Título
[pt] OS ECOS DA FALA NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
Título
[en] THE ECHOES OF THE SPEAK IN CLINIC THERAPY
Autor
[pt] ISABELA BARBOSA DO REGO BARROS
Vocabulário
[pt] AUTISMO
Vocabulário
[pt] ANALISE DE CAMBIO
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] DISTURBIOS DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] FONOAUDIOLOGIA
Vocabulário
[en] AUTISM
Vocabulário
[en] ANALYSIS EXCHANGE
Vocabulário
[en] BRAZILIAN INDUSTRY
Vocabulário
[en] LANGUAGE DISORDERS
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] SPEECH THERAPY
Resumo
[pt] O autismo intriga os que estão envolvidos com sua
problemática, pelo caráter atípico da patologia o qual,
dentro da visão clássica de Kanner, destitui o sujeito de
qualquer possibilidade de linguagem, condenando-o ao
isolamento. A agitação demonstrada por uma criança autista,
6 anos, sexo masculino, assistida no setor de
Fonoaudiologia da Associação dos Deficientes de Peixinhos
(ADEPE), diante das tentativas em estabelecer um contato e
significar sua Ecolalia, levou-nos a interrogar: seria
possível enquanto objetivo deste estudo, apresentar a
Ecolalia como rudimentos de linguagem tratados na clínica
Fonoaudiológica? Especificamente, através da significação
do discurso, podemos descrever a Ecolalia como um objeto -
laço - usado pelo autista para capturar o outro e
estabelecer o diálogo, constituindo a linguagem? Assim
sendo, essa pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de
caso, baseado nos atendimentos fonoaudiológicos da criança
acima mencionada, ao longo de mais ou menos um ano.
Procuramos nos apoiar nas concepções estruturalistas sobre
a aquisição de linguagem de Claudia de Lemos (PUC-SP) e nas
perspectivas da Psicanálise lacaniana, que destaca a
linguagem e a apresenta como fundante do sujeito. Frente
aos achados da pesquisa, foi possível constatar o deslize
na linguagem da criança autista, caracterizado por
alterações nos eixos da linguagem: metafórico e metonímico,
que nos fizeram refletir sobre uma possível reestruturação
interna da Ecolalia, destituindo-a do caráter de rigidez e
descontextualização.
Resumo
[en] The autism intrigue those who get involved with its
questions, because of atypical meaning of the pathology
which, according Kanner, deny the subject from any way to
speech, isolating himself. The euphoria that a 6 years old
male autistic child presents, assisted at the Associação
dos Deficientes de Peixinhos (ADEPE) by its Speech Therapy
Department, before the attempt to set up contact and mean
his echolalia, came us a question: is it possible while aim
of this study, show the echolalia how rudiments of language
aided at Speech Therapy Clinic? Specifically, through
meaning of the speech, can we describe the echolalia as an
object - a lasso - used by the autistic person to capture
another´s care and establish the dialog, constituting
the language? This being the case, this research is a study
of case, based on Speech Therapy treatment of foresaid
child, along about a year. We found support on conceptions
of Structuralism about speech acquirement by Claudia de
Lemos (PUC-SP) and on perspectives of Lacan´s
Psychoanalysis, which detach the language and present it as
a subject´s fundante. Facing the research´s discoveries we
confirm the lapse on speech of autistic child, distinguished
by changes on speech´s axis: metaphorical and metonymical,
that makes us reflect about a possible inner reorganization
of echolalia, unmaking it character rigid and out of
context.
Orientador(es)
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Banca
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Banca
GLORIA MARIA MONTEIRO DE CARVALHO
Banca
WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Catalogação
2006-10-18
Apresentação
2006-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9151@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9151@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF