Título
[pt] A RETEXTUALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO ACADÊMICO
Título
[en] THE RETEXTUALIZATION DONE BY THE STUDENTS IN THEIR JURIDICAL DISCOURSES
Autor
[pt] ANGELA MARIA TORRES SANTOS
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] PARAFRASE
Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO
Vocabulário
[pt] DIREITO
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] PARAPHASE
Vocabulário
[en] DISCOURSE ANALYSIS
Vocabulário
[en] LAW
Resumo
[pt] Este trabalho analisa a retextualização como estratégia de
discursividade, por concluintes de Direito, em suas
monografias. Partimos da análise das estratégias de
retextualizações, em cujos processos se envolve a
compreensão. Procuramos observar como o discente se
constitui em sujeito de seu discurso, analisando, também,
as interferências de sua interpretação, no trato com o
texto matriz. Apontamos alguns procedimentos cognitivos no
momento da construção do discurso jurídico, analisando as
modificações sintáticas, lexicais e semânticas. Trata-se de
uma reflexão necessária sobre a importância da
retextualização na construção do discurso jurídico
acadêmico, que possibilitou construir uma categorização nas
estratégias lingüísticas desenvolvidas nos textos
pesquisados, propondo-se um novo enfoque no ensino
da linguagem jurídica, através de atividades de
retextualização que, realmente, insiram o aluno do curso de
Direito, de forma reflexiva e crítica, nessa comunidade
lingüística.
Resumo
[en] This work analyses how the retextualization was used in
juridical discourses by Law students in their Monographs.
The concept of retextualization, including comprehension,
was adaptated to observe the use of paraphrase in this
context. We observed how the students see themselves as an
author of their discourses, even when they do a simple copy
of the ideas derived from other discourses. In addition, it
was observed that the retextualization done by the students
in their juridical discourses follow some linguistical
strategies. The results pointed to a necessary reflection
of the ways in which the juridical language has being taught
in Law courses. Activities that make the students think
more critically about their juridical discourse are
necessary.
Orientador(es)
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
MOAB DUARTE ACIOLI
Banca
NELY MEDEIROS DE CARVALHO
Catalogação
2006-11-17
Apresentação
2006-04-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9310@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF