Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ASSESSING THE IMPACT OF ELECTRIFICATION ON DECARBONISATION OF THE ROAD TRANSPORTATION SEGMENT IN BRAZIL BY 2050

Título
[pt] AVALIANDO O IMPACTO DA ELETRIFICAÇÃO NA DESCARBONIZAÇÃO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL NO HORIZONTE DE 2050

Autor
[pt] HEINRICH GUSTAVE HERZOG

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] MODELAGEM DE CENARIOS PROSPECTIVOS

Vocabulário
[pt] REDUCAO DA EMISSAO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Vocabulário
[pt] ELETRIFICACAO

Vocabulário
[pt] ANALISE MORFOLOGICA

Vocabulário
[pt] DESCARBONIZACAO

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE RODOVIARIO

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] PROSPECTIVE SCENARIO MODELLING

Vocabulário
[en] GREENHOUSE GAS EMISSION REDUCTION

Vocabulário
[en] ELECTRIFICATION

Vocabulário
[en] MORPHOLOGICAL ANALYSIS

Vocabulário
[en] DECARBONIZATION

Vocabulário
[en] ROAD TRANSPORT

Resumo
[pt] A eletrificação da frota de veículos leves é uma estratégia essencial para mitigar as emissões de gases de efeito estufa no segmento de transporte rodoviário. Esta dissertação avalia o impacto potencial da eletrificação da frota de veículos leves no Brasil até 2050, empregando uma metodologia prospectiva para construir cenários alternativos de descarbonização, que combina abordagens de prospecção e previsão. A pesquisa tem dois principais objetivos: (i) estimar a potencial redução das emissões de gases de efeito estufa com a eletrificação da frota até 2050 no Brasil, em diferentes cenários de descarbonização, e (ii) analisar as barreiras à eletrificação da frota de veículos leves e respectivas implicações para os principais stakeholders. Os resultados indicam que a eletrificação tem potencial significativo para aumentar a descarbonização da frota de veículos leves do Brasil, com reduções estimadas de emissões de gases de efeito estufa variando de 7,0 por cento no cenário menos ambicioso a 25,7 por cento no cenário mais ambicioso até 2050. Este estudo conclui que a descarbonização da frota de veículos leves do Brasil exigirá uma abordagem coordenada e multiatores para superar esses desafios e implementar estratégias eficazes. Também recomenda pesquisas futuras e desenvolvimento de políticas voltadas para alcançar reduções significativas de emissões por meio da eletrificação da frota até 2050.

Resumo
[en] The electrification of the light vehicle fleet is a key strategy for mitigating greenhouse gas emissions from the road transportation segment. This dissertation assesses the potential impact of electrifying Brazil s light vehicle fleet by 2050, employing a prospective methodology to build alternative decarbonisation scenarios, combining foresight and forecasting approaches. The research has two main objectives: (i) to estimate the potential reduction in greenhouse gas emissions from fleet electrification by 2050 in Brazil across different decarbonisation scenarios, and (ii) to analyse the barriers to implementation in each scenario, along with their implications for key stakeholders. The findings indicate that electrification has significant potential to enhance the decarbonisation of Brazil s light vehicle fleet, with estimated greenhouse gas emission reductions ranging from 7.0 percent in the least ambitious scenario to 25.7 percent in the most ambitious scenario by 2050. This study concludes that decarbonising Brazil s light vehicle fleet will require a coordinated, multi-stakeholder approach to overcome these challenges and implement effective strategies. It also offers valuable insights for future research and policy development aimed at achieving significant emissions reductions through fleet electrification by 2050.

Orientador(es)
RODRIGO FLORA CALILI

Banca
SERGIO LEAL BRAGA

Banca
DANIEL RAMOS LOUZADA

Banca
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Banca
RODRIGO FLORA CALILI

Catalogação
2025-11-25

Apresentação
2024-10-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74319@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74319@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74319


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF