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Título
[pt] A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Título
[en] THE SELF-PRESERVATION: REPRESENTATIONS OF THE AGEING IN THE PRIVATE PENSION FUNDS ADVERTISEMENTS

Autor
[pt] ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA

Vocabulário
[pt] APOSENTADORIA

Vocabulário
[pt] CULTURA DE MASSA

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] ENVELHECIMENTO

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[en] RETIREMENT

Vocabulário
[en] MASS CULTURE

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] AGING

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Resumo
[pt] O envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade.

Resumo
[en] The ageing process has been frequently approached by the mass media. At the same time the images disseminated by the media refer predominatly to ideas of youth, beauty and consumption. In that context, where the efficiency of the Pension System is also debated, retirement stopped being one right provided by the Government and became a necessity, highly advertised. This dissertation describes the performed study on the presentations of ageing, advertised by private Pension Funds, recognizing consumption as a symbolic system and treating mass media as a peculiar dimension of the contemporary society, where concepts conceived from that symbolic structure are produced and disseminated. The advertisements studied from national circulation magazines - Veja, Época, Isto É and Exame - present the story of a fight against death as a explicitly battle to deny the disappearance of the individual or as a strategy for affirm (establish) the permanence of its identity.

Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
ANTONIO FAUSTO NETO

Catalogação
2006-08-28

Apresentação
2006-02-17

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8911


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