Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LITERACY PRACTICES AND SOCIAL INCLUSION: THE CASE OF A CLASSROOM OF YOUNG ADULT EDUCATION , AT LEVEL II

Título
[pt] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DE UMA CLASSE DO CICLO II DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor
[pt] TATIANA REIS FONTES MONTEIRO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE ADULTOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE JOVENS

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Vocabulário
[en] ADULTS EDUCATION

Vocabulário
[en] ADOLESCENTS EDUCATION

Vocabulário
[en] LITERACY

Vocabulário
[en] TEACHING

Resumo
[pt] Vários trabalhos vêm abordando o tema letramento em contexto de ensino de jovens e adultos sem, no entanto, investigar contextos nos quais esse grupo já esteja alfabetizado. Este trabalho supre essa lacuna nos estudos de Lingüística Aplicada, relando uma experiência de práticas pedagógicas em uma classe do Projeto Vida Nova. Descrevemos uma intervenção nos moldes de uma pesquisa-ação que procurou oportunizar eventos de leitura e produção de textos. Parte- se do princípio de que a inserção dos sujeitos no mundo da escrita permite a construção de uma lente que amplia a visão de mundo, dando maior poder de participação enquanto cidadão que se constitui em um espaço social predominantemente grafocêntrico. Tendo natureza qualitativa e longitudinal, o estudo analisa a produção textual de quatro alunos da turma em três momentos. O banco de dados é constituído por notas de campo advindas de observação participante e 25 atividades de produção textual e leitura, envolvendo textos opinativos e recontos. Os resultados indicam que os caminhos que levam o aluno a dominar a escrita passam por um compromisso de trabalho com a linguagem, no qual ele se identifica como sujeito do discurso, afastando-se de práticas escolares que projetam o melhor texto como aquele que mais se assemelha ao discurso do livro didático.

Resumo
[en] Studies that address literacy in young adult education have neglected contexts in which this group can already read and write, although they do not demonstrate the capacity to efficiently function in contexts of reading and writing. This dissertation fulfills this gap from the perspective of Applied Linguistics. It describes an actionresearch experience, describing writing and reading pedagogical practices, in the light of socio-activity theory, in a classroom of Young Adult Education, at Vida Nova Project, Rio de Janeiro, Brazil. The guiding principle underlying the pedagogical practices was that the insertion of citizens in the world of writing allows them to extend their worldview, empowering them as active citizens in a predominantly writing social space. To do so, it analyzes notes from field research and 25 reading and writing activities, qualitatively and across time. The texts involve argumentative and retelling experiences. Results indicate that leading students toward literacy includes a commitment to working with language and a process of making them subject of discourse. For this to happen, they need to take distance from practices that see the best text as the one that most resembles the discourse of school books.

Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
TANIA CONCEICAO PEREIRA

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
MARIO EDUARDO TOSCANO MARTELOTTA

Catalogação
2006-09-18

Apresentação
2006-03-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9010


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF