Título
[pt] DIVERSIDADE X ESCOLA UM PROBLEMA QUE NÃO SE RECONHECE COMO TAL
Título
[en] DIVERSITY V SCHOOL A PROBLEM WHICH IS NOT RECOGNIZED AS SUCH
Autor
[pt] WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA
Vocabulário
[en] SPECIAL EDUCATION
Vocabulário
[en] SCHOOL
Vocabulário
[en] INCLUDING EDUCATION
Resumo
[pt] Ao longo das últimas décadas, vêm se produzindo mudanças na
educação das pessoas com necessidades especiais, que, em
muitos países, levaram a soluções objetivas, facilitando o
acesso e permanência desse grupo na escola. No Brasil, essa
questão vem sendo tratada de maneira pouco incisiva,
transferindo a responsabilidade da intervenção para
Educação Especial. Constata-se que, socialmente, há uma
espécie de medo de tudo aquilo que é diferente.
Possivelmente, por esse motivo, existe uma tendência para
buscar grupos homogêneos e, como conseqüência dessa
constatação, resulta a afirmação de que trabalhar com a
diversidade exige repensar o modelo de escola que adotamos.
Ela deverá portar-se diferentemente, diante de posições
e teorias pedagógicas que cultivam idéias monolíticas,
lineares e conservadoras sobre como educar a diversidade e
para que fazê-lo. Nessa ótica, encarar a diversidade como
um coletivo fechado cria impedimentos para as mudanças
pretendidas pela inclusão, paradigma que define a tendência
principal da política educacional vigente no Brasil. A
utilização de orientações mais plurais facilitariam o
aproveitamento da riqueza de cada subjetividade,
no entanto, isso não é feito, e daí surge o grande dilema
para o sistema educacional. Esse dilema é expresso pela
dicotomía entre os dois sistemas (Educação Regular e
Especial), ao mesmo tempo que se constitui um dos
obstáculos para que a sociedade inclusiva seja, realmente,
implantada. Ajudariam, nesse propósito, novas formas de
apoio, de administração, de flexibilização, de estrutura
curricular, organizativa e de formação dos professores,
elementos vitais para a definição da qualidade da proposta
pedagógica. Essas dificuldades alimentam o desafio da
escola, que é conseguir que todos os alunos se qualifiquem
e adquiram uma formação cultural e técnico-profissional
condizente com seu potencial.
Resumo
[en] Throughout recent decades, changes have been taking place
in the education of people with special needs, which, in
many countries, have led to objective solutions, which have
eased the access to and full-time attendance at school
of this group. In Brazil, this question has been dealt with
in a scarcely incisive way, by transferring the
responsibility for intervention to Special Education. It
has been shown that, socially, there is a kind of fear of
all that is different. Possibly, for this reason, there is
a tendency to seek homogeneous groups and, as a consequence
of this fact, the assertion results that working with
diversity demands re-thinking the school model we adopt. It
should be regarded differently, and should face up to
pedagogic positions and theories that cultivate
monolithic, linear and conservative ideas on how to educate
for diversity and for whom to do so. From this point of
view, to regard diversity as a closed collective creates
obstacles for the changes intended by inclusion, a paradigm
which defines the main tendency of current educational
policy in Brazil. The utilization of more plural guidelines
would facilitate taking advantage of the wealth of each
subjectivity. However, this has not been done, and as a
result a major dilemma for the educational system has
arisen. This dilemma is expressed by the dichotomy between
the two systems (Regular and Special Education), while at
the same time forming one of the obstacles to an inclusive
society being, in fact, implemented. For this purpose, new
forms of support, administration, flexibility, curricular
structure, organization and teacher training
would all help, as they are vital elements for the
definition of the quality of the pedagogical proposal.
These difficulties feed the challenge for schools, which
is to see to it that all the pupils get qualifications and
acquire a cultural and technical-professional education
matched to their potential.
Catalogação
2005-11-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF