Título
[pt] A POLÍTICA DO MOVIMENTO DE MULHERES DO NORTE E LESTE DA SÍRIA: PENSANDO AGÊNCIA ATRAVÉS DA JINEOLOJÎ
Título
[en] THE POLITICS OF THE WOMEN S MOVEMENT OF NORTH AND EAST SYRIA: THINKING AGENCY THROUGH JINEOLOJÎ
Autor
[pt] BRUNA DE FATIMA BRITO FERREIRA
Vocabulário
[pt] SUBJETIVACAO
Vocabulário
[pt] JINEOLOJI
Vocabulário
[pt] MULHER CURDA
Vocabulário
[pt] PODER
Vocabulário
[pt] AGENCIA
Vocabulário
[en] SUBJETIFICATION
Vocabulário
[en] JINEOLOJI
Vocabulário
[en] KURDISH WOMAN
Vocabulário
[en] POWER
Vocabulário
[en] AGENCY
Resumo
[pt] Historicamente, um conjunto de discursos totalizantes foram construídos
sobre as mulheres do mundo islâmico. Discursos que vão desde a noção de
mulheres oprimidas por questões culturais e normas religiosas, até as mais
recentes representações ocidentais de mulheres curdas como mulheres guerreiras,
lutando contra a organização terrorista que se autoproclamou Estado Islâmico. As
mulheres que começaram a aparecer na mídia internacional a partir de 2014
combatendo esse grupo terrorista compõem as Unidades de Proteção das Mulheres
(YPJ), organização armada formada apenas por mulheres, e que é parte da
Administração Autônoma Democrática do Norte e Leste da Síria, região que se
declarou autônoma em 2012 no contexto da Guerra Civil. Este trabalho, buscando
evitar essas representações dicotômicas das mulheres organizadas nessa região
autônoma – seja como vítimas oprimidas ou como sujeitos revolucionários –,
analisa como esse Movimento de Mulheres, do qual as YPJ fazem parte, tem
negociado suas formas de agência, e isso em relação às múltiplas e cambiantes
relações de poder nas quais está imbricado. Para desenvolver essa análise, centra-se nas discussões foucaultianas acerca dos processos de subjetivação e, nesse
contexto, dá especial atenção aos debates feministas sobre agência e resistência.
Fundamental nesse contexto é a desassociação entre agência e resistência,
defendida por Saba Mahmood, e, desse modo, a possibilidade de pensar as formas
de agência dessas mulheres para além da resistência às relações que as subordinam,
incluindo, então, os variados modos que essas mulheres habitam, experienciam e
incorporam os regimes de discurso/poder que as constituem enquanto sujeito. A
tese centra sua análise em práticas e discursos possibilitados pelo projeto político
denominado Jineolojî, ou Ciência da Mulher e/ou Ciência da Vida, em uma
tradução do curdo, em uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica com o
Movimento de Mulheres Curdas em diáspora na Europa.
Resumo
[en] Historically, a set of totalizing discourses has been constructed about women in the Islamic world. These discourses range from the notion of oppressed women due to cultural issues and religious norms, to more recent Western representations of Kurdish women as warriors, fighting against the terrorist organization that proclaimed itself the Islamic State. The women who began to appear in international media from 2014 onward, combating this terrorist group, are members of the Women s Protection Units (YPJ), an armed organization composed solely of women, which is part of the Democratic Autonomous Administration of North and East Syria, a region that declared autonomy in 2012 within the context of the Syrian Civil War. This work, seeking to avoid such dichotomous representations of women organized in this autonomous region – whether as oppressed victims or revolutionary subjects – analyzes how this Women s Movement, of which the YPJ is part, has negotiated its forms of agency in relation to the multiple and shifting power relations in which it is embedded. To develop this analysis, it draws on Foucauldian discussions concerning processes of subjectivation and, in this context, gives special attention to feminist debates on agency and resistance. Central to this framework is the dissociation between agency and resistance, as argued by Saba Mahmood, and thus the possibility of conceiving women s forms of agency beyond resistance to the relations that subordinate them– encompassing, therefore, the varied ways in which these women inhabit, experience, and embody the regimes of discourse/power that constitute them as subjects. The thesis grounds its analysis in the practices and discourses enabled by the political project known as Jineolojî, or Science of Women and/or Science of Life in a translation from Kurdish, through ethnographically inspired field research with the Kurdish Women s Movement in the diaspora in Europe.
Orientador(es)
PAULA ORRICO SANDRIN
Banca
PAULA ORRICO SANDRIN
Banca
PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS
Banca
MONIQUE SOCHACZEWSKI GOLDFELD
Banca
JAMES CASAS KLAUSEN
Banca
FLAVIA XAVIER MERLOTTI PANIZ
Catalogação
2025-12-02
Apresentação
2025-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74419@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74419@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74419
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