Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MODELO PARA SIMULAÇÃO DA OPERAÇÃO DE CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUE EM UMA BASE DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS

Título
[en] SIMULATION MODEL OF THE OPERATION OF TANK TRUCK LOADING AT AN AUTOMOTIVE FUELS DISTRIBUTION PLANT

Autor
[pt] CARLOS MALIGO

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] COMBUSTIVEL

Vocabulário
[pt] DISTRIBUICAO

Vocabulário
[pt] SIMULACAO

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] FUEL

Vocabulário
[en] DISTRIBUTION

Vocabulário
[en] SIMULATION

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo estudar a influência da compartimentação dos caminhões-tanque na operação das bases de distribuição de combustíveis automotivos, operação esta que está inserida na cadeia de suprimentos destes produtos. O trabalho parte da constatação da tendência de modificação da compartimentação atualmente predominante, e avalia o impacto desta modificação naquele elo da cadeia logística de distribuição de combustíveis automotivos. Este trabalho pretende fornecer uma base para futuros estudos que, seguindo o moderno conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, avaliem os trade-offs presentes nesta operação, visando minimizar os custos desta atividade. O cenário e a prática atual da indústria são relatados no início do trabalho. Em seguida é apresentada uma revisão bibliográfica referente às principais bases teóricas nas quais o estudo está apoiado. Na seqüência, é apresentado um modelo e um estudo de simulação focando a influência da compartimentação na operação das bases. Na parte final são apresentados os resultados do estudo de simulação para os diversos cenários considerados. São apresentados também comentários sobre o potencial da técnica de simulação, e deste modelo em particular, para a análise de outros cenários, assim como sugestões de outros estudos relacionados ao assunto.

Resumo
[en] This dissertation studies the effects of compartmentalization of tank trucks on the operation of automotive fuels distribution plants. The operation is part of the supply chain of such fuels. This work looks at the current trend of compartment modification and assesses the impact of this modification in that portion of the distribution chain. The present work is intended as a basis for future studies aimed at evaluating the trade-offs that exist in this type of operation in order to allow for cost reductions. The initial part of this dissertation examines current practices in the industry. Next, the work reviews the bibliography containing the main theoretical principles which frame this study. This is followed by a model and a simulation study focusing on how compartmentalization impacts distribution plant operations. The final part presents the results of the simulation study applied to the different scenarios proposed. This work also offers comments on the potential use of the simulation study technique - and, in particular, the model herein - in analyses of alternative scenarios, as well as suggestions of other studies related to this topic.

Orientador(es)
ROBERTO CINTRA MARTINS

Banca
ROBERTO CINTRA MARTINS

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
FERNANDO YASSUO CHIYOSHI

Catalogação
2006-03-10

Apresentação
2005-08-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7890@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7890@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7890


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES PDF