Maxwell Para Simples Indexação

Título
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS

Título
[pt] ADOLESCENTE-ETIQUETA: CONSUMO, SIGNIFICADOS E CONFLITOS

Autor
[pt] FRANCINEIDE SILVA SALES

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL

Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[fr] REPRESENTATIONS SOCIALES

Vocabulário
[fr] CONSOMMATION

Resumo
[pt] A dissertação aqui apresentada trata das representações sociais e dos significados construídos por adolescentes cariocas em sua relação com o consumo. Durante a pesquisa, alguns elementos concernentes a essa relação foram abordados no processo de observação a respeito dos valores conferidos à moda e à marca na construção da imagem dos adolescentes. A discussão em torno do papel da indústria cultural e de suas estratégias nesse processo, os limites das táticas adolescentes, bem como da própria definição de sua identidade integram o trabalho. Um passaporte para o mundo adulto ou meio de distinção em relação ao mesmo; uma tática de produção de uma imagem assimilável pela sociedade; uma tática de pertencimento a um grupo social; ou um meio de acesso a elementos que trazem bem-estar, foram alguns dos significados atribuídos ao consumo observados durante a pesquisa.

Resumo
[fr] L´étude ici présentée porte sur les représentations sociales et les significations construites par des adolescentes cariocas dans leurs rapports à la consommation. Quelques éléments concernant ces rapports ont été traités dans le processus de recherche, sous l´angle des valeurs attribuées à la mode et à la marque, dans la construction de l´image des adolescents. La discussion autour du rôle de la industrie culturelle et de ses stratégies dans ce processus, les limites des tactiques des adolescents, aussi que la définition même de leur identité, intégrent ce travail. Tout le long de la recherche, quelques signifiés attribués par les adolescents ont été repérés: un passeport vers le monde des adultes, ou un moyen de se distinguer para rapport à celui-ci; une tactique pour produire une image assimilable par la société; une tactique d´appartenance à un groupe social; ou bien une forme qui donne accès à des éléments qui apportent bien-être.

Orientador(es)
MARILENA JAMUR

Banca
MARILENA JAMUR

Banca
ANGELA ARRUDA

Banca
ROSEMERE DOS SANTOS MAIA

Catalogação
2005-11-01

Apresentação
2005-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7407


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF