Título
[en] DECARBONIZATION IN MARITIME TRANSPORT: POTENTIAL OF TERNARY BLENDS OF MARINE DIESEL-BIODIESEL-ETHANOL
Título
[pt] DESCARBONIZAÇÃO NO TRANSPORTE MARÍTIMO: POTENCIAL DE MISTURAS TERNÁRIAS DE DIESEL MARÍTIMO-BIODIESEL-ETANOL
Autor
[pt] MARIA LETICIA COSTA LOBATO
Vocabulário
[pt] BIODIESEL
Vocabulário
[pt] COMBUSTIVEL MARITIMO
Vocabulário
[pt] DIESEL MARITIMO
Vocabulário
[pt] DESCARBONIZACAO
Vocabulário
[pt] ETANOL
Vocabulário
[en] BIODIESEL
Vocabulário
[en] MARINE FUEL
Vocabulário
[en] MARINE DIESEL
Vocabulário
[en] DECARBONIZATION
Vocabulário
[en] ETHANOL
Resumo
[pt] A crescente demanda por redução de emissões no setor marítimo tem
impulsionado o estudo de alternativas aos combustíveis fósseis. Nesse
contexto, misturas ternárias de diesel marítimo, biodiesel e etanol surgem
como uma opção promissora. A viabilidade dessas misturas depende da
análise de sua estabilidade, com o uso de um cossolvente formulado a
partir de planejamento experimental para evitar a separação de fases, e do
desempenho em motores. Propriedades físico-químicas como massa
específica, viscosidade cinemática, ponto de fulgor, número de cetano e
poder calorífico foram avaliadas, pois influenciam diretamente a
combustão. Misturas com 25 porcento de biodiesel (B25) apresentaram
propriedades dentro das especificações até 20 porcento de etanol (B25E20),
exceto no ponto de fulgor. Os testes foram realizados em uma Máquina de
Compressão Rápida, comparando misturas com 0 porcento, 10 porcento e 20 porcento de
etanol e quatro avanços de injeção (1, 2, 3 e 4 mm) antes do PMS. Foram
analisados parâmetros como pressão e temperatura máximas, atraso de
ignição, trabalho e calor transferido e eficiência, com suporte de análise
estatística. O aumento de etanol reduziu a pressão, temperatura máxima e
aumentou o atraso de ignição, efeitos parcialmente mitigados pelo
adiantamento da injeção. A eficiência termodinâmica utilizando apenas
diesel marítimo variou de 32 porcento a 49 porcento, e a de combustão caiu de 20 porcento
para 14 porcento. Para o B25E0, a eficiência termodinâmica foi de 39 porcento a 43 porcento.
Resumo
[en] The growing demand for emission reduction in the maritime sector has
driven the study of alternatives to fossil fuels. In this context, ternary
mixtures of maritime diesel, biodiesel, and ethanol emerge as a promising
option. The viability of these mixtures depends on the analysis of their
stability, using a co-solvent formulated through experimental planning to
avoid phase separation, and their performance in engines. Physicochemical
properties such as density, kinematic viscosity, flash point, cetane number,
and calorific value were evaluated as they directly influence combustion.
Mixtures with 25 percent biodiesel (B25) showed good performance up to 20 percent
ethanol (B25E20), except for the flash point. Tests were carried out on a
Rapid Compression Machine, comparing mixtures with 0 percent, 10 percent, and 20
percent ethanol and four injection advances (1, 2, 3, and 4 mm) before TDC.
Parameters such as maximum pressure and temperature, ignition delay,
work and heat transferred, and efficiency were analyzed with statistical
support. The increase in ethanol reduced maximum pressure, temperature,
and increased ignition delay, effects partially mitigated by advancing the
injection. The thermodynamic efficiency of neat maritime diesel ranged from
32 percent to 49 percent, and combustion efficiency decreased from 20 percent to 14 percent. For B25E0, thermodynamic efficiency ranged from 39 percent to 44 percent.
Orientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Coorientador(es)
FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
ELCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Banca
FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ
Banca
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Banca
ELI EBER BATISTA GOMES
Catalogação
2025-11-18
Apresentação
2025-05-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74183@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74183@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74183
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