Título
[fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
Título
[pt] PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor
[pt] MARIA BATISTA LIMA
Vocabulário
[pt] COTIDIANO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ANTIDISCRIMINATORIA
Vocabulário
[pt] PLURALIDADE ETNICA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADES ETNICAS
Vocabulário
[fr] QUOTIDIEN
Vocabulário
[fr] EDUCATION ANTIDISCRIMINATOIRE
Vocabulário
[fr] PLURALITE ETHNIQUE
Vocabulário
[fr] IDENTITES ETHNIQUES
Resumo
[pt] Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas
cotidianas da
escola e sua relação com as identidades étnicas das
crianças, focalizando a
perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da
relação do cotidiano
escolar com os referenciais histórico-culturais da
população de origem africana
como base de formação das identidades e dos repertórios
culturais brasileiros.
Busca-se entender as relações entre as interações
processadas nas práticas
escolares e as vivências e expressões identitárias de
crianças entre cinco a oito
anos de idade, focalizando as relações dessas crianças
entre si e com os
profissionais da escola, especialmente com as professoras.
Para isso propõemse:
a) analisar até que ponto os artefatos e as interações
processadas nas
práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a
diversidade étnica dessa
população; b) interpretar a dinâmica das identidades
étnicas dessas crianças e
seu lugar nas relações em processo na escola; c)
compreender o lugar dos
artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na
construção e expressão
das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar
práticas desenvolvidas pela
escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou
de que forma essas
práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata-
se de uma pesquisa de
caráter sócio-antropológico na qual a observação do
cotidiano constitui-se como
principal fonte de dados. Foram também realizadas
entrevistas com crianças,
professoras e outros funcionários da escola, além da
análise de atividades
realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação
entre a valorização de
aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as
crianças vivenciam
suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves
para a efetivação
de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das
possibilidades de
ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas
das experiências
presentes no contexto pesquisado.
Resumo
[fr] Cette thèse présente une étude de cas sur les pratiques quotidiennes de
l`École et sa relation avec les identités ethniques des enfants, se focalisant la
perspective afro-descendant. Se partent de la compréhension du quotidien
écolier avec les référentiels historique culturelles de la population d`origine
africaine, comme base de la formation del`identité et des répertoires culturels
brésiliens. Il se cherche comprendre les relations entre les interactions traitées
dans les pratiques scolaires, expériences vives et les expressions identitaires
d`enfants entre 5 et 8 ans d`âge, abordant les relations de ces enfants entre lui et
avec professionnels de l`École, surtout avec les professeurs. Pour cela se
propose: a) analyser jusqu`à ce que point les dispositifs et les interactions
traitées dans les pratiques quotidiennes de l`École envisagent (ou non) la
diversité ethnique de cette population; b) interpréter la position des identités de
ces enfants et de sa place dans les relations dans processus dans l`École; c)
comprendre la place des dispositifs matériels et symboles en usage dans l`École
dans la construction et expression des identités ethniques des enfants ; d)
soulever le répertoire des pratiques qui abordent la diversité ethnique culturel
développées par l`École, analysant (si et/ou) de que forme ces pratiques se
rapportent avec les identités des enfants. S`agit d`une recherche de caractère
sócial-anthropologique dans laquelle le commentaire du quotidien constitue la
principale source de données. Aussi ont été réalisées des entrevues avec des
enfants, enseignants et autres fonctionnaires de l`École, outre des analyses
d`activités réalisées par les enfants. Le travail prouve l`étroite relation entre
l`évaluation et les aspects identitaires afro-descendentes et la forme comme les
enfants vivent intensément cette réalité. Il indique encore quelques avances et
entraves pour la pratique effectif d`une éducation antidiscriminatoire, ainsi que
quelques possibilités d`élargissement de cette éducation à partir de certaines des
expériences présentes dans le contexte cherché.
Orientador(es)
SONIA KRAMER
Banca
SONIA KRAMER
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
ANA CANEN
Banca
MARIA DA GLORIA DA VEIGA MOURA
Catalogação
2006-10-19
Apresentação
2006-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF