Título
[en] LITERACY PRACTICES AND SOCIAL INCLUSION: THE CASE OF A CLASSROOM OF YOUNG ADULT EDUCATION , AT LEVEL II
Título
[pt] PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DE UMA CLASSE DO CICLO II DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor
[pt] TATIANA REIS FONTES MONTEIRO
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE ADULTOS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE JOVENS
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] ADULTS EDUCATION
Vocabulário
[en] ADOLESCENTS EDUCATION
Vocabulário
[en] LITERACY
Vocabulário
[en] TEACHING
Resumo
[pt] Vários trabalhos vêm abordando o tema letramento em
contexto de ensino de
jovens e adultos sem, no entanto, investigar contextos nos
quais esse grupo já esteja
alfabetizado. Este trabalho supre essa lacuna nos estudos
de Lingüística Aplicada,
relando uma experiência de práticas pedagógicas em uma
classe do Projeto Vida
Nova. Descrevemos uma intervenção nos moldes de uma
pesquisa-ação que procurou
oportunizar eventos de leitura e produção de textos. Parte-
se do princípio de que a
inserção dos sujeitos no mundo da escrita permite a
construção de uma lente que
amplia a visão de mundo, dando maior poder de participação
enquanto cidadão que se
constitui em um espaço social predominantemente
grafocêntrico. Tendo natureza
qualitativa e longitudinal, o estudo analisa a produção
textual de quatro alunos da
turma em três momentos. O banco de dados é constituído por
notas de campo
advindas de observação participante e 25 atividades de
produção textual e leitura,
envolvendo textos opinativos e recontos. Os resultados
indicam que os caminhos que
levam o aluno a dominar a escrita passam por um
compromisso de trabalho com a
linguagem, no qual ele se identifica como sujeito do
discurso, afastando-se de
práticas escolares que projetam o melhor texto como aquele
que mais se assemelha
ao discurso do livro didático.
Resumo
[en] Studies that address literacy in young adult education
have neglected contexts
in which this group can already read and write, although
they do not demonstrate the
capacity to efficiently function in contexts of reading
and writing. This dissertation
fulfills this gap from the perspective of Applied
Linguistics. It describes an actionresearch
experience, describing writing and reading pedagogical
practices, in the light
of socio-activity theory, in a classroom of Young Adult
Education, at Vida Nova
Project, Rio de Janeiro, Brazil. The guiding principle
underlying the pedagogical
practices was that the insertion of citizens in the world
of writing allows them to
extend their worldview, empowering them as active citizens
in a predominantly
writing social space. To do so, it analyzes notes from
field research and 25 reading
and writing activities, qualitatively and across time. The
texts involve argumentative
and retelling experiences. Results indicate that leading
students toward literacy
includes a commitment to working with language and a
process of making them
subject of discourse. For this to happen, they need to
take distance from practices
that see the best text as the one that most resembles the
discourse of school books.
Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
TANIA CONCEICAO PEREIRA
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
MARIO EDUARDO TOSCANO MARTELOTTA
Catalogação
2006-09-18
Apresentação
2006-03-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9010
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