Título
[en] A HISTORICAL RETROSPECTIVE ON DIDACTICS AND THE EDUCATOR
Título
[pt] RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA E O EDUCADOR
Autor
[pt] MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] PROFESSORES E ALUNOS
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] TEACHES-STUDENT RELATIONSHIPS
Resumo
[pt] O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a
retrospectiva histórica da Didática e sua contribuição na
formação do educador. Ele tece algumas considerações
de sua evolução desde o século XVII com Comenius e
sua "Didática Magna", chegando aos jesuítas com o seu
famoso plano de educação "Ratio Studiorum", adaptando-o à
realidade local, chegando-se ao Império e à Primeira
República, onde a Igreja continuava, basicamente, com o
controle das instituições de ensino com a função de
reprodução da ideologia da classe dominante. Após a 1ª
Guerra mundial refletiram-se, no Brasil, as novas condições
mundiais de vida política e econômica, determinando uma
reorientação dos processos educacionais e,
conseqüentemente, a Didática sofreu essas influências
e vem sofrendo até os nossos dias. Percebe-se que, para
ensinar neste novo milênio, serão exigidas mais
intensamente mudanças paradigmáticas e concepções
pedagógicas. É importante levar em consideração que o
contexto de transformação da sociedade não é apenas a sala
de aula e a escola, encontra-se além muros das instituições
de ensino. Entretanto articular o trabalho em
sala de aula com a transformação social é fundamental para
eliciar o processo de renovação da educação.
Resumo
[en] This paper sets out to reflect on the historical
retrospective of Didactics and its contribution in the
training of the educator. It draws together some
considerations on how it has evolved from the 17th century
with Comenius and his "Didactica Magna", through the
Jesuits with their famous education plan "Ratio Studiorum",
and how it was adapted to local reality, and from there
to the Empire and the First Republic, at which time the
Church continued, basically, with the control of
educational institutions the function of which was
to reproduce the ideology of the ruling class. After the
1st World War, the new world conditions of political and
economic life were reflected in Brazil, which
determined a reorientation of the educational processes
and, consequently, Didactics fell under these influences
and has had to cope with them up to the present day. It is
perceived that, in order to teach in the new millennium,
paradigmatic changes and pedagogical conceptions will be
more intensely required. It is important to take into
consideration that the context of transforming
society is not only the classroom and the school but is to
be found beyond the walls of educational institutions.
Therefore to link work in the classroom with
social transformation is fundamental to inducing the
process of renovation in education.
Catalogação
2005-11-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF