Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DIVERSIDADE X ESCOLA UM PROBLEMA QUE NÃO SE RECONHECE COMO TAL

Título
[en] DIVERSITY V SCHOOL A PROBLEM WHICH IS NOT RECOGNIZED AS SUCH

Autor
[pt] WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI

Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA

Vocabulário
[en] SPECIAL EDUCATION

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] INCLUDING EDUCATION

Resumo
[pt] Ao longo das últimas décadas, vêm se produzindo mudanças na educação das pessoas com necessidades especiais, que, em muitos países, levaram a soluções objetivas, facilitando o acesso e permanência desse grupo na escola. No Brasil, essa questão vem sendo tratada de maneira pouco incisiva, transferindo a responsabilidade da intervenção para Educação Especial. Constata-se que, socialmente, há uma espécie de medo de tudo aquilo que é diferente. Possivelmente, por esse motivo, existe uma tendência para buscar grupos homogêneos e, como conseqüência dessa constatação, resulta a afirmação de que trabalhar com a diversidade exige repensar o modelo de escola que adotamos. Ela deverá portar-se diferentemente, diante de posições e teorias pedagógicas que cultivam idéias monolíticas, lineares e conservadoras sobre como educar a diversidade e para que fazê-lo. Nessa ótica, encarar a diversidade como um coletivo fechado cria impedimentos para as mudanças pretendidas pela inclusão, paradigma que define a tendência principal da política educacional vigente no Brasil. A utilização de orientações mais plurais facilitariam o aproveitamento da riqueza de cada subjetividade, no entanto, isso não é feito, e daí surge o grande dilema para o sistema educacional. Esse dilema é expresso pela dicotomía entre os dois sistemas (Educação Regular e Especial), ao mesmo tempo que se constitui um dos obstáculos para que a sociedade inclusiva seja, realmente, implantada. Ajudariam, nesse propósito, novas formas de apoio, de administração, de flexibilização, de estrutura curricular, organizativa e de formação dos professores, elementos vitais para a definição da qualidade da proposta pedagógica. Essas dificuldades alimentam o desafio da escola, que é conseguir que todos os alunos se qualifiquem e adquiram uma formação cultural e técnico-profissional condizente com seu potencial.

Resumo
[en] Throughout recent decades, changes have been taking place in the education of people with special needs, which, in many countries, have led to objective solutions, which have eased the access to and full-time attendance at school of this group. In Brazil, this question has been dealt with in a scarcely incisive way, by transferring the responsibility for intervention to Special Education. It has been shown that, socially, there is a kind of fear of all that is different. Possibly, for this reason, there is a tendency to seek homogeneous groups and, as a consequence of this fact, the assertion results that working with diversity demands re-thinking the school model we adopt. It should be regarded differently, and should face up to pedagogic positions and theories that cultivate monolithic, linear and conservative ideas on how to educate for diversity and for whom to do so. From this point of view, to regard diversity as a closed collective creates obstacles for the changes intended by inclusion, a paradigm which defines the main tendency of current educational policy in Brazil. The utilization of more plural guidelines would facilitate taking advantage of the wealth of each subjectivity. However, this has not been done, and as a result a major dilemma for the educational system has arisen. This dilemma is expressed by the dichotomy between the two systems (Regular and Special Education), while at the same time forming one of the obstacles to an inclusive society being, in fact, implemented. For this purpose, new forms of support, administration, flexibility, curricular structure, organization and teacher training would all help, as they are vital elements for the definition of the quality of the pedagogical proposal. These difficulties feed the challenge for schools, which is to see to it that all the pupils get qualifications and acquire a cultural and technical-professional education matched to their potential.

Catalogação
2005-11-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF