Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ANALYSIS OF THE COMPETITIVE STRATEGIES OF THE BRAZILIAN COFFEE INDUSTRY, BASED ON PORTER`S TYPOLOGY

Título
[pt] ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DO CAFÉ, BASEADA NA TIPOLOGIA DE PORTER

Autor
[pt] DANIELA VIEIRA CANCELLA

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] TIPOLOGIA DE PORTER

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA BRASILEIRA DO CAFE

Vocabulário
[pt] GRUPO ESTRATEGICO

Vocabulário
[pt] ANALISE DE DESEMPENHO

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] BRAZILIAN COFFEE INDUSTRY

Vocabulário
[en] STRATEGIC GROUP

Vocabulário
[en] PERFORMANCE EVALUATION

Resumo
[pt] O presente trabalho teve como objetivo o estudo da indústria brasileira do café, relacionado ao seu posicionamento estratégico competitivo nos períodos antes e após a desregulamentação do mercado, e a identificação dos desempenhos obtidos na busca de uma vantagem competitiva no atual cenário. Utilizando os dados de questionário respondido por um especialista do mercado e consultas a dados secundários, foi obtido suporte para análise do comportamento estratégico e do desempenho das empresas, tendo como base a tipologia de Porter, com uma amostra de 22 empresas associadas a ABIC, Associação Brasileira da Industria do Café . Os resultados obtidos mostram que as empresas ainda estão adaptando-se ao novo cenário e buscando um posicionamento estratégico, e sugerem que as empresas com melhor desempenho são aquelas que buscam uma vantagem competitiva, através da diferenciação e redução dos custos. Estes resultados mostram ainda que as empresas que buscam a estratégia de enfoque, conforme a tipologia de Porter, ainda não foram identificadas neste novo cenário de desregulamentação do mercado.

Resumo
[en] The aim of this work was the study of the Brazilian coffee industry, concerning its competitive and strategic positioning before and after the market deregulation, and the performances analysis achieved in the search of a competitive advantage at the present scenery. Using the data of the form answered by a specialist in this market and also consultations of secondary data, we obtained a result for the analysis of the strategic behavior and performance of the companies, using as a basis Porter`s typology, for the creation of strategic groups, using as a sample 22 companies members of ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café. The results achieved show that the companies are still adapting themselves to the new scenery and looking for a strategic positioning and suggest that the companies with better performance are those which look for competitive advantage, through the differentiation and costs reduction. These results show yet that the companies which look for a focused strategy, according to Porter`s typology, were not yet identified in this new scenery of market deregulation.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2006-05-22

Apresentação
2006-03-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8348@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8348@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8348


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF