Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EXODUSES: NARRATIVES OF FORMER EVANGELICALS ABOUT THEIR REASONS FOR LEAVING THE CHURCH

Título
[pt] ÊXODOS: NARRATIVAS DE EX-EVANGÉLICOS SOBRE SUAS RAZÕES PARA TEREM SAÍDO DA IGREJA

Autor
[pt] MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO

Vocabulário
[pt] CRISTIANISMO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA DE DESCONVERSAO

Vocabulário
[pt] DISCURSO

Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA

Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA

Vocabulário
[en] CHRISTIANITY

Vocabulário
[en] DESCONVERSION NARRATIVE

Vocabulário
[en] DISCOURSE

Vocabulário
[en] LIFE HISTORY

Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY

Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS

Resumo
[pt] Alinhado aos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2003), este estudo busca compreender processos de desconversão religiosa (Barbour, 1994) de quatro indivíduos oriundos de igrejas evangélicas pentecostais no Brasil, com foco nos modos como suas narrativas de êxodo são discursivamente construídas. Eu, a autora, incluo-me entre os participantes, o que confere à dissertação um viés autoetnográfico (Ellis; Bochner, 2000). A partir desse caráter e de uma abordagem qualitativa de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), realizo conversas exploratórias (Moraes Bezerra; Miller, 2015) com os colaboradores. O objetivo central é mapear os motivos do êxodo religioso e procurar entender de que maneira esses porquês se articulam a crenças (Barcelos 2007; 2013) e conflitos ético-discursivos. Para isso, proponho três objetivos específicos: (i) analisar de que forma relatos de desconversão são construídos discursivamente em narrativas (Labov, 1972; Bastos; Biar, 2015) de histórias de vida (Linde, 1997); (ii) observar, em nível microdiscursivo, as avaliações (Martin; White, 2005) que emergem dessas vivências e como elas colaboram para a construção de crenças acerca da religião da qual fizeram parte; (iii) investigar possíveis embates discursivos que tais crenças constroem em relação aos discursos das igrejas evangélicas narrados pelos participantes. Para observar essas construções, recorro à análise de narrativas. Os resultados preliminares indicam a centralidade de experiências de exclusão, sofrimento e incongruência moral nas decisões de saída, bem como a reelaboração contínua da fé em tensionamento com normas institucionais. A pesquisa demonstra que essas narrativas se organizam por meio de estruturas temporais, avaliações e posicionamentos que atualizam regimes de verdade e reconfiguram modos de ser e de crer. Concluo que a desconversão não é apenas o abandono de uma religião, mas um processo ativo de deslocamento simbólico, ético e pessoal, frequentemente impulsionado por resistências a discursos normativos sobre sexualidade, salvação e pertencimento.

Resumo
[en] Aligned with the tenets of Critical Applied Linguistics (Moita Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2003), this study seeks to understand processes of religious deconversion (Barbour, 1994) among four individuals who come from pentecostal evangelical churches in Brazil, focusing on how their narratives of exodus are discursively constructed. I, the author, am one of the participants, which contributes an autoethnographic aspect to the work (Ellis; Bochner, 2000). Based on this characteristic and on a qualitative research approach (Denzin; Lincoln, 2006), I conducted exploratory conversations (Moraes Bezerra; Miller, 2015) with the collaborators. The central aim is to map the motives behind religious exit and try to grasp how these reasons are interwoven with beliefs (Barcelos, 2007; 2013) and ethical-discursive conflicts. To this end, I propose three specific objectives: (i) to analyse how deconversion accounts are discursively constructed in narratives (Labov, 1972; Bastos; Biar, 2015) of life stories (Linde, 1997); (ii) to observe, at a microdiscursive level, the evaluations (Martin; White, 2005) that emerge from these experiences and how they contribute to the construction of beliefs about the religion the participants once adhered to; (iii) to investigate possible discursive clashes that such beliefs establish in relation to the evangelical church discourses narrated by the participants. To observe these constructions, I draw on narrative analysis. Preliminary findings point to the centrality of experiences of exclusion, suffering, and moral incongruity in the decisions to leave, as well as the ongoing reworking of faith in tension with institutional norms. The study suggests that these narratives are organised through temporal structures, evaluations, and positionings that update regimes of truth and reconfigure ways of being and believing. I conclude that deconversion is not merely the abandonment of a religion, but an active process of symbolic, ethical, and personal displacement, often driven by resistance to normative discourses on sexuality, salvation, and belonging.

Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Coorientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
WILLIAM SOARES DOS SANTOS

Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Banca
RENAN SILVA DA PIEDADE

Catalogação
2025-11-13

Apresentação
2025-09-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74046@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74046@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74046


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF