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Título
[pt] ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL E O IMPACTO SOBRE O CONSUMO DE ALIMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Autor
[pt] VITORIA PEREIRA MEDEIROS

Vocabulário
[pt] ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Vocabulário
[pt] ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL

Resumo
[pt] A presente monografia investiga os efeitos da nova Rotulagem Nutricional Frontal (RNF), implementada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio das RDCs número 429/2020 e número 727/2022, sobre o comportamento do consumidor brasileiro. A pesquisa adota a perspectiva da economia comportamental para compreender como mecanismos como os nudges, que funcionam como incentivos sutis para orientar decisões sem restringir opções, podem influenciar escolhas alimentares. Para tanto, o trabalho combina uma revisão bibliográfica com uma pesquisa de campo aplicada a consumidores, revelando que a RNF tem potencial para facilitar a compreensão das informações nutricionais e promover escolhas mais saudáveis. Entretanto, destaca-se que sua eficácia é condicionada por fatores como perfil sociodemográfico e clareza da sinalização, desse modo a análise aponta que, embora seja uma medida positiva, a rotulagem frontal pode ser mais efetiva quando combinada a políticas públicas mais amplas de saúde alimentar.

Orientador(es)
SHEILA NAJBERG

Catalogação
2025-11-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73924@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73924


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