Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O GLOBO E O PLANO REAL: COMO O JORNALISMO IMPRESSO FEZ A COMUNICAÇÃO ENTRE O GOVERNO E A POPULAÇÃO NO ESTABELECIMENTO DE UM NOVO PLANO ECONÔMICO

Autor
[pt] JOSÉ EDUARDO GIANNINI ESTEVES

Vocabulário
[pt] PLANO REAL

Vocabulário
[pt] PLANO ECONOMICO

Vocabulário
[pt] O GLOBO

Vocabulário
[pt] JORNALISMO IMPRESSO

Resumo
[pt] O objetivo desse trabalho é suprir a ausência de pesquisa relacionada a cobertura dos lançamentos do plano econômico, nesse caso o Plano Real. A pesquisa se apoiou em estudos de técnicas de pesquisa (Duarte, 2010), gêneros jornalísticos (Melo, 2010), no livro Saga Brasileira da Miriam Leitão (2014) e em uma entrevista semiestruturada com a responsável pela comunicação do plano real, Maria Clara do Prado. Para entender a cobertura, foi feito uma conceitualização do jornalismo econômico, uma cronologia dos planos econômicos desde a redemocratização e uma análise de conteúdo baseada nas edições do jornal O Globo no primeiro mês do plano. Desta forma, foi possível perceber que o periódico fez uma cobertura diversificada das características do plano, ao buscar tirar dúvidas e opinar além de noticiar diariamente as propostas do novo plano econômico e da nova moeda.

Orientador(es)
LILIAN SABACK DE SA MORAES

Catalogação
2025-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74516@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74516


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF