Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE COMO UM DIFERENCIAL NA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE COSMÉTICOS - NATURA

Título
[en] THE SUSTAINABLE USE OF BIODIVERSITY AS A DIFFERENTIATION FACTOR IN THE INTERNATIONALIZATION STRATEGY OF A BRAZILIAN COMPANY: CASE STUDY IN THE COSMETIC SECTOR - NATURA

Autor
[pt] PATRICIA HERMOGENES GOMES

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO

Vocabulário
[pt] BIODIVERSIDADE

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] INTERNATIONALIZATION

Vocabulário
[en] BIODIVERSITY

Resumo
[pt] A humanidade está testemunhando e experimentando os efeitos da degradação do ambiente natural, em escala e escopo sem precedentes na sua história, o que vem provocando crescente inquietação com a qualidade e o futuro do meio-ambiente diante da perda da biodiversidade e da transformação irrecuperável de ambientes naturais. A pesquisa analisa a estratégia de internacionalização e o uso sustentável da biodiversidade como um diferencial adotado nesse processo por uma empresa brasileira - a Natura - que vem crescendo e tendo destaque internacional além de ser reconhecida pela sua responsabilidade social e ambiental. A interpretação dos dados foi feita com base no referencial teórico, fundamentado na revisão de literatura, utilizando o modelo Genérico Integrativo (GI) de Macedo-Soares (2000). Foi adotada, para a análise do estudo de caso, a estratégia de triangulação de métodos, portanto as informações foram coletadas por meio de investigação documental, de levantamento de percepções por meio de entrevistas com formulário estruturado e de levantamento complementar por meio de entrevistas com roteiro guiado. Por meio dos resultados obtidos evidenciamos que a empresa, ao contrário da maioria, não adota alianças em seu processo de internacionalização. A Natura acredita quem tem mais a perder com uma parceria mal realizada do que fazendo investimento próprio em novos países. Outra evidência importante está no fato de que, embora a empresa possua como estratégia de negócio bem sucedida no Brasil a venda direta, durante seu processo de internacionalização para a Europa precisou repensar essa estratégia empresarial para ter sucesso naquele mercado. Isso foi feito, porque a Europa é, sem dúvida, um excelente mercado consumidor para empresas preocupadas com o uso sustentável da biodiversidade.

Resumo
[en] The mankind is witnessing and suffering the consequences of the environment degradation, in scale and scope never seen in history. However, there is a growing concern regarding the quality and the future of the environment due to the loss of biodiversity and the definitive changes in Nature. The present research analyzes the strategy of internationalization and sustainable use of biodiversity as a competitive advantage of a Brazilian company, Natura, which has sustained a steady growth pace. Natura is well recognized also for its corporate social and environmental responsibility. The data interpretation found in this study was based on the theoretical references from the literature review, using Macedo-Soares` (2000) systemic and integrative model for strategic assessment. Following that, a strategic triangulation of methods was adopted in order to analyze the case study. The information was collected by documental investigation, perception with surveys and complementary data with guided interviews. Through the results obtained we concluded that the company, as opposed to many other companies, does not adopt alliances in the internalization process. Natura believes that the company has more to risk by choosing a bad partner than using its own capital to start business in other countries. Another important point is that although the company is very well succeeded in Brazil with direct sales, a new strategy had to be implemented in Europe to succeed in the European market. Without any doubt Europe is an excellent market for companies oriented towards sustained used of biodiversity.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
IRENE RAGUENET TROCCOLI

Catalogação
2006-05-10

Apresentação
2006-03-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8267@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8267@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8267


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF