Título
[en] ASSESSING THE IMPACT OF ELECTRIFICATION ON DECARBONISATION OF THE ROAD TRANSPORTATION SEGMENT IN BRAZIL BY 2050
Título
[pt] AVALIANDO O IMPACTO DA ELETRIFICAÇÃO NA DESCARBONIZAÇÃO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL NO HORIZONTE DE 2050
Autor
[pt] HEINRICH GUSTAVE HERZOG
Vocabulário
[pt] BRASIL
Vocabulário
[pt] MODELAGEM DE CENARIOS PROSPECTIVOS
Vocabulário
[pt] REDUCAO DA EMISSAO DE GASES DE EFEITO ESTUFA
Vocabulário
[pt] ELETRIFICACAO
Vocabulário
[pt] ANALISE MORFOLOGICA
Vocabulário
[pt] DESCARBONIZACAO
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE RODOVIARIO
Vocabulário
[en] BRAZIL
Vocabulário
[en] PROSPECTIVE SCENARIO MODELLING
Vocabulário
[en] GREENHOUSE GAS EMISSION REDUCTION
Vocabulário
[en] ELECTRIFICATION
Vocabulário
[en] MORPHOLOGICAL ANALYSIS
Vocabulário
[en] DECARBONIZATION
Vocabulário
[en] ROAD TRANSPORT
Resumo
[pt] A eletrificação da frota de veículos leves é uma estratégia essencial para
mitigar as emissões de gases de efeito estufa no segmento de transporte rodoviário.
Esta dissertação avalia o impacto potencial da eletrificação da frota de veículos
leves no Brasil até 2050, empregando uma metodologia prospectiva para construir
cenários alternativos de descarbonização, que combina abordagens de prospecção
e previsão. A pesquisa tem dois principais objetivos: (i) estimar a potencial redução
das emissões de gases de efeito estufa com a eletrificação da frota até 2050 no
Brasil, em diferentes cenários de descarbonização, e (ii) analisar as barreiras à
eletrificação da frota de veículos leves e respectivas implicações para os principais
stakeholders. Os resultados indicam que a eletrificação tem potencial significativo
para aumentar a descarbonização da frota de veículos leves do Brasil, com reduções
estimadas de emissões de gases de efeito estufa variando de 7,0 por cento no cenário menos
ambicioso a 25,7 por cento no cenário mais ambicioso até 2050. Este estudo conclui que a
descarbonização da frota de veículos leves do Brasil exigirá uma abordagem
coordenada e multiatores para superar esses desafios e implementar estratégias
eficazes. Também recomenda pesquisas futuras e desenvolvimento de políticas
voltadas para alcançar reduções significativas de emissões por meio da eletrificação
da frota até 2050.
Resumo
[en] The electrification of the light vehicle fleet is a key strategy for mitigating
greenhouse gas emissions from the road transportation segment. This dissertation
assesses the potential impact of electrifying Brazil s light vehicle fleet by 2050,
employing a prospective methodology to build alternative decarbonisation
scenarios, combining foresight and forecasting approaches. The research has two
main objectives: (i) to estimate the potential reduction in greenhouse gas emissions
from fleet electrification by 2050 in Brazil across different decarbonisation
scenarios, and (ii) to analyse the barriers to implementation in each scenario, along
with their implications for key stakeholders. The findings indicate that
electrification has significant potential to enhance the decarbonisation of Brazil s
light vehicle fleet, with estimated greenhouse gas emission reductions ranging from
7.0 percent in the least ambitious scenario to 25.7 percent in the most ambitious scenario by
2050. This study concludes that decarbonising Brazil s light vehicle fleet will
require a coordinated, multi-stakeholder approach to overcome these challenges
and implement effective strategies. It also offers valuable insights for future
research and policy development aimed at achieving significant emissions
reductions through fleet electrification by 2050.
Orientador(es)
RODRIGO FLORA CALILI
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
DANIEL RAMOS LOUZADA
Banca
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
Banca
RODRIGO FLORA CALILI
Catalogação
2025-11-25
Apresentação
2024-10-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74319@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74319@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74319
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF