Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DONA BEJA NO STREAMING: NOVAS FORMAS DE FAZER, DISTRIBUIR E ASSISTIR TELENOVELA NA ERA DA TRANSTV

Título
[en] DONA BEJA ON STREAMING: NEW WAYS OF MAKING, DISTRIBUTING AND WATCHING TELENOVELAS IN THE TRANSTV ERA

Autor
[pt] JOAO MARCELLO OLIVEIRA BOLTSHAUSER

Vocabulário
[pt] TELENOVELA

Vocabulário
[pt] TRANSTV

Vocabulário
[pt] DONA BEJA

Vocabulário
[pt] ESPECTATORIALIDADE

Vocabulário
[pt] STREAMING

Vocabulário
[en] SOAP OPERA

Vocabulário
[en] TRANSTV

Vocabulário
[en] DONA BEJA

Vocabulário
[en] SPECTATORSHIP

Vocabulário
[en] STREAMING

Resumo
[pt] A chegada das plataformas de streaming ao Brasil mudou a relação do telespectador com a programação televisiva e, como consequência, o conteúdo audiovisual desenvolvido no país. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma a telenovela, principal produto da indústria cultural nacional, modificou-se e adaptou-se para manter sua relevância diante da grande oferta de títulos internacionais disponíveis nas plataformas, a ponto de se tornar um alvo crescente de interesse para esses novos agentes do mercado. A análise destaca o folhetim Dona Beja (2026), da HBO Max, sobretudo em comparação com a novela Dona Beija, da TV Manchete, exibida em 1986. O percurso metodológico engloba diferentes abordagens qualitativas que combinam pesquisa bibliográfica, entrevistas com profissionais do streaming, além da experiência do autor como diretor da referida novela. Busca-se compreender os caminhos da ficção seriada brasileira diante das disrupções do ecossistema audiovisual contemporâneo.

Resumo
[en] The arrival of streaming platforms in Brazil reshaped the relationship between viewers and television programming, therefore, redesigning the content developed in the country. This research aims to examine how telenovela, the main national cultural industry product, has evolved and adapted to maintain its relevance amid the vast array of international titles available on streaming services, to the point of becoming an increasing target of interest to these new market players. The research centers on Dona Beja (2026), produced by HBO Max, in comparison with Dona Beija, aired by TV Manchete in 1986. The methodology brings together qualitative approaches that combine bibliographic research, interviews with streaming professionals, and the author s own experience as director of the series. The study seeks to shed light on the pathways of Brazilian serialized fiction within the disruptions of today s audiovisual ecosystem.

Orientador(es)
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO

Banca
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
FRANCISCO CARLOS MALTA

Catalogação
2025-11-13

Apresentação
2025-09-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74039@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74039@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74039


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF