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Título
[fr] LES ENJEUX DU CONCILE ECUMÉNIQUE DE NICÉE DU POINT DE VUE DE LA THÉOLOGIE FONDAMENTALE: LA CRÉDIBILITÉ SOTÉRIOLOGIQUE DU NOM DE JÉSUS

Título
[pt] OS DESAFIOS DO CONCÍLIO DE NICEIA DO PONTO DE VISTA DA TEOLOGIA FUNDAMENTAL: A CREDIBILIDADE SOTERIOLÓGICA DO NOME DE JESUS

Título
[en] THE CHALLENGES OF THE COUNCIL OF NICAEA FROM THE PERSPECTIVE OF FUNDAMENTAL THEOLOGY: THE SOTERIOLOGICAL CREDIBILITY OF THE NAME OF JESUS

Autor
[pt] PHILIPPE VALLIN

Vocabulário
[pt] FE CRISTA

Vocabulário
[pt] HOMOOUSIOS

Vocabulário
[pt] CONCILIO DE NICEIA

Vocabulário
[pt] MAGISTERIO DA IGREJA

Vocabulário
[pt] KENOSIS

Vocabulário
[fr] FOI CHRETIENNE

Vocabulário
[fr] HOMOOUSIOS

Vocabulário
[fr] CONCILE DE NICEE

Vocabulário
[fr] MAGISTERE DE L EGLISE

Vocabulário
[fr] KENOSE

Vocabulário
[en] CHRISTIAN FAITH

Vocabulário
[en] HOMOOUSIOS

Vocabulário
[en] COUNCIL OF NICAEA

Vocabulário
[en] MAGISTERIUM OF THE CHURCH

Vocabulário
[en] KENOSIS

Resumo
[pt] O Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia (325) constitui um marco decisivo para a teologia fundamental, no qual a confissão de fé em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, se articula com a missão universal da Igreja e sua confrontação com o poder imperial. Este artigo explora a credibilidade soteriológica do Nome de Jesus a partir da dupla kénose do Filho, que se abaixa primeiro na encarnação e depois na cruz, identificando-se assim com os pequeninos e os excluídos. Essa identificação fundamenta a missão do Magistério, não como paternalismo hierárquico, mas como serviço à fé recebida e vivida na comunhão dos santos. O estudo também evidencia a relação complexa entre a Igreja e o poder temporal, sublinhando que a fé cristã, por sua natureza exotérica, dirige-se a toda a humanidade e rejeita qualquer forma de esoterismo. Por meio do homoousios de Niceia, a doutrina cristã é proposta publicamente como um bem comum, convocando cada batizado a participar ativamente da verdade revelada. Assim, a fé em Jesus, único mediador e Salvador, apresenta-se como evento de graça sobreabundante, capaz de transformar a história humana.

Resumo
[en] The First Ecumenical Council of Nicaea (325) constitutes a decisive milestone for fundamental theology, in which the confession of faith in Jesus Christ, true God and true man, is articulated with the universal mission of the Church and its confrontation with imperial power. This article explores the soteriological credibility of the Name of Jesus based on the double kenosis of the Son, who first lowers himself in the incarnation and then on the cross, thus identifying himself with the little ones and the excluded. This identification underpins the mission of the Magisterium, not as hierarchical paternalism, but as service to the faith received and lived in the communion of saints. The study also highlights the complex relationship between the Church and temporal power, emphasizing that the Christian faith, by its exoteric nature, is addressed to all humanity and rejects any form of esotericism. Through the homoousios of Nicaea, Christian doctrine is publicly proposed as a common good, calling on every baptized person to actively participate in revealed truth. Thus, faith in Jesus, the only mediator and Savior, presents itself as an event of superabundant grace, capable of transforming human history.

Resumo
[fr] Le premier concile œcuménique de Nicée (325) constitue un moment décisif pour la théologie fondamentale, où la confession de foi en Jésus-Christ, vrai Dieu et vrai homme, s est articulée avec la mission universelle de l Église et sa confrontation avec le pouvoir impérial. Cet article explore la crédibilité sotériologique du Nom de Jésus à partir de la double kénose du Fils, qui s abaisse d abord dans l incarnation et ensuite dans la croix, s identifiant ainsi aux tout-petits et aux exclus. Cette identification fonde la mission du Magistère, non comme paternalisme hiérarchique, mais comme service de la foi reçue et vécue dans la communion des saints. L étude met également en lumière le rapport complexe entre l Église et le pouvoir temporel, soulignant que la foi chrétienne, par nature exotérique, s adresse à toute l humanité et refuse tout ésotérisme. À travers l homoousios de Nicée, la doctrine chrétienne est proposée publiquement comme bien commun, appelant chaque baptisé à la participation active à la vérité révélée. Ainsi, la foi en Jésus, unique médiateur et Sauveur, se présente comme événement de grâce surabondante, capable de transformer l histoire humaine.

Catalogação
2025-11-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
FRANCÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@2

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74059@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.74059


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