Título
[en] ANOMALY DETECTION IN MULTIVARIATE TIME SERIES OF HEAVY TRUCK US ING LSTM AUTOENCODER
Título
[pt] DETECÇÃO DE ANOMALIAS EM SÉRIES TEMPORAIS MULTIVARIADAS DE FROTAS DE CAMINHÕES PESADOS COM LSTM AUTOENCODER
Autor
[pt] CAMILLA CARVALHO ALVES
Vocabulário
[pt] SERIE TEMPORAL
Vocabulário
[pt] FROTA DE CAMINHOES
Vocabulário
[pt] LSTM AUTOENCODER
Vocabulário
[pt] DETECCAO DE ANOMALIAS
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO OPERACIONAL
Vocabulário
[en] TIME SERIE
Vocabulário
[en] HEAVY DUTY TRUCK
Vocabulário
[en] LSTM AUTOENCODER
Vocabulário
[en] ANOMALY DETECTION
Vocabulário
[en] OPERATIONAL PERFORMANCE
Resumo
[pt] A detecção de anomalias tem se consolidado como uma área estratégica de pesquisa, viabilizando o monitoramento proativo de comportamentos
atípicos. No contexto da gestão de frotas rodoviárias, essa prática pode gerar
ganhos significativos ao identificar desvios relacionados ao desempenho ambiental e operacional dos veículos. Contudo, métodos estatísticos tradicionais
apresentam limitações, sobretudo na detecção de anomalias que envolvem
dependências temporais. Neste trabalho, uma arquitetura Long Short-Term
Memory (LSTM) Autoencoder é utilizada para modelar o comportamento de
séries temporais compostas por variáveis operacionais e sensoriais de viagens
realizadas por caminhões pesados. Foram desenvolvidos modelos univariados,
considerando apenas a variável de emissão de NOx, e modelos multivariados,
que combinam múltiplos atributos para identificar diferentes possibilidades de
anomalia. O modelo é treinado para reconstruir sequências e identificar anomalias a partir do erro de reconstrução, permitindo detectar desvios associados
a falhas ou condições adversas. Os resultados mostraram que os modelos alcançaram boa capacidade de reconstrução das séries temporais, fundamental
para identificar padrões de normalidade e desvios. Também demonstraram
eficiência na detecção da simulação de falha no sensor inserida na base de
testes, alcançando 100 por cento de identificação das viagens ocorridas nesse cenário.
A comparação entre abordagens revelou que, enquanto o modelo univariado foi
mais sensível a variações específicas, o multivariado contextualizou melhor o
comportamento da frota e forneceu diagnósticos mais consistentes. Como contribuição para o setor de transportes, o estudo evidencia que o uso de técnicas
de aprendizado profundo pode apoiar um processo decisório mais assertivo,
promovendo maior eficiência operacional e ambiental.
Resumo
[en] Anomaly detection has consolidated itself as a strategic research area,
enabling proactive monitoring of atypical behaviors. In the context of road
f
leet management, this practice can deliver significant benefits by identifying
deviations related to the environmental and operational performance of ve
hicles. However, traditional statistical methods present limitations, especially
in detecting anomalies involving temporal dependencies. In this work, a Long
Short-Term Memory (LSTM) Autoencoder architecture is employed to model
the behavior of time series composed of operational and sensor variables from
trips carried out by heavy trucks. Univariate models were developed, consid
ering only the NOx emission variable, and multivariate models, which com
bine multiple attributes, to identify different types of anomalies. The model
is trained to reconstruct sequences and identify anomalies from the recon
struction error, allowing the detection of deviations associated with failures or
adverse conditions. The results showed that the models achieved good recon
struction capability of the time series, which is essential for identifying patterns
of normality and deviations. They also proved efficient in detecting the simu
lated sensor failure inserted into the test set, reaching 100 percent identification of the
trips occurring in this scenario. The comparison between approaches revealed
that, while the univariate model was more sensitive to specific variations, the
multivariate model better contextualized fleet behavior and provided more con
sistent diagnostics. As a contribution to the transportation sector, the study
highlights that the use of deep learning techniques can support more assertive
decision-making, promoting greater operational and environmental efficiency.
Orientador(es)
PAULO IVSON NETTO SANTOS
Banca
PAULO IVSON NETTO SANTOS
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO
Catalogação
2025-11-24
Apresentação
2025-09-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74266@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74266@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74266
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