Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO SOBRE O USO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NO SETOR DE VAREJO SUPERMERCADISTA

Título
[en] MULTIPLE CASE STUDIES ABOUT THE STRATEGIC ROLE OF CRM IN THE SUPERMARKET RETAIL SECTOR

Autor
[pt] JOANA MOTHÉ DE MELLO

Vocabulário
[pt] SUPERMERCADO

Vocabulário
[pt] RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Vocabulário
[pt] PAO DE ACUCAR

Vocabulário
[pt] CRM

Vocabulário
[pt] VAREJO

Vocabulário
[en] SUPERMARKET

Vocabulário
[en] CUSTOMER RELATIONSHIP

Vocabulário
[en] PAO DE ACUCAR

Vocabulário
[en] CRM

Vocabulário
[en] RETAIL

Resumo
[pt] Este trabalho investiga o uso de diferentes estratégias de CRM para gestão de relacionamento com clientes em empresas do setor de varejo supermercadista. O objetivo principal foi analisar como o CRM é fundamental para redes de supermercado entenderem seus usuários e a tomarem decisões estratégicas para o negócio. A pesquisa se baseou em um estudo de caso múltiplo do Walmart, Carrefour e Tesco, além do caso nacional do Pão de Açúcar, suportado por uma pesquisa quantitativa. Os resultados indicam que, embora a satisfação seja alta, a lealdade ainda é baixa, em especial entre os jovens, e a escolha do consumidor é primariamente guiada por preço e localização. Conclui-se que o CRM é uma ferramenta essencial para retenção e personalização da experiência de clientes.

Resumo
[en] This paper assesses the strategic role of CRM in managing customer relationships in the supermarket retail sector. The main goal was to analyze how CRM enables companies to understand their users and inform strategic decisions. The research employed a multiple case study methodology of Walmart, Carrefour, Tesco, and Pão de Açúcar, supplemented by a quantitative survey. The results highlight that while customer satisfaction in Pão de Açúcar is high, loyalty remains low, especially among younger consumers, and customer choices are primarily driven by pragmatic factors like price and location. The conclusion is that CRM s is an essential tool for retention and personalization of customer experience.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Catalogação
2025-12-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74488@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74488@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74488


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF