Título
[en] MEMORY, CINEMA, AMNESTY AND THE EXTREME RIGHT IN BRAZIL AND ARGENTINA
Título
[pt] MEMÓRIA, CINEMA, ANISTIA E A EXTREMA DIREITA NO BRASIL E NA ARGENTINA
Autor
[pt] ALESSANDRA MAIA TERRA DE FARIA
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA
Vocabulário
[pt] MEMORIA PUBLICA
Vocabulário
[pt] EXTREMA DIREITA
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] DEMOCRACY
Vocabulário
[en] PUBLIC MEMORY
Vocabulário
[en] FAR RIGHT
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] Neste artigo, sugerimos uma reflexão sobre a ascensão da extrema direita nas democracias latino-americanas,
particularmente ao analisar o Brasil e a Argentina. Argumentamos que as disputas pela memória pública em relação
à época das ditaduras militares criou consequências profundas para as culturas políticas e populares dos respectivos
países. Segundo uma perspectiva interdisciplinar, afirmamos que o avanço recente da extrema direita não pode ser
explicado isoladamente pela crise econômica, pela instabilidade política ou pela intervenção internacional.
Apontamos que as disputas e a manipulação da memória pública nos países tornam evidente uma das estratégias
principais da extrema direita. Ao mesmo tempo, as políticas de verdade e de memória pública aprofundam as
barreiras ao sucesso da extrema direita, especificamente quando ela acumula poder político considerável. Para tanto,
analisamos estatísticas dos governos, pesquisas de opinião pública e literatura existente. Além disso, desenvolvemos
uma comparação entre os longas-metragens Ainda estou aqui (2024) e Argentina, 1985 (2022), que retratam testemunhos
pessoais nos regimes autoritários no Brasil e na Argentina, respectivamente. Dessa forma, o artigo contribui para a
literatura de dois modos principais. Primeiro, ao abordar a importância das políticas de memória pública como
barreiras ao sucesso eleitoral de governos da extrema direita. Segundo, ao estabelecer o impacto dos dois filmes na
criação e manutenção de memórias públicas.
Resumo
[en] In this article, we develop a reflection on the rise of the far right in Latin American democracies, specifically by
analyzing Brazil and Argentina. We argue that the disputes over public memory in relation to the era of military
dictatorships have had profound consequences for the political and popular cultures of the respective countries.
From an interdisciplinary perspective, we explain that the recent rise of the far right cannot be explained in isolation
by the economic crisis, political instability or international intervention. We argue that the disputes and
manipulation of public memory in the countries make one of the main strategies of the far right evident. At the same
time, public memory and truth policies create barriers to the success of the far right, even when it accumulates
considerable political power. To do so, we analyze government statistics, public opinion polls and existing literature.
In addition, we compare the films Ainda estou aqui (2024) and Argentina, 1985 (2022), which portray personal
testimonies in authoritarian regimes in Brazil and Argentina respectively. In this way, the article contributes to the
literature in two main ways. First, by addressing the importance of public memory policies as barriers to electoral
success and far-right governments. Second, by establishing the impact of the two films on the creation and
maintenance of public memories.
Catalogação
2025-11-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73853@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73853@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.73853
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF