Título
[pt] HABILIDADES MUSICAIS E LINGUÍSTICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (TDL)
Título
[en] MUSICAL AND LINGUISTIC ABILITIES: AN INVESTIGATION WITH CHILDREN DIAGNOSED WITH DEVELOPMENTAL LANGUAGE DISORDER (DLD)
Autor
[pt] NATALI FONTES CARDOSO BAZAN
Vocabulário
[pt] PSICOLINGUISTICA
Vocabulário
[pt] COMPARTILHAMENTO NEURAL
Vocabulário
[pt] HABILIDADE MUSICAL
Vocabulário
[pt] PROCESSAMENTO RITMICO
Vocabulário
[pt] MUSICA E COGNICAO
Vocabulário
[pt] ALTA HABILIDADE LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[en] PSYCHOLINGUISTIC
Vocabulário
[en] NEURAL SHARING
Vocabulário
[en] MUSICAL ABILITY
Vocabulário
[en] RHYTHMIC PROCESSING
Vocabulário
[en] MUSIC AND COGNITION
Vocabulário
[en] VERBAL GIFTEDNESS
Vocabulário
[en] DEVELOPMENT LANGUAGE DISORDER
Resumo
[pt] Este estudo explora possíveis relações entre habilidades musicais e linguísticas e a
possibilidade de as primeiras proverem um sinal de alerta para o Transtorno do
Desenvolvimento da Linguagem (TDL). A música, assim como a linguagem, apresenta
uma rica estrutura hierárquica, o que permite que seja questionada a visão de que esses
sistemas cognitivos sejam totalmente independentes. Alternativamente à visão modular
fodoriana, considera-se que linguagem e música podem compartilhar elementos neurais,
sugerindo uma organização que assume algum tipo de modularidade, porém, mais
integrada e flexível. A hipótese PRISM (Processing Rhythm In Speech and Music) sugere
que o processamento rítmico na fala e na música compartilha três mecanismos
fundamentais: (1) processamento auditivo preciso e de granulação fina; (2) sincronização
e alinhamento de oscilações neurais com estímulos rítmicos externos; e (3) acoplamento
sensório-motor. A literatura traz evidências de que crianças com TDL apresentam
dificuldades no ritmo da fala e no ritmo musical, com desempenho comprometido em
tarefas rítmicas. Este estudo investiga possíveis dificuldades rítmicas em crianças com
TDL, examinando a hipótese do Risco de Ritmo Atípico (ARRH), segundo a qual o
processamento rítmico atípico pode representar um fator de risco para distúrbios do
desenvolvimento da fala e da linguagem. Participaram de dois experimentos dez crianças
com TDL e dez crianças com desenvolvimento típico, previamente avaliadas por meio do
módulo 1 do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas). O primeiro
experimento, uma tarefa de discriminação rítmica, revelou que o grupo com TDL
apresentou desempenho significativamente inferior ao do grupo controle. O segundo
experimento, uma tarefa de sincronização rítmica, mostrou que o grupo com TDL teve
dificuldade em manter uma sincronização regular, tendo um desempenho inferior ao do
grupo controle nas categorias Batida Adicional e Omissões.
Resumo
[en] This study explores potential relationships between musical and linguistic abilities, as
well as the possibility that the former may serve as an early indicator for Developmental
Language Disorder (DLD). Like language, music exhibits a rich hierarchical structure,
which challenges the view that these cognitive systems are entirely independent. As an
alternative to a strictly modular perspective, it is proposed that language and music may
share neural components, suggesting a form of modularity that is more integrated and
flexible. The PRISM hypothesis (Processing Rhythm in Speech and Music; Fiveash et
al., 2021) posits that rhythmic processing in speech and music involves three core shared
mechanisms: (1) fine-grained and precise auditory processing; (2) synchronization and
entrainment of neural oscillations to external rhythmic stimuli; and (3) sensorimotor
coupling. The literature provides evidence that children with DLD exhibit difficulties
with both speech rhythm and musical rhythm, showing impaired performance in rhythmic
tasks. This study investigates potential rhythmic impairments in children with DLD by
examining the Atypical Rhythm Risk Hypothesis (ARRH), which proposes that atypical
rhythmic processing may constitute a risk factor for speech and language developmental
disorders. Two experiments were conducted with ten children diagnosed with DLD and
ten typically developing children, all previously assessed using module 1 of MABILIN
(Assessment Modules of Linguistic Abilities). The first experiment, a rhythmic
discrimination task, revealed that the DLD group performed significantly worse than the
control group. The second experiment, a rhythmic synchronization task, showed that the
DLD group had difficulty maintaining regular synchronization, performing worse than
the control group in the Additional Beat and Omissions categories.
Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
MERCEDES MARCILESE
Banca
MICHELE CALIL DOS SANTOS ALVES
Catalogação
2025-11-06
Apresentação
2025-09-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73822@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73822@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73822
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF