Título
[pt] A COMPREENSÃO DE SENTENÇAS DE ALTO CUSTO POR ESCOLARES E SEU IMPACTO NA COMPREENSÃO LEITORA
Título
[en] THE COMPREHENSION OF HIGHLY COSTLY SENTENCES BY SCHOOLCHILDREN AND ITS IMPACT ON READING COMPREHENSION
Autor
[pt] SUZANA LEITE RODRIGUES
Vocabulário
[pt] COMPREENSAO LEITORA
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DE LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] COMPREENSAO ORAL
Vocabulário
[pt] SENTENCA DE ALTO CUSTO
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[en] READING COMPREHENSION
Vocabulário
[en] LANGUAGE DISORDER
Vocabulário
[en] LISTENING COMPREHENSION
Vocabulário
[en] COSTLY SENTENCE
Vocabulário
[en] DEVELOPMENT LANGUAGE DISORDER
Resumo
[pt] Este estudo avalia a compreensão de sentenças de alto custo em escolares
dos 3o e 4o anos do ensino fundamental, buscando identificar possíveis problemas
de linguagem, o que pode sinalizar TDL (Transtorno do Desenvolvimento da
Linguagem) ou TL (Transtorno da Linguagem) associados a outros transtornos. Na
primeira etapa, foram testadas 33 crianças por meio do módulo 1 (sintático) do
MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas), sendo
identificadas 10 crianças com dificuldades de leve a expressiva. Na segunda etapa,
a versão MABILIN Contexto foi criada com sentenças de mais alto custo do teste
padrão (passivas reversíveis, relativas ramificadas de objeto e encaixadas de objeto,
com imagens complexas, i.e. com ações reversíveis), inseridas em breves contextos
narrativos. Essa versão foi aplicada nas 10 crianças com dificuldades e em mais 24
crianças, que foram posteriormente testadas com o módulo 1 do MABILIN, no qual
8 apresentaram dificuldades sugestivas de TL. Verificou-se, então, o efeito do
contexto na compreensão das sentenças com orações relativas de objeto, no
desempenho das 18 crianças com dificuldades no módulo 1 do MABILIN e a
diferença foi significativa entre as condições sem e com contexto, com melhor
desempenho na condição com contexto. A última etapa envolveu leitura oral de um
texto elaborado com sentenças de alto custo, seguida de reconto e questionário de
compreensão. O grupo com dificuldades de linguagem apresentou maior tempo de
leitura, menor número de respostas corretas e menor número de elementos de
macroestrutura no reconto. Quanto à microestrutura, ambos os grupos produziram
um total semelhante de sentenças e de orações coordenadas, porém o grupo sem
dificuldades utilizou mais orações subordinadas, com diferença significativa em
relação ao grupo com dificuldades. Conclui-se que o desempenho em sentenças de
alto custo tem potencial para prever dificuldades na compreensão leitora e no
reconto, e que a inserção destas sentenças em contexto narrativo pode ser um meio
de intervir em dificuldades de linguagem em contexto clínico ou escolar.
Resumo
[en] This study evaluates the comprehension of highly costly sentences by 3rd
and 4th-grade elementary school children, aiming at identifying possible language
problems, which may signal DLD (Developmental Language Disorder) or LD
(Language Disorder) associated with other disorders. 33 children were initially
tested using module 1 (syntactic) of MABILIN (Language Skills Assessment
Modules). 10 children identified as having mild to expressive difficulties. The
MABILIN Context version was created with highly costly sentences from the
standard test (reversible passives, branched object and embedded object relatives,
with complex images, i.e., with reversible actions), inserted in brief narrative
contexts. This version was applied to the 10 children with difficulties and to another
24 children, who were later tested with module 1 of MABILIN. 8 of these children
presented difficulties suggestive of LD. The effect of contexto on the
comprehension of the object relative clauses was then verified in the performance
of the 18 children with difficulties in module 1 of MABILIN. A significant effect
of context was obtained, with better performance in the context condition. The last
step involved oral reading of a text containing highly costly sentences, followed by
retelling and a comprehension questionnaire. The group with language difficulties
showed longer reading times, fewer correct answers and fewer macrostructural
elements in the retelling. Regarding microstructure, both groups produced a similar
total number of sentences and coordinated clauses, but the group without
difficulties used more subordinate clauses. It is concluded that performance in
highly costly sentences has the potential to predict difficulties in reading
comprehension and retelling, and that the insertion of these sentences in a narrative
context can be a means of intervening in language difficulties in a clinical or school
contexto.
Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
TATIANA BAGETTI
Catalogação
2025-11-19
Apresentação
2025-09-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74211@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74211@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74211
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