Título
[en] INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE
Título
[pt] RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ECONOMIA DE COMUNHÃO: O CASO FEMAQ
Autor
[pt] RENATA GEORGIA MOTTA KURTZ
Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Vocabulário
[pt] ECONOMIA DE COMUNHAO
Vocabulário
[pt] GESTAO DE PESSOAS
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE
Vocabulário
[en] INTERPERSONAL RELATIONSHIP
Vocabulário
[en] ECONOMY OF COMMUNION
Vocabulário
[en] HUMAN RESOURCE MANAGEMENT
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL LEARNING
Resumo
[pt] O contexto empresarial atual, composto por mudanças e
desafios cada vez
mais velozes, leva as empresas a adaptar suas atividades
às exigências impostas
pelo mercado. O mais difícil, e ao mesmo tempo, a questão
central da
aprendizagem, é não limitar a mudança organizacional a uma
visão estritamente
instrumental das pessoas no trabalho. A aprendizagem, além
de propiciar as
adaptações necessárias no cotidiano, propicia também a
mudança transformadora
nas organizações, ampliando sua capacidade criativa e
inovadora. A pedagogia, a
psicologia e a biologia do conhecimento consideram os
relacionamentos
interpessoais como importantes partícipes do processo de
aprendizagem. Os
estudos sobre empresas do projeto de Economia de Comunhão,
apontam que as
formas como são conduzidos os relacionamentos
interpessoais e
interorganizacionais constituem um de seus diferenciais
competitivos. Esta
pesquisa estuda a qualidade dos relacionamentos
interpessoais envolvidos em uma
organização empresarial de Economia de Comunhão, buscando
compreender de
que forma eles facilitam ou dificultam os processos de
aprendizagem
organizacional. Sua conclusão confirma que a qualidade dos
relacionamentos
interpessoais favorece a aprendizagem de tarefas e
comportamentos na empresa
estudada.
Resumo
[en] The current entrepreneurial context, made up of ever
quicker changes and
challenges, leads companies to adapt their activities to
the requirements imposed
by the market. The most difficult, and at the same time
the main point of learning,
is not to limit the organizational changes to a strictly
instrumental view of people
at work. Learning, besides propitiating the necessary
adaptations to the daily life,
also propitiates a transforming change in the
organizations, extending their
creativity and innovative capacity. In the areas of
Pedagogy, Psychology and
Cognitive Biology, the interpersonal relationships are
considered important
participants in the learning process. The studies on
companies from the
Communion Economy project show that the way the
interpersonal and
interorganizational relationships are led make up one of
their distinctive
competitive features. In this research, the quality of the
interpersonal
relationships in an Communion Economy enterprise
organization are studied,
attempting to understand how they might ease or hamper the
processes of
organizational learning. Its conclusion confirms that the
quality of the
interpersonal relationships favors the learning of tasks
and behaviors in the
company which was the subject of the study.
Orientador(es)
SERGIO PROENCA LEITAO
Banca
SERGIO PROENCA LEITAO
Banca
ROBERTO CINTRA MARTINS
Banca
DEBORAH MORAES ZOUAIN
Catalogação
2006-01-09
Apresentação
2005-08-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7660
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF