Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ADOÇÃO DO SERVIÇO DE MENSAGENS DE TEXTO (SMS) PELOS USUÁRIOS DE TELEFONIA MÓVEL: UMA PROPOSTA BASEADA NO MODELO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA

Título
[en] SMS ADOPTION BY MOBILE USERS: A PROPOSAL BASED ON THE TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODEL

Autor
[pt] JESSICA MATTOSO DA FONSECA

Vocabulário
[pt] MODELO DE ACEITACAO DA TECNOLOGIA TAM

Vocabulário
[pt] SERVICOS DE VALOR AGREGADO

Vocabulário
[pt] SERVICO DE MENSAGEM DE TEXTO

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODEL TAM

Vocabulário
[en] VALUE ADDED SERVICE

Vocabulário
[en] SHORT MESSAGE SERVICE

Resumo
[pt] As operadoras celulares estão vivendo um momento no qual a comunicação por voz praticamente já chegou ao seu ápice e os serviços de valor agregado estão se tornando peças fundamentais para o sucesso de uma empresa móvel. O Serviço de Mensagem de Texto (SMS) é o serviço de valor agregado mais difundido atualmente, sendo responsável por aproximadamente 80% da receita de dados da maioria das operadoras móveis no Brasil e no mundo. Esta dissertação busca compreender os motivadores que levam os usuários de celular a adotarem o Serviço de Mensagem de Texto. Para compreendê-los foi realizada uma análise baseada no Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM - Technology Acceptance Model) incluindo as variáveis qualidade do serviço percebida e custo percebido. A análise de dados foi feita por meio de análise multivariada utilizando o software estatístico SPSS 13.0, e o sistema de equações estruturais foi suportado pelo software AMOS 4.0. Constatou-se no modelo que, apesar das variáveis Facilidade Percebida, Qualidade do Serviço Percebida e Custo Percebido influenciarem a Atitude em Relação ao Uso; a Utilidade Percebida é o constructo mais relevante na determinação da Atitude em Relação ao Uso e da Intenção de Uso, e que a Intenção de Uso é fundamental para o constructo Uso Real.

Resumo
[en] Mobile operators have been challenged since voice communication reached its peak and value added services became crucial for success. SMS is the most adopted value added service and responds for 80% of mobile data revenues in Brazil and in the world. This essay tries to understand customer`s motivation for adopting SMS service. An extended version of TAM - Technology Acceptance Model that includes the Perceived Quality Service and the Perceived Cost variables was analyzed in order to understand these factors. The software SPSS 13.0 helped to perform a multivariate data analysis and the structured equations were supported by the software AMOS 4.0. The analysis of results provides the following conclusions: Perceived Ease of Use, Perceived Service Quality and Perceived Cost influence the Attitude toward Using; Perceived Usefulness is the most relevant construct to determine the Attitude toward Using and the Behavioral Intention to Use; Behavioral Intention to Use is key driver to the construct Actual Use.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2006-08-21

Apresentação
2006-04-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8858@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8858@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8858


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