Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AMEFRICADOCÊNCIA TRANSATLÂNTICA: TRABALHO, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E MARCOS EMANCIPATÓRIOS NAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NEGRAS EM UNIVERSIDADES BAIANAS

Título
[en] TRANSATLANTIC AMEFRICADOCÊNCIA: WORK, KNOWLEDGE PRODUCTION, AND EMANCIPATORY MILESTONES IN THE EXPERIENCES OF BLACK WOMEN PROFESSORS IN BAHIA S UNIVERSITIES

Autor
[pt] RIVIA DE JESUS SANTOS

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[pt] EPISTEMOLOGIA NEGRA

Vocabulário
[pt] PROFESSORA NEGRA NO ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[pt] AMEFRICADOCENCIA TRANSATLANTICA

Vocabulário
[pt] RACA

Vocabulário
[en] GENDER

Vocabulário
[en] BLACK EPISTEMOLOGY

Vocabulário
[en] BLACK WOMAN FACULTY IN HIGHER EDUCATION

Vocabulário
[en] AMEFRICADOCENCIA TRANSATLANTICA

Vocabulário
[en] RACE

Resumo
[pt] Esta tese investiga as experiências de professoras negras que atuam em universidades públicas baianas, com os seguintes objetivos: compreender as implicações que emergem nas práticas e nas relações do trabalho acadêmico; investigar as temáticas e perspectivas epistemológicas que orientam suas produções acadêmicas; identificar as resistências, estratégias e possibilidades desenvolvidas por essas docentes; e contribuir para o aprofundamento de pesquisas sobre a condição da professora negra no ensino superior. Duas perguntas orientaram a investigação: como se configuram as experiências de professoras negras na docência na Bahia? E quais transformações elas promovem no ambiente acadêmico, na produção do conhecimento e na leitura da realidade social? Para responder a essas questões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras de diferentes universidades públicas baianas (UFRB, UNILAB, UESB, UNEB e UESC), distribuídas pelas áreas de Ciências Sociais (3), História (2), Pedagogia (4) e Matemática (1). As entrevistas revelaram três perfis distintos: a professora pioneira, que ingressou na carreira docente na década de 1990 e atualmente está aposentada; a professora com carreira consolidada, que iniciou no ensino superior entre o início dos anos 2000 e 2014; e a professora recém-ingressa, que começou a atuar entre 2023 e 2024, a partir das políticas de ações afirmativas. O conjunto dessas experiências evidenciou que a presença das professoras negras tensiona a estrutura universitária e, ao mesmo tempo, abre caminhos para a construção de uma instituição comprometida com a justiça social e com o bem viver acadêmico. Esse percurso permitiu nomear suas práticas como amefricadocência transatlântica, caracterizada pela insurgência, insubordinação, transgressão, resistência e aquilombamento, dimensões que, mesmo atravessadas por conflitos e dificuldades, promovem transformações significativas na produção do conhecimento e na vida acadêmica.

Resumo
[en] This dissertation investigates the experiences of Black women professors working in public universities in Bahia, with the following objectives: to understand the implications that emerge in their academic practices and professional relationships; to examine the themes and epistemological perspectives that inform their scholarly production; to identify the forms of resistance, strategies, and possibilities developed by these professors; and to contribute to advancing research on the condition of Black women in higher education. Two central questions guided the investigation: How are the experiences of Black women professors in teaching configured in Bahia? And what transformations do they foster in the academic environment, in knowledge production, and in the interpretation of social reality? To answer these questions, semi-structured interviews were conducted with ten professors from different public universities in Bahia (UFRB, UNILAB, UESB, UNEB, and UESC), across the fields of Social Sciences (3), History (2), Education (4), and Mathematics (1). The interviews revealed three distinct profiles: the pioneering professor, who began her academic career in the 1990s and is now retired; the mid-career professor, who entered higher education between the early 2000s and 2014; and the recently hired professor, who started teaching between 2023 and 2024 as a result of affirmative action policies. The findings demonstrate that the presence of Black women professors both challenges the structure of the university and opens pathways for building an institution committed to social justice and academic well-being. This trajectory led to the conceptualization of their practices as Transatlantic Amefricadocência, characterized by insurgency, insubordination, transgression, resistance, and aquilombamento, dimensions that, even when marked by conflicts and difficulties, promote significant transformations in knowledge production and academic life.

Orientador(es)
EVERTON RANGEL AMORIM

Banca
LUANE BENTO DOS SANTOS

Banca
EVERTON RANGEL AMORIM

Banca
DANIELLE PEREIRA DE ARAUJO

Banca
EDILZA CORREIA SOTERO

Banca
SONIA BEATRIZ DOS SANTOS

Catalogação
2025-11-13

Apresentação
2025-09-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74030@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74030@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74030


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF