY

Autor
[pt] GUILHERME FARIA GONCALVES

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS COMPETITIVAS

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA FARMACEUTICA

Vocabulário
[pt] MEDICAMENTOS GENERICOS

Vocabulário
[en] COMPETITIVE STRATEGIES

Vocabulário
[en] PHARMACEUTICAL INDUSTRY

Vocabulário
[en] GENERIC DRUGS

Resumo
[pt] O propósito desse estudo é analisar as estratégias competitivas implementadas por empresas da indústria farmacêutica brasileira. Este trabalho adota como base o estudo de Chrisman sobre tipologias, identificando as estratégias relevantes e os grupos existentes nessa indústria, relacionando o posicionamento estratégico adotado pelos laboratórios com seu desempenho no setor. Além disso, a pesquisa busca analisar impactos do advento dos genéricos nessa indústria. O método de análise utilizado constituí- se do levantamento de uma base de dados obtida a partir de relatórios de consultorias especializadas, da identificação de variáveis estratégicas e de desempenho e da implementação de procedimentos estatísticos. Os posicionamentos e desempenhos identificados entre os anos de 1999 e 2002 sugerem a adoção de redução de custos como arma estratégica, ao contrário do que acontecia antes no mercado, onde havia um foco maior em diferenciação. O estudo também sugere que os grandes laboratórios ainda conseguem obter um desempenho superior baseados em suas marcas reconhecidas e grande escala de operação, enquanto os laboratórios nacionais, de menor porte, estão investindo cada vez mais no segmento de medicamentos genéricos.

Resumo
[en] The aim of this study is to analyze the competitive strategies implemented by Brazilian pharmaceutical companies. This research is based on Chrisman s studies on strategic typologies, identifying the relevant strategies and the existing groups in this industrial sector. The study also relates the strategic positioning of the pharmaceutical companies to the achieved performance and analyzes the impact of the generic drugs launching in the sector. The methodology adopted is based on the analysis of collected database from reports of specialized consulting companies, the survey of strategy and performance indicators, as well as the implementation of statistical procedures. The relation of positioning and performance identified in the period between the years 1999 and 2002 suggests a movement to adoption of cost strategy, against the differentiation oriented focus of the industrial sector before the generic drugs launching. The results also suggest that the great companies are still able to have a superior performance due to their well known marks and operation scale, while smaller companies tend to invest in the generic drugs segment.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MOISES BALASSIANO

Banca
LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA

Catalogação
2006-12-07

Apresentação
2006-07-31

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9365@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9365@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9365


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