Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POSICIONAMENTO SOCIAL E DESEMPENHO FINANCEIRO: UMA ANÁLISE NA INDÚSTRIA BANCÁRIA BRASILEIRA A PARTIR DE UMA TIPOLOGIA PROPOSTA

Título
[en] SOCIAL POSITIONING AND FINANCIAL PERFORMANCE: AN ANALYSIS OF THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY FROM A PROPOSED TYPOLOGY

Autor
[pt] CARLOS FRANK ELIAS CALIL

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE SOCIAL

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] SOCIAL RESPONSABILITY

Vocabulário
[en] PERFORMANCE

Resumo
[pt] Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento quanto à possível existência de um impacto positivo no desempenho das empresas correlacionado com a adoção de uma estratégia focada em práticas socialmente responsáveis. Para tal, foi proposta e testada com um grupo de 21 empresas do setor bancário, uma tipologia para classificar de forma genérica o posicionamento das empresas, quanto ao modelo empregado de investimento social. Depois de classificadas as empresas à luz da tipologia proposta, foram analisadas por meio de estatística multivariada, a validação prática da tipologia, bem como a possível existência de diferença de desempenho, entre os diversos grupos enquadrados dentro das diferentes formas de posicionamento social, e o grupo sem posicionamento. Os resultados da pesquisa sugerem uma aceitação prática da tipologia proposta, através da formação de grupos estratégicos não vazios, para os clusters conceituais propostos. Também foi averiguado no estudo não haver diferença significativa de desempenho, tanto na comparação entre os grupos enquadrados pela tipologia, quanto entre estes e o grupo sem posicionamento, utilizando-se o ROA (retorno sobre ativos) e o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) como medidas de desempenho. Isso sugere que, para a amostra do setor bancário utilizada, o posicionamento social ainda não pode ser certificado como diferencial competitivo e fator determinante para o desempenho.

Resumo
[en] This work aims to better understand the possible existence of a positive impact on the performance of companies correlated with the adoption of a strategy focused on socially responsible practices. For this, a typology was proposed and tested to generically rank a group of 21 companies in the banking sector as to the social investment model they had employed. After the companies had been classified within the typology proposed, the practical validation of the typology was analyzed by means of multivariate statistics. The possible existence of performance differences among the various groups within the different forms of social positioning, and also the group without any positioning, were also examined. The results of the research suggest a practical acceptance of the proposed typology, through the formation of non-empty strategic groups, for the proposed conceptual clusters. The lack of significant differences in performance was also investigated in the study, as much in the comparison between the groups within the typology, as in between these and the group without any positioning, with the utilization of the ROA (return on assets) and of the ROE (return on equity) as performance measurements. This suggests that for the banking sector sample utilized, the social positioning cannot yet be certified as a competitive advantage and as a determining factor for performance.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
MARIE AGNES CHAUVEL

Catalogação
2006-10-20

Apresentação
2006-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9172@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9172@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9172


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
LISTA BIBLIOGRAFICA PDF