Título
[pt] APROXIMAÇÃO ENTRE PRÁTICAS FONOAUDIOLOGIAE PEDAGOGIA
Autor
[pt] ELBA ALCANTARA MANZI
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA
Vocabulário
[pt] FONOAUDIOLOGIA
Resumo
[pt] Este trabalho toma como foco de interesse investigar a
aproximação entre práticas fonoaudiológicas e pedagógicas,
desenvolvidas por esses profissionais (fonoaudiólogos e
professores) junto a crianças que freqüentam ensino regular
(séries iniciais) e que apresentam problemas de leitura /
escrita, discutindo a articulação dessas duas funções.
Consulta a literatura relativa ao assunto e depoimentos de
alguns profissionais dessas duas áreas. Ressalta que os
problemas de leitura / escrita, através dos tempos,
mobilizam (mobilizaram) profissionais de áreas diversas.
Comenta sobre a origem da Fonoaudiologia no Brasil
considerando que sua constituição como disciplina deu-se a
partir do intercâmbio com outras áreas do conhecimento,
particularmente a Pedagogia. Não pretende indicar soluções,
mas propõe uma reflexão, junto com você, leitor, sobre
algumas implicações de uma inter-relação, Fonoaudiologia /
Pedagogia, para a clínica e a escola.
Catalogação
2005-11-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7546@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF