Título
[pt] A NOVA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA: DO SEGUNDO CADERNO AO TIK TOK
Autor
[pt] ANA BEATRIZ TONELLI LOPES
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] JORNALISMO CULTURAL
Vocabulário
[pt] SEGUNDO CADERNO
Vocabulário
[pt] CRITICA
Vocabulário
[pt] TIKTOK
Resumo
[pt] Esta pesquisa aborda as transformações enfrentadas pela crítica cinematográfica em meio a
crise do impresso e a consolidação das plataformas digitais como fonte de informação e
produção de conteúdos. Analisa-se como a crítica (Gomes, 2006), antes presente em veículos
tradicionais de comunicação, passou a ser produzida também por espectadores comuns em
plataformas como TikTok e Instagram. O objetivo deste trabalho é compreender o papel atual
da crítica de cinema comparando a crítica feita no Segundo Caderno do jornal O Globo com
aquela criada por perfis digitais, buscando identificar diferenças de abordagem, influência e
função. Como metodologia, utilizam-se entrevistas semiabertas com jornalistas e produtores
de conteúdo, além de revisão histórica e análise das práticas críticas contemporâneas.
Orientador(es)
LILIAN SABACK DE SA MORAES
Catalogação
2025-12-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74506@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74506
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF