Título
[fr] LES ENJEUX DU CONCILE ECUMÉNIQUE DE NICÉE DU POINT DE VUE DE LA THÉOLOGIE FONDAMENTALE: LA CRÉDIBILITÉ SOTÉRIOLOGIQUE DU NOM DE JÉSUS
Título
[pt] OS DESAFIOS DO CONCÍLIO DE NICEIA DO PONTO DE VISTA DA TEOLOGIA FUNDAMENTAL: A CREDIBILIDADE SOTERIOLÓGICA DO NOME DE JESUS
Título
[en] THE CHALLENGES OF THE COUNCIL OF NICAEA FROM THE PERSPECTIVE OF FUNDAMENTAL THEOLOGY: THE SOTERIOLOGICAL CREDIBILITY OF THE NAME OF JESUS
Autor
[pt] PHILIPPE VALLIN
Vocabulário
[pt] FE CRISTA
Vocabulário
[pt] HOMOOUSIOS
Vocabulário
[pt] CONCILIO DE NICEIA
Vocabulário
[pt] MAGISTERIO DA IGREJA
Vocabulário
[pt] KENOSIS
Vocabulário
[fr] FOI CHRETIENNE
Vocabulário
[fr] HOMOOUSIOS
Vocabulário
[fr] CONCILE DE NICEE
Vocabulário
[fr] MAGISTERE DE L EGLISE
Vocabulário
[fr] KENOSE
Vocabulário
[en] CHRISTIAN FAITH
Vocabulário
[en] HOMOOUSIOS
Vocabulário
[en] COUNCIL OF NICAEA
Vocabulário
[en] MAGISTERIUM OF THE CHURCH
Vocabulário
[en] KENOSIS
Resumo
[pt] O Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia (325) constitui um marco decisivo para a teologia
fundamental, no qual a confissão de fé em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, se articula
com a missão universal da Igreja e sua confrontação com o poder imperial. Este artigo explora a
credibilidade soteriológica do Nome de Jesus a partir da dupla kénose do Filho, que se abaixa primeiro
na encarnação e depois na cruz, identificando-se assim com os pequeninos e os excluídos. Essa
identificação fundamenta a missão do Magistério, não como paternalismo hierárquico, mas como
serviço à fé recebida e vivida na comunhão dos santos. O estudo também evidencia a relação complexa
entre a Igreja e o poder temporal, sublinhando que a fé cristã, por sua natureza exotérica, dirige-se a toda
a humanidade e rejeita qualquer forma de esoterismo. Por meio do homoousios de Niceia, a doutrina
cristã é proposta publicamente como um bem comum, convocando cada batizado a participar ativamente
da verdade revelada. Assim, a fé em Jesus, único mediador e Salvador, apresenta-se como evento de
graça sobreabundante, capaz de transformar a história humana.
Resumo
[en] The First Ecumenical Council of Nicaea (325) constitutes a decisive milestone for fundamental theology,
in which the confession of faith in Jesus Christ, true God and true man, is articulated with the universal
mission of the Church and its confrontation with imperial power. This article explores the soteriological
credibility of the Name of Jesus based on the double kenosis of the Son, who first lowers himself in
the incarnation and then on the cross, thus identifying himself with the little ones and the excluded.
This identification underpins the mission of the Magisterium, not as hierarchical paternalism, but as
service to the faith received and lived in the communion of saints. The study also highlights the complex
relationship between the Church and temporal power, emphasizing that the Christian faith, by its
exoteric nature, is addressed to all humanity and rejects any form of esotericism. Through the
homoousios of Nicaea, Christian doctrine is publicly proposed as a common good, calling on every
baptized person to actively participate in revealed truth. Thus, faith in Jesus, the only mediator and
Savior, presents itself as an event of superabundant grace, capable of transforming human history.
Resumo
[fr] Le premier concile œcuménique de Nicée (325) constitue un moment décisif pour la théologie
fondamentale, où la confession de foi en Jésus-Christ, vrai Dieu et vrai homme, s est articulée avec la
mission universelle de l Église et sa confrontation avec le pouvoir impérial. Cet article explore la
crédibilité sotériologique du Nom de Jésus à partir de la double kénose du Fils, qui s abaisse d abord
dans l incarnation et ensuite dans la croix, s identifiant ainsi aux tout-petits et aux exclus. Cette
identification fonde la mission du Magistère, non comme paternalisme hiérarchique, mais comme
service de la foi reçue et vécue dans la communion des saints. L étude met également en lumière le
rapport complexe entre l Église et le pouvoir temporel, soulignant que la foi chrétienne, par nature
exotérique, s adresse à toute l humanité et refuse tout ésotérisme. À travers l homoousios de Nicée, la
doctrine chrétienne est proposée publiquement comme bien commun, appelant chaque baptisé à la
participation active à la vérité révélée. Ainsi, la foi en Jésus, unique médiateur et Sauveur, se présente
comme événement de grâce surabondante, capable de transformer l histoire humaine.
Catalogação
2025-11-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
FRANCÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@2
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.74059
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