Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE CELULOSE DE FIBRA CURTA DE MERCADO: ESTUDO DE CASO DA ARACRUZ CELULOSE

Título
[en] STRATEGIC ALLIANCES IN THE SHORT FIBER MARKET PULP: CASE STUDY OF ARACRUZ CELULOSE

Autor
[pt] JORGE KALACHE FILHO

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] ARACRUZ

Vocabulário
[pt] CELULOSE

Vocabulário
[pt] REDES ESTRATEGICAS

Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] ARACRUZ

Vocabulário
[en] PULP

Vocabulário
[en] STRATEGIC NETWORKS

Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES

Resumo
[pt] A indústria mundial de celulose e papel vem passando por um processo de reestruturação, envolvendo fusões e aquisições, motivado pela intensificação da concorrência que leva à necessidade de escalas de produção cada vez mais elevadas. Nesse cenário, é importante a mobilização, pelas empresas de um grande volume de recursos financeiros e a aquisição de novas competências gerenciais. O Brasil apresenta ótimos indicadores de competitividade na produção de celulose em virtude, principalmente, das condições de solo, clima e tecnologia florestal. No entanto, as empresas brasileiras enfrentam o desafio de lidar com empresas líderes globais do setor de papel, de porte bastante superior. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando a questão das implicações estratégicas sobre seu desempenho. O estudo teve como foco a Aracruz Celulose, empresa líder mundial na produção de celulose de fibra curta de mercado, e que tem estabelecido importantes alianças estratégicas visando a sustentar sua vantagem competitiva. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e de levantamento de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado, além de entrevistas complementares, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e a análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genérico-integrativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados obtidos evidenciaram que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das alianças, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica da empresa.

Resumo
[en] The world pulp and paper industry has been going through continuos restructuring process, involving mergers and acquisitions as a consequence of intense competition, which requires large-scale production. In this situation it is important for companies to mobilize huge amounts of financial resources and to acquire new managerial skills. Brazil is a major competitor in pulp production due, mainly, to its soil, climate and forest technology. Besides, the Brazilian pulp and paper companies are facing the challenge to dealing with highly productive world leading paper companies. This study aims to contribute to research into strategic management of firms involved in alliances, focusing on the strategic implications of their performance. The work focuses on Aracruz Celulose, the world leader company in the production of short fiber market pulp, which has built up important strategic alliances with the aim of reinforcing its competitiveness. Documental/telematic investigations as well as a survey and indepth interviews were used to collect data with the help of case study methodology and the triangulation of methods strategy. The theoretical framework for data interpretation and analysis was based on literature about the topic, with the support Macedo-Soares s systemic and integrative model in its traditional and relational versions. The research findings indicate that the relational view, which takes into account strategic implications of alliances, adds value to the traditional analysis, contributing new insights to company s strategic decision-making.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
DEBORAH MORAES ZOUAIN

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Catalogação
2006-07-26

Apresentação
2006-05-10

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8736@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8736@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8736


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