Título
[en] TECHNE AND INSPIRATION ON PLATONIC ION
Título
[pt] TÉCHNE E INSPIRAÇÃO NO ÍON PLATÔNICO
Autor
[pt] KRISHNAMURTI JARESKI
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA
Vocabulário
[pt] RAPSODIA
Vocabulário
[pt] INSPIRACAO POETICA
Vocabulário
[pt] ION
Vocabulário
[pt] POESIA
Vocabulário
[pt] DIALOGO
Vocabulário
[en] PHILOSOPHY
Vocabulário
[en] RHAPSODY
Vocabulário
[en] POETICAL INSPIRATION
Vocabulário
[en] ION
Vocabulário
[en] POETRY
Vocabulário
[en] DIALOGUE
Resumo
[pt] A presente dissertação de mestrado tem como tema de
investigação duas
noções centrais que fundamentam a discussão sobre a poesia
e a rapsódia
exposta por Platão no seu diálogo de juventude, o Íon: o
conceito de téchne,
padrão comparativo de que se serve o filósofo para
demonstrar que não é por
uma arte/habilidade que o poeta e o rapsodo se revelam
capazes de falar sobre
múltiplos assuntos, e o conceito de inspiração poética
que, ao sustentar a
possibilidade de uma ligação direta com as Musas capaz de
anular
temporariamente as faculdades racionais do homem, rompe
parcialmente com as
tradicionais concepções de poesia da época. Do
entrelaçamento dessas duas
noções emergem traços de um redirecionamento da atividade
rapsódica e de uma
nova compreensão da poesia, cuja presença, nos diálogos
posteriores, atesta sua
natureza programática e aponta para o surgimento da
Filosofia.
Resumo
[en] The present Master s dissertation has two central concepts
as object of
investigation that support a discussion about the poetry
and rhapsody exposed by
Plato in his early dialogue, Ion: the concept of techne, a
pattern of comparison
which the philosopher uses to demonstrate that it is not
through art/ability that
the poet and the rhapsodist turn out to be capable of
talking about different
subjects; and the concept of poetical inspiration, which
disrupts in part the
traditional concepts of poetry at the time, as it sustains
the possibility of straight
connection with the Muses, a possibility which can stop
man´s rational faculties
temporarily. From the intertwine of these two ideas,
traits emerge concerning the
redirection of the rhapsodic activity and the new
understanding about poetry,
whose presence in his following dialogues attests its
programmatic nature and
points to the origin of Philosophy.
Orientador(es)
IRLEY FERNANDES FRANCO
Banca
JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS
Banca
IRLEY FERNANDES FRANCO
Banca
MARCUS REIS PINHEIRO
Catalogação
2006-07-31
Apresentação
2006-03-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8754@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8754@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8754
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF