Título
[pt] O BRINCAR E A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
Título
[en] THE PLAY AND LANGUAGE ACQUISITION IN THE CLINICAL SPEECH THERAPY
Autor
[pt] TACIANA MARIA DE VASCONCELOS BRISSANT
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] BRINCADEIRA
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] FONOAUDIOLOGIA
Vocabulário
[en] CHILD
Vocabulário
[en] PLAY
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] SPEECH THERAPY
Resumo
[pt] A proposta deste trabalho é lançar sobre a clínica
fonoaudiólogica, novas perspectiva de se trabalhar a
linguagem da criança com o brincar, respaldada nos
estudos de teóricos da Psicologia, da Psicanálise e da
Fonoaudiologia e fundamentada nos estudos de De Lemos sobre
aquisição da linguagem e de estruturação do sujeito. O
interesse pelo tema surgiu através do encantamento
pela utilização do brincar em minha prática clínica,
observando a relação direta com a evolução dos casos
atendidos. Para tanto, tomamos como base um estudo
de caso de uma criança com atraso de linguagem, cujas
produções lingüísticas foram registradas e analisadas.
Constatou-se através da análise deste caso, que o
brincar ocupa um lugar significativo no processo de
aquisição da linguagem e que a perspectiva teórica adotada
possibilita estudar as particularidades da fala da
criança na sua relação com a língua e com o outro. Sugere-
se que novas investigações sejam realizadas tanto em
fonoaudiologia, quanto em aquisição da linguagem, com o
intuito de aprofundar os conhecimentos referentes ao
processo de aquisição da linguagem da criança, valorizando
as conquistas e a singularidade de cada sujeito.
Resumo
[en] This work aims at giving the Speech therapy clinic new
perspectives of working the language of the child with
games, based on the studies and theories from the
Psychology, Psychoanalysis and the Speech-language and
Hearing Science as well as on the studies of De Lemos
concerning language acquisition and the self
formation. The interest for the subject arose through the
use of games in my practical clinic, observing its close
relationship with the evolution of some cases. A
study of case of a child with language delay, whose
linguistic productions had been registered and analyzed,
was thus taken as base to this research. It was clear
through the analysis of this case that games have a
significant place in the process of acquisition of the
language. We also came across with the fact that the
theoretical perspective used makes it possible to study the
singularities of speech of the child in its relation with
the language and the other. It is important to affirm
and suggest that the researches continue happening so that
we can learn more about language acquisition in order to
deepen the knowledge about this process, taking into
consideration the person´s differences and singularities.
Orientador(es)
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Banca
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Banca
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA
Banca
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Catalogação
2006-08-06
Apresentação
2006-03-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF