Título
[en] EXODUSES: NARRATIVES OF FORMER EVANGELICALS ABOUT THEIR REASONS FOR LEAVING THE CHURCH
Título
[pt] ÊXODOS: NARRATIVAS DE EX-EVANGÉLICOS SOBRE SUAS RAZÕES PARA TEREM SAÍDO DA IGREJA
Autor
[pt] MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
Vocabulário
[pt] CRISTIANISMO
Vocabulário
[pt] NARRATIVA DE DESCONVERSAO
Vocabulário
[pt] DISCURSO
Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA
Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[en] CHRISTIANITY
Vocabulário
[en] DESCONVERSION NARRATIVE
Vocabulário
[en] DISCOURSE
Vocabulário
[en] LIFE HISTORY
Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY
Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
Resumo
[pt] Alinhado aos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes et al., 2006;
Rajagopalan, 2003), este estudo busca compreender processos de desconversão religiosa
(Barbour, 1994) de quatro indivíduos oriundos de igrejas evangélicas pentecostais no Brasil,
com foco nos modos como suas narrativas de êxodo são discursivamente construídas. Eu, a
autora, incluo-me entre os participantes, o que confere à dissertação um viés autoetnográfico
(Ellis; Bochner, 2000). A partir desse caráter e de uma abordagem qualitativa de pesquisa
(Denzin; Lincoln, 2006), realizo conversas exploratórias (Moraes Bezerra; Miller, 2015) com
os colaboradores. O objetivo central é mapear os motivos do êxodo religioso e procurar
entender de que maneira esses porquês se articulam a crenças (Barcelos 2007; 2013) e
conflitos ético-discursivos. Para isso, proponho três objetivos específicos: (i) analisar de que
forma relatos de desconversão são construídos discursivamente em narrativas (Labov, 1972;
Bastos; Biar, 2015) de histórias de vida (Linde, 1997); (ii) observar, em nível
microdiscursivo, as avaliações (Martin; White, 2005) que emergem dessas vivências e como
elas colaboram para a construção de crenças acerca da religião da qual fizeram parte; (iii)
investigar possíveis embates discursivos que tais crenças constroem em relação aos discursos
das igrejas evangélicas narrados pelos participantes. Para observar essas construções, recorro
à análise de narrativas. Os resultados preliminares indicam a centralidade de experiências de
exclusão, sofrimento e incongruência moral nas decisões de saída, bem como a reelaboração
contínua da fé em tensionamento com normas institucionais. A pesquisa demonstra que essas
narrativas se organizam por meio de estruturas temporais, avaliações e posicionamentos que
atualizam regimes de verdade e reconfiguram modos de ser e de crer. Concluo que a
desconversão não é apenas o abandono de uma religião, mas um processo ativo de
deslocamento simbólico, ético e pessoal, frequentemente impulsionado por resistências a
discursos normativos sobre sexualidade, salvação e pertencimento.
Resumo
[en] Aligned with the tenets of Critical Applied Linguistics (Moita Lopes et al., 2006;
Rajagopalan, 2003), this study seeks to understand processes of religious deconversion (Barbour, 1994) among four individuals who come from pentecostal evangelical churches in Brazil, focusing on how their narratives of exodus are discursively constructed. I, the author, am one of the participants, which contributes an autoethnographic aspect to the work (Ellis; Bochner, 2000). Based on this characteristic and on a qualitative research approach (Denzin;
Lincoln, 2006), I conducted exploratory conversations (Moraes Bezerra; Miller, 2015) with the collaborators. The central aim is to map the motives behind religious exit and try to grasp how these reasons are interwoven with beliefs (Barcelos, 2007; 2013) and ethical-discursive conflicts. To this end, I propose three specific objectives: (i) to analyse how deconversion accounts are discursively constructed in narratives (Labov, 1972; Bastos; Biar, 2015) of life
stories (Linde, 1997); (ii) to observe, at a microdiscursive level, the evaluations (Martin;
White, 2005) that emerge from these experiences and how they contribute to the construction
of beliefs about the religion the participants once adhered to; (iii) to investigate possible
discursive clashes that such beliefs establish in relation to the evangelical church discourses
narrated by the participants. To observe these constructions, I draw on narrative analysis.
Preliminary findings point to the centrality of experiences of exclusion, suffering, and moral
incongruity in the decisions to leave, as well as the ongoing reworking of faith in tension with
institutional norms. The study suggests that these narratives are organised through temporal
structures, evaluations, and positionings that update regimes of truth and reconfigure ways of
being and believing. I conclude that deconversion is not merely the abandonment of a
religion, but an active process of symbolic, ethical, and personal displacement, often driven
by resistance to normative discourses on sexuality, salvation, and belonging.
Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Coorientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
WILLIAM SOARES DOS SANTOS
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
RENAN SILVA DA PIEDADE
Catalogação
2025-11-13
Apresentação
2025-09-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74046@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74046@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74046
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF