Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A COMPREENSÃO DE SENTENÇAS DE ALTO CUSTO POR ESCOLARES E SEU IMPACTO NA COMPREENSÃO LEITORA

Título
[en] THE COMPREHENSION OF HIGHLY COSTLY SENTENCES BY SCHOOLCHILDREN AND ITS IMPACT ON READING COMPREHENSION

Autor
[pt] SUZANA LEITE RODRIGUES

Vocabulário
[pt] COMPREENSAO LEITORA

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DE LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] COMPREENSAO ORAL

Vocabulário
[pt] SENTENCA DE ALTO CUSTO

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Vocabulário
[en] READING COMPREHENSION

Vocabulário
[en] LANGUAGE DISORDER

Vocabulário
[en] LISTENING COMPREHENSION

Vocabulário
[en] COSTLY SENTENCE

Vocabulário
[en] DEVELOPMENT LANGUAGE DISORDER

Resumo
[pt] Este estudo avalia a compreensão de sentenças de alto custo em escolares dos 3o e 4o anos do ensino fundamental, buscando identificar possíveis problemas de linguagem, o que pode sinalizar TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem) ou TL (Transtorno da Linguagem) associados a outros transtornos. Na primeira etapa, foram testadas 33 crianças por meio do módulo 1 (sintático) do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas), sendo identificadas 10 crianças com dificuldades de leve a expressiva. Na segunda etapa, a versão MABILIN Contexto foi criada com sentenças de mais alto custo do teste padrão (passivas reversíveis, relativas ramificadas de objeto e encaixadas de objeto, com imagens complexas, i.e. com ações reversíveis), inseridas em breves contextos narrativos. Essa versão foi aplicada nas 10 crianças com dificuldades e em mais 24 crianças, que foram posteriormente testadas com o módulo 1 do MABILIN, no qual 8 apresentaram dificuldades sugestivas de TL. Verificou-se, então, o efeito do contexto na compreensão das sentenças com orações relativas de objeto, no desempenho das 18 crianças com dificuldades no módulo 1 do MABILIN e a diferença foi significativa entre as condições sem e com contexto, com melhor desempenho na condição com contexto. A última etapa envolveu leitura oral de um texto elaborado com sentenças de alto custo, seguida de reconto e questionário de compreensão. O grupo com dificuldades de linguagem apresentou maior tempo de leitura, menor número de respostas corretas e menor número de elementos de macroestrutura no reconto. Quanto à microestrutura, ambos os grupos produziram um total semelhante de sentenças e de orações coordenadas, porém o grupo sem dificuldades utilizou mais orações subordinadas, com diferença significativa em relação ao grupo com dificuldades. Conclui-se que o desempenho em sentenças de alto custo tem potencial para prever dificuldades na compreensão leitora e no reconto, e que a inserção destas sentenças em contexto narrativo pode ser um meio de intervir em dificuldades de linguagem em contexto clínico ou escolar.

Resumo
[en] This study evaluates the comprehension of highly costly sentences by 3rd and 4th-grade elementary school children, aiming at identifying possible language problems, which may signal DLD (Developmental Language Disorder) or LD (Language Disorder) associated with other disorders. 33 children were initially tested using module 1 (syntactic) of MABILIN (Language Skills Assessment Modules). 10 children identified as having mild to expressive difficulties. The MABILIN Context version was created with highly costly sentences from the standard test (reversible passives, branched object and embedded object relatives, with complex images, i.e., with reversible actions), inserted in brief narrative contexts. This version was applied to the 10 children with difficulties and to another 24 children, who were later tested with module 1 of MABILIN. 8 of these children presented difficulties suggestive of LD. The effect of contexto on the comprehension of the object relative clauses was then verified in the performance of the 18 children with difficulties in module 1 of MABILIN. A significant effect of context was obtained, with better performance in the context condition. The last step involved oral reading of a text containing highly costly sentences, followed by retelling and a comprehension questionnaire. The group with language difficulties showed longer reading times, fewer correct answers and fewer macrostructural elements in the retelling. Regarding microstructure, both groups produced a similar total number of sentences and coordinated clauses, but the group without difficulties used more subordinate clauses. It is concluded that performance in highly costly sentences has the potential to predict difficulties in reading comprehension and retelling, and that the insertion of these sentences in a narrative context can be a means of intervening in language difficulties in a clinical or school contexto.

Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES

Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
TATIANA BAGETTI

Catalogação
2025-11-19

Apresentação
2025-09-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74211@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74211@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74211


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF