Título
[pt] CIDADANIA EM CONTAGEM REGRESSIVA: A TRANSIÇÃO PARA A MAIORIDADE DOS ADOLESCENTES ACOLHIDOS
Título
[en] CITIZENSHIP ON A COUNTDOWN: THE TRANSITION TO ADULTHOOD FOR INSTITUTIONALIZED ADOLESCENTS
Autor
[pt] JOANA ANGELICA BARBOSA GARCIA
Autor
[pt] ELISA CORREA DE AZEVEDO LIMA
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Vocabulário
[pt] DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL
Vocabulário
[pt] PROTECAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Vocabulário
[pt] MAIORIDADE
Vocabulário
[en] YOUTH
Vocabulário
[en] INSTITUCIONAL REMOVAL
Vocabulário
[en] SOCIAL PROTECTION
Vocabulário
[en] INSTITUTIONAL CARE
Vocabulário
[en] ADULTHOOD
Resumo
[pt] Este artigo trata dos limites e desafios da transição de adolescentes dos serviços
de acolhimento institucional em decorrência da maioridade. A pesquisa bibliográfica e documental, somada às observações do campo, revela que, ao completarem 18 anos e deixarem de ser alvo da proteção integral garantida pelo ECA,
esses jovens veem sua cidadania, que antes lhes era, de alguma forma, garantida,
em contagem regressiva; resta-lhes frágeis caminhos à frente. Conclui-se que
a lógica neoliberal e familista do Estado perpetua a institucionalização de filhos
de famílias negras e pobres. Enquanto isso, há uma lacuna significativa na oferta
de políticas públicas, afastando-os ainda mais da conquista de uma cidadania
plena. Sendo assim, evidencia-se a urgência da efetivação de uma preparação
gradual para promover a independência e autonomia desses adolescentes, que
enfrentam uma ruptura abrupta com a instituição.
Resumo
[en] This article addresses the challenges and limitations faced by adolescents transitioning out of institutional care due to reaching adulthood. Through bibliographic and
documentary research, combined with field observations, it is revealed that upon
turning 18 and no longer being under the comprehensive protection guaranteed by
the ECA, these young people experience a countdown to their citizenship, which was
once somewhat assured, now facing fragile paths ahead. The conclusion is that the
neoliberal and familist logic of the State perpetuates the institutionalization of children from Black and poor families. Meanwhile, there is a significant gap in the provision of public policies, further distancing them from achieving full citizenship. Therefore, the urgency of gradually preparing these adolescents to promote independence
and autonomy is highlighted, as they face an abrupt rupture from the institution.
Catalogação
2025-12-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74455@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74455@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF