Título
[en] BECOMING CLINICAL PSYCHOLOGIST
Título
[pt] TORNANDO-SE PSICÓLOGO CLÍNICO
Autor
[pt] VIRGINIA TELES CARNEIRO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] EXISTENTIAL PSYCHOLOGY
Resumo
[pt] O presente estudo versa sobre como estagiários do curso de
psicologia vivenciam a experiência de se tornarem
psicólogos clínicos, tendo como referência o trânsito entre
um modo de saber prático, ancorado na experiência pessoal,
e um modo de saber advindo de teorias. A legitimação desta
pesquisa está em tornar evidente a necessidade de
reformulações na formação do psicólogo clínico, que vão
além das sugeridas pelas reformas curriculares. Dito de
outro modo, a contribuição está em apontar para a
incongruência da formação de um profissional que cuida, mas
que, pelo instituído formal e oficial, é descuidado. A
pesquisa tem como referência metodológica a fenomenologia
existencial, utilizando como recurso a metodologia de
relatos orais. Como contexto, optou-se por duas
instituições de ensino superior localizadas em João Pessoa -
PB, a saber, a Universidade Federal da Paraíba/ UFPB e o
Centro Universitário de João Pessoa/ UNIPÊ. Os colocutores
foram oito estagiários que já haviam se iniciado na prática
psicológica e clínica e que estavam em supervisão. A
pesquisa em campo ocorreu em dois momentos: primeiramente;
em cada instituição foi realizado um grupo de discussão;
posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais
com os participantes, no intuito de possibilitar a
autenticação do que foi revelado no momento do grupo. Os
depoimentos colhidos indicam aspectos pertinentes para a
compreensão do objetivo proposto, como a cisão da
experiência vivenciada através da própria estrutura do
curso; o espaço que a supervisão ocupa na formação clínica;
a importância da prática no contexto da formação; a
necessidade premente de se avaliar a formação do psicólogo.
Resumo
[en] The present study discuss how non-graduated Psychology
trainees live deeply the experience of becoming clinical
psychologists, having as reference the interchange between
a practical knowledge, anchored in the personal experience,
and theoretical knowledge. The legitimation of this
research is to evidence the necessity of reformulation in
clinical psychologists formation, that go beyond the
suggest ones for the curricular reforms. In other words,
the contribution comes from showing the incongruence on the
formation of a professional that treats, but when
considering the formal and official institutes, is
neglected. Existential phenomenology is the methodological
reference for this research, using verbal reports as
resource. Two respected education institutions,
Universidade Federal da Paraíba / UFPB and Centro
Universitário de João Pessoa / UNIPÊ, both located in João
Pessoa - PB, were used as scenery. Eight trainees from
these institutions, which were already initiated in both
clinical psychological practice and supervision, act as
collaborators on this research. The field research occurs
in two different moments: first, a discussion group was
organized in each institution; second, individual
interviews were performed with the trainees trying to
authenticate what was revealed on group discussions. The
harvested testimony indicates pertinent aspects for
understanding the proposed objective: the evident split of
lived experience that comes from the graduation course
structure itself; the extension of supervision in clinical
formation; the importance of practice on formation context;
the urgent necessity of evaluating the psychologists´
formation.
Orientador(es)
MARCUS TULIO CALDAS
Banca
MARCUS TULIO CALDAS
Banca
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Banca
ANA LUCIA FRANCISCO
Catalogação
2006-11-17
Apresentação
2006-11-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9307@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF