Título
[pt] AMEFRICADOCÊNCIA TRANSATLÂNTICA: TRABALHO, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E MARCOS EMANCIPATÓRIOS NAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NEGRAS EM UNIVERSIDADES BAIANAS
Título
[en] TRANSATLANTIC AMEFRICADOCÊNCIA: WORK, KNOWLEDGE PRODUCTION, AND EMANCIPATORY MILESTONES IN THE EXPERIENCES OF BLACK WOMEN PROFESSORS IN BAHIA S UNIVERSITIES
Autor
[pt] RIVIA DE JESUS SANTOS
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[pt] EPISTEMOLOGIA NEGRA
Vocabulário
[pt] PROFESSORA NEGRA NO ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[pt] AMEFRICADOCENCIA TRANSATLANTICA
Vocabulário
[pt] RACA
Vocabulário
[en] GENDER
Vocabulário
[en] BLACK EPISTEMOLOGY
Vocabulário
[en] BLACK WOMAN FACULTY IN HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] AMEFRICADOCENCIA TRANSATLANTICA
Vocabulário
[en] RACE
Resumo
[pt] Esta tese investiga as experiências de professoras negras que atuam em
universidades públicas baianas, com os seguintes objetivos: compreender as
implicações que emergem nas práticas e nas relações do trabalho acadêmico;
investigar as temáticas e perspectivas epistemológicas que orientam suas produções
acadêmicas; identificar as resistências, estratégias e possibilidades desenvolvidas
por essas docentes; e contribuir para o aprofundamento de pesquisas sobre a
condição da professora negra no ensino superior. Duas perguntas orientaram a
investigação: como se configuram as experiências de professoras negras na
docência na Bahia? E quais transformações elas promovem no ambiente acadêmico,
na produção do conhecimento e na leitura da realidade social? Para responder a
essas questões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras
de diferentes universidades públicas baianas (UFRB, UNILAB, UESB, UNEB e
UESC), distribuídas pelas áreas de Ciências Sociais (3), História (2), Pedagogia (4)
e Matemática (1). As entrevistas revelaram três perfis distintos: a professora
pioneira, que ingressou na carreira docente na década de 1990 e atualmente está
aposentada; a professora com carreira consolidada, que iniciou no ensino superior
entre o início dos anos 2000 e 2014; e a professora recém-ingressa, que começou a
atuar entre 2023 e 2024, a partir das políticas de ações afirmativas. O conjunto
dessas experiências evidenciou que a presença das professoras negras tensiona a
estrutura universitária e, ao mesmo tempo, abre caminhos para a construção de uma
instituição comprometida com a justiça social e com o bem viver acadêmico. Esse
percurso permitiu nomear suas práticas como amefricadocência transatlântica,
caracterizada pela insurgência, insubordinação, transgressão, resistência e
aquilombamento, dimensões que, mesmo atravessadas por conflitos e dificuldades,
promovem transformações significativas na produção do conhecimento e na vida
acadêmica.
Resumo
[en] This dissertation investigates the experiences of Black women professors
working in public universities in Bahia, with the following objectives: to understand
the implications that emerge in their academic practices and professional
relationships; to examine the themes and epistemological perspectives that inform
their scholarly production; to identify the forms of resistance, strategies, and
possibilities developed by these professors; and to contribute to advancing research
on the condition of Black women in higher education. Two central questions guided
the investigation: How are the experiences of Black women professors in teaching
configured in Bahia? And what transformations do they foster in the academic
environment, in knowledge production, and in the interpretation of social reality?
To answer these questions, semi-structured interviews were conducted with ten
professors from different public universities in Bahia (UFRB, UNILAB, UESB,
UNEB, and UESC), across the fields of Social Sciences (3), History (2), Education
(4), and Mathematics (1). The interviews revealed three distinct profiles: the
pioneering professor, who began her academic career in the 1990s and is now
retired; the mid-career professor, who entered higher education between the early
2000s and 2014; and the recently hired professor, who started teaching between
2023 and 2024 as a result of affirmative action policies. The findings demonstrate
that the presence of Black women professors both challenges the structure of the
university and opens pathways for building an institution committed to social
justice and academic well-being. This trajectory led to the conceptualization of their
practices as Transatlantic Amefricadocência, characterized by insurgency,
insubordination, transgression, resistance, and aquilombamento, dimensions that,
even when marked by conflicts and difficulties, promote significant transformations
in knowledge production and academic life.
Orientador(es)
EVERTON RANGEL AMORIM
Banca
LUANE BENTO DOS SANTOS
Banca
EVERTON RANGEL AMORIM
Banca
DANIELLE PEREIRA DE ARAUJO
Banca
EDILZA CORREIA SOTERO
Banca
SONIA BEATRIZ DOS SANTOS
Catalogação
2025-11-13
Apresentação
2025-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74030@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74030@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74030
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF