Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A HISTORICAL RETROSPECTIVE ON DIDACTICS AND THE EDUCATOR

Título
[pt] RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA E O EDUCADOR

Autor
[pt] MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] PROFESSORES E ALUNOS

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] TEACHES-STUDENT RELATIONSHIPS

Resumo
[pt] O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a retrospectiva histórica da Didática e sua contribuição na formação do educador. Ele tece algumas considerações de sua evolução desde o século XVII com Comenius e sua "Didática Magna", chegando aos jesuítas com o seu famoso plano de educação "Ratio Studiorum", adaptando-o à realidade local, chegando-se ao Império e à Primeira República, onde a Igreja continuava, basicamente, com o controle das instituições de ensino com a função de reprodução da ideologia da classe dominante. Após a 1ª Guerra mundial refletiram-se, no Brasil, as novas condições mundiais de vida política e econômica, determinando uma reorientação dos processos educacionais e, conseqüentemente, a Didática sofreu essas influências e vem sofrendo até os nossos dias. Percebe-se que, para ensinar neste novo milênio, serão exigidas mais intensamente mudanças paradigmáticas e concepções pedagógicas. É importante levar em consideração que o contexto de transformação da sociedade não é apenas a sala de aula e a escola, encontra-se além muros das instituições de ensino. Entretanto articular o trabalho em sala de aula com a transformação social é fundamental para eliciar o processo de renovação da educação.

Resumo
[en] This paper sets out to reflect on the historical retrospective of Didactics and its contribution in the training of the educator. It draws together some considerations on how it has evolved from the 17th century with Comenius and his "Didactica Magna", through the Jesuits with their famous education plan "Ratio Studiorum", and how it was adapted to local reality, and from there to the Empire and the First Republic, at which time the Church continued, basically, with the control of educational institutions the function of which was to reproduce the ideology of the ruling class. After the 1st World War, the new world conditions of political and economic life were reflected in Brazil, which determined a reorientation of the educational processes and, consequently, Didactics fell under these influences and has had to cope with them up to the present day. It is perceived that, in order to teach in the new millennium, paradigmatic changes and pedagogical conceptions will be more intensely required. It is important to take into consideration that the context of transforming society is not only the classroom and the school but is to be found beyond the walls of educational institutions. Therefore to link work in the classroom with social transformation is fundamental to inducing the process of renovation in education.

Catalogação
2005-11-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF