Título
[en] ACADEMIC PERMANENCE: A DEBATE BASED ON THE PROFILE OF STUDENTS ADMITTED THROUGH THE AFFIRMATIVE ACTION POLICY AT THE SCHOOL OF SOCIAL WORK OF UFRJ
Título
[pt] PERMANÊNCIA ACADÊMICA: UM DEBATE A PARTIR DO PERFIL DE DOCENTES INGRASSANTES PELA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ
Autor
[pt] FABIANA FERREIRA LUIZ
Vocabulário
[pt] POLITICAS DE ACAO AFIRMATIVA
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Vocabulário
[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA
Vocabulário
[pt] ASSISTENCIA ESTUDANTIL
Vocabulário
[en] POLITICS OF AFFIRMATIVE ACTIONS
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION IN BRAZIL
Vocabulário
[en] UNIVERSITY RETENTION
Vocabulário
[en] STUDENT ASSISTANCE
Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objetivo central analisar a permanência dos
discentes ingressantes por meio da Política de Ação Afirmativa, em particular os
estudantes admitidos pelos critérios de renda, oriundos de escola pública e
autodeclarados negros no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que se
fundamentou em uma revisão bibliográfica e utilizou, como instrumento principal
de coleta de dados, a aplicação do questionário. Os achados evidenciam que os
discentes cotistas enfrentam desafios diversos e complexos para a permanência no
ensino superior, com destaque para insuficiência dos auxílios financeiros e
limitações na oferta de serviços não materiais. Outrossim, os resultados indicam
que embora as dificuldades financeiras permeiem a permanência, esta não se limita
a essa dimensão, manifestam-se também aspecto de ordem simbólicas, que envolve
reconhecimento e pertencimento à Universidade. Ademais, ainda que as Políticas
de Assistência Estudantil desempenhem papel fundamental para fortalecer a
permanência acadêmica, persistem lacunas estruturais como a rigidez dos critérios
de elegibilidade e o caráter fragmentado e pontual da política. Assim, os resultados
encontrados sustentam a hipótese norteadora do estudo de que os alunos admitidos
por meio da Política de Ação Afirmativa, não são atendidos no conjunto de suas
necessidades, sendo muitas vezes inseridos na universidade de maneira precarizada,
além de precisarem lidar com os limites do Programa de Assistência Estudantil.
Resumo
[en] The present dissertation aims to analyze the academic persistence of students admitted through the Affirmative Action Policy, particularly those selected based on income criteria, coming from public schools, and self-declared Black students in the Social Work Program at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). This is a qualitative study grounded in a systematic literature review and used a questionnaire as its main data collection instrument. The findings reveal that quota students face various and complex challenges to remain in higher education, especially the insufficiency of financial aid and limitations in the provision of nonmaterial support services. Furthermore, the results indicate that while financial hardship is a significant factor, academic persistence is not limited to this dimension—it also involves symbolic aspects such as recognition and a sense of belonging within the university. Additionally, although Student Assistance Policies play a fundamental role in supporting academic persistence, structural gaps remain, such as rigid eligibility criteria and the fragmented and occasional nature of the policies. Thus, the results support the study s guiding hypothesis that students admitted through Affirmative Action Policies are not fully supported in meeting their needs; they enter the university under precarious conditions and must contend with the limitations of the Student Assistance Program.
Orientador(es)
ANDREIA CLAPP SALVADOR
Banca
ANDREIA CLAPP SALVADOR
Banca
RAFAEL SOARES GONÇALVES
Banca
MARIA APARECIDA MIRANDA
Banca
DEBORA HOLANDA LEITE MENEZES
Catalogação
2025-11-17
Apresentação
2025-09-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74142@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74142@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74142
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF