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Título
[pt] O SIGNIFICADO DA MUDANÇA OU A MUDANÇA DE SIGNIFICADO?: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

Título
[en] THE MEANING OF CHANGE OR THE CHANGE OF MEANING?: AN ANALYSIS ON IMPLEMENTING COMPETENCY-BASED MODELS IN PEOPLE MANAGEMENT

Autor
[pt] SILVIA BEATRIZ ALEXANDRA BECHER COSTA

Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SIGNIFICADO

Vocabulário
[pt] GESTAO POR COMPETENCIAS

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE

Vocabulário
[en] CONSTRUCTING MEANING

Vocabulário
[en] COMPETENCE MANAGEMENT

Resumo
[pt] As organizações estão enfrentando um ambiente turbulento que exige mudanças rápidas e paradigmáticas. Para atender a estas demandas, modelos de gestão de pessoas por competências têm sido adotados como resposta à necessidade de um maior envolvimento dos indivíduos e busca de diferenciais competitivos para a organização (Dutra, 2004). Esta pesquisa teve como objetivo analisar a implantação destes modelos de gestão de pessoas com base em competências e os significados sinalizados pelas iniciativas de comunicação desta mudança organizacional, a partir da ótica de diferentes modelos referenciais (Weick, 1999; Klein, 1996; Ford & Ford, 1995; Van de Ven & Poole, 1995; Lewin, 1951). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com múltiplos estudos de caso. Foram selecionadas sete empresas de um setor da economia brasileira escolhido intencionalmente devido à intensidade e complexidade de seu processo de mudança: o setor de telecomunicações. Os dados foram coletados por meio de investigação documental, entrevistas semi-estruturadas e questionários fechados. As conclusões da pesquisa ressaltam a importância da comunicação na instauração do projeto de mudança e apontam para a necessidade de atentar para os significados que são construídos na organização como desdobramento dos processos de divulgação da mudança planejada e das diferentes fases de implantação dos modelos de gestão de pessoas com base em competências.

Resumo
[en] Today s turbulent business environment demands speedy and paradigmatic changes. To meet these challenges, organizations are adopting competency-based people-management models as a response to the need for greater individual commitment and as an important strategy for gaining a competitive edge (Dutra, 2004). This study analyzes the implementation of such competency-based models and their meaning for organizational change, as signaled by the communication initiatives the companies adopted, from the perspective of different theoretical frameworks (Weick, 1999; Klein, 1996; Ford & Ford, 1995; Van de Ven & Poole, 1995; Lewin, 1951). Using a qualitative approach, multiple case studies were discussed. Seven companies from the telecommunications sector were selected, as representative of a high clock speed industry that in Brazil continuously undergoes intense and complex changes. The research findings are based on information collected from in-depth semi-structured interviews, closed-answer questionnaires and archival data. The findings reinforce the importance of communication efforts for putting a change project into effect. They also highlight the need to unravel the meanings triggered by information strategies used during the different phases of project implementation considering the competency-based HR management programs as examples of planned change.

Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
PAULO CESAR TEIXEIRA

Banca
ADRIANA VICTORIA G DE HILAL

Banca
JORGE AUGUSTO DE SA BRITO FREITAS

Catalogação
2006-10-18

Apresentação
2006-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9154@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9154@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9154


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