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Título
[pt] GERENCIANDO A VARIEDADE DE PRODUTOS: UM ESTUDO COMPARATIVO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Título
[en] MANAGING PRODUCT VARIETY: A COMPARATIVE STUDY IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY

Autor
[pt] TIAGO PEIXOTO WERMELINGER BARBOSA

Vocabulário
[pt] COMPLEXIDADE

Vocabulário
[pt] VARIEDADE DE PRODUTOS

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA DE MITIGACAO

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA AUTOMOTIVA

Vocabulário
[en] COMPLEXITY

Vocabulário
[en] PRODUCT VARIETY

Vocabulário
[en] MITIGATION STRATEGY

Vocabulário
[en] AUTOMOTIVE INDUSTRY

Resumo
[pt] Apesar do avanço das discussões sobre variedade de produtos e de seu impacto na complexidade em sistemas de produção, pouco se sabe sobre como o gerenciamento dessa variedade difere entre os mercados emergentes e estabelecidos. Esta dissertação visa preencher esta lacuna por meio da comparação entre (1) a variedade de produto oferecida pelas indústrias automobilísticas no Brasil e na Europa e (2) entre as estratégias utilizadas pelas montadoras de cada um destes mercados para mitigar os efeitos adversos da variedade de produto. A análise exploratória utiliza dados secundários obtidos na literatura e em montadoras da indústria automobilística e dados primários coletados por meio de entrevistas com gerentes destas empresas. A amostra de veículos considerados na análise representa 62% e 95% dos mercados europeu e brasileiro, respectivamente. Apesar de diversas semelhanças entre as duas indústrias, os resultados da pesquisa apontam para diferenças significativas na variedade de produto oferecida em ambos os mercados e nas estratégias de mitigação adotadas, apresentando assim indícios de que a realidade automobilística brasileira não pode ser considerada como uma continuação da realidade européia, merecendo assim estudos próprios.

Resumo
[en] While the discussion of product variety has advanced into assessing the impacts of complexity induced into the manufacturing system, little is known how the management of this variety differs between emerging and established markets. This dissertation aims to address this gap by comparing the product variety offered in the Brazilian and European automotive industries, as well as the respective strategies used by the vehicle manufacturers to mitigate the negative effects of product variety. The exploratory analysis uses secondary data collected in the literature and in automotive manufacturers and primary data collected in interviews with managers of these manufacturers. The overall sample of vehicles considered in the analysis represent 62% and 95% of the European and Brazilian markets, respectively. In spite of the similarities that are present in both markets, the research results point to significant differences in the variety offered in both markets, as well as in the mitigation strategies adopted, what gives us material to believe that the Brazilian automotive reality can not be considered as a continuation of the European reality, deserving specific studies for Brazil.

Orientador(es)
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Coorientador(es)
SILVIO HAMACHER

Banca
SILVIO HAMACHER

Banca
PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
ADRIANO PROENCA

Catalogação
2006-08-28

Apresentação
2006-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8901@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8901@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8901


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