Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] SERVINDO A DOIS SENHORES: ESTUDOS DE CASO SOBRE O CONTRATO PSICOLÓGICO E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS DE TI TERCEIRIZADOS

Título
[en] SERVING TWO SIRS: CASE STUDIES ABOUT THE PSYCHOLOGICAL CONTRACT AND THE DINAMIC IN WORK RELATIONSHIP OF OUTSOURCED IT PROFESSIONAL

Autor
[pt] ANA LUIZA SZUCHMACHER VERISSIMO LOPES

Vocabulário
[pt] CONTRATO PSICOLOGICO

Vocabulário
[pt] NOVAS RELACOES DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] TERCEIRIZACAO

Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL CONTRACT

Vocabulário
[en] NEW WORK RELATIONSHIPS

Vocabulário
[en] OUTSOURCING

Resumo
[pt] As constantes mudanças organizacionais provocadas pela tecnologia da informação e pelo aumento da competitividade global implicam em transformações profundas nas relações de trabalho. Nas grandes empresas, é clara a intensificação da prática da terceirização do setor de TI para empresas especializadas na prestação de serviços em tecnologia. Isso faz com que o profissional de TI terceirizado passe a se relacionar diretamente com duas empresas: a contratante e a contratada. O presente estudo tem como objetivo analisar como este indivíduo constrói o seu contrato psicológico com essas empresas e como ele percebe a sua situação no novo contexto do mercado de trabalho. Para tal, foram realizados estudos de caso em três empresas de atuação nacional que contratam este tipo de serviço em TI. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas semi- estruturadas com os profissionais de TI terceirizados em tais empresas. Nos resultados observou-se que o contrato psicológico é moldado por fatores que vão além dos limites do vínculo empregatício, sendo influenciado, entre outros aspectos, pelas forças do mercado, pelo contexto de vida pessoal, e pelo grau de identificação do indivíduo com as duas empresas.

Resumo
[en] The continuous organizational changes caused by information technology and by the increase in global competition entail deep transformations in work relationships. The IT sector of large companies are increasingly resorting to outsourcing these services from IT specialized firms. It makes the outsourced IT professional deal directly with two firms: the contractor and the contracted. The present study aims at analyzing how this individual develops his psychological contract within these two firms, and how he becomes aware of his situation in a new labor market context. To this end, case studies were carried out in three companies operating domestically. The qualitative research method was used for effecting semi-structured interviews with outsourced IT professional in such firms. Results showed that the psychological contract is molded by factors other than the limits of the employment contract. For example, such factors as market forces, one´s personal life, and the degree of individual identification with both firms.

Orientador(es)
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
URSULA WETZEL

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Catalogação
2006-08-28

Apresentação
2006-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8907@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8907@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8907


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF