Título
[pt] DONA BEJA NO STREAMING: NOVAS FORMAS DE FAZER, DISTRIBUIR E ASSISTIR TELENOVELA NA ERA DA TRANSTV
Título
[en] DONA BEJA ON STREAMING: NEW WAYS OF MAKING, DISTRIBUTING AND WATCHING TELENOVELAS IN THE TRANSTV ERA
Autor
[pt] JOAO MARCELLO OLIVEIRA BOLTSHAUSER
Vocabulário
[pt] TELENOVELA
Vocabulário
[pt] TRANSTV
Vocabulário
[pt] DONA BEJA
Vocabulário
[pt] ESPECTATORIALIDADE
Vocabulário
[pt] STREAMING
Vocabulário
[en] SOAP OPERA
Vocabulário
[en] TRANSTV
Vocabulário
[en] DONA BEJA
Vocabulário
[en] SPECTATORSHIP
Vocabulário
[en] STREAMING
Resumo
[pt] A chegada das plataformas de streaming ao Brasil mudou a relação do
telespectador com a programação televisiva e, como consequência, o conteúdo
audiovisual desenvolvido no país. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma a
telenovela, principal produto da indústria cultural nacional, modificou-se e adaptou-se
para manter sua relevância diante da grande oferta de títulos internacionais disponíveis
nas plataformas, a ponto de se tornar um alvo crescente de interesse para esses novos
agentes do mercado. A análise destaca o folhetim Dona Beja (2026), da HBO Max,
sobretudo em comparação com a novela Dona Beija, da TV Manchete, exibida em
1986. O percurso metodológico engloba diferentes abordagens qualitativas que
combinam pesquisa bibliográfica, entrevistas com profissionais do streaming, além da
experiência do autor como diretor da referida novela. Busca-se compreender os
caminhos da ficção seriada brasileira diante das disrupções do ecossistema audiovisual
contemporâneo.
Resumo
[en] The arrival of streaming platforms in Brazil reshaped the relationship between
viewers and television programming, therefore, redesigning the content developed in
the country. This research aims to examine how telenovela, the main national cultural
industry product, has evolved and adapted to maintain its relevance amid the vast array
of international titles available on streaming services, to the point of becoming an
increasing target of interest to these new market players. The research centers on Dona
Beja (2026), produced by HBO Max, in comparison with Dona Beija, aired by TV
Manchete in 1986. The methodology brings together qualitative approaches that
combine bibliographic research, interviews with streaming professionals, and the
author s own experience as director of the series. The study seeks to shed light on the
pathways of Brazilian serialized fiction within the disruptions of today s audiovisual
ecosystem.
Orientador(es)
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Banca
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Banca
BRUNA SANTANA AUCAR
Banca
FRANCISCO CARLOS MALTA
Catalogação
2025-11-13
Apresentação
2025-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74039@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74039@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74039
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF