Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ACADEMIC PERMANENCE: A DEBATE BASED ON THE PROFILE OF STUDENTS ADMITTED THROUGH THE AFFIRMATIVE ACTION POLICY AT THE SCHOOL OF SOCIAL WORK OF UFRJ

Título
[pt] PERMANÊNCIA ACADÊMICA: UM DEBATE A PARTIR DO PERFIL DE DOCENTES INGRASSANTES PELA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRJ

Autor
[pt] FABIANA FERREIRA LUIZ

Vocabulário
[pt] POLITICAS DE ACAO AFIRMATIVA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Vocabulário
[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA

Vocabulário
[pt] ASSISTENCIA ESTUDANTIL

Vocabulário
[en] POLITICS OF AFFIRMATIVE ACTIONS

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION IN BRAZIL

Vocabulário
[en] UNIVERSITY RETENTION

Vocabulário
[en] STUDENT ASSISTANCE

Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objetivo central analisar a permanência dos discentes ingressantes por meio da Política de Ação Afirmativa, em particular os estudantes admitidos pelos critérios de renda, oriundos de escola pública e autodeclarados negros no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que se fundamentou em uma revisão bibliográfica e utilizou, como instrumento principal de coleta de dados, a aplicação do questionário. Os achados evidenciam que os discentes cotistas enfrentam desafios diversos e complexos para a permanência no ensino superior, com destaque para insuficiência dos auxílios financeiros e limitações na oferta de serviços não materiais. Outrossim, os resultados indicam que embora as dificuldades financeiras permeiem a permanência, esta não se limita a essa dimensão, manifestam-se também aspecto de ordem simbólicas, que envolve reconhecimento e pertencimento à Universidade. Ademais, ainda que as Políticas de Assistência Estudantil desempenhem papel fundamental para fortalecer a permanência acadêmica, persistem lacunas estruturais como a rigidez dos critérios de elegibilidade e o caráter fragmentado e pontual da política. Assim, os resultados encontrados sustentam a hipótese norteadora do estudo de que os alunos admitidos por meio da Política de Ação Afirmativa, não são atendidos no conjunto de suas necessidades, sendo muitas vezes inseridos na universidade de maneira precarizada, além de precisarem lidar com os limites do Programa de Assistência Estudantil.

Resumo
[en] The present dissertation aims to analyze the academic persistence of students admitted through the Affirmative Action Policy, particularly those selected based on income criteria, coming from public schools, and self-declared Black students in the Social Work Program at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). This is a qualitative study grounded in a systematic literature review and used a questionnaire as its main data collection instrument. The findings reveal that quota students face various and complex challenges to remain in higher education, especially the insufficiency of financial aid and limitations in the provision of nonmaterial support services. Furthermore, the results indicate that while financial hardship is a significant factor, academic persistence is not limited to this dimension—it also involves symbolic aspects such as recognition and a sense of belonging within the university. Additionally, although Student Assistance Policies play a fundamental role in supporting academic persistence, structural gaps remain, such as rigid eligibility criteria and the fragmented and occasional nature of the policies. Thus, the results support the study s guiding hypothesis that students admitted through Affirmative Action Policies are not fully supported in meeting their needs; they enter the university under precarious conditions and must contend with the limitations of the Student Assistance Program.

Orientador(es)
ANDREIA CLAPP SALVADOR

Banca
ANDREIA CLAPP SALVADOR

Banca
RAFAEL SOARES GONÇALVES

Banca
MARIA APARECIDA MIRANDA

Banca
DEBORA HOLANDA LEITE MENEZES

Catalogação
2025-11-17

Apresentação
2025-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74142@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74142@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74142


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF