Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] HABILIDADES MUSICAIS E LINGUÍSTICAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (TDL)

Título
[en] MUSICAL AND LINGUISTIC ABILITIES: AN INVESTIGATION WITH CHILDREN DIAGNOSED WITH DEVELOPMENTAL LANGUAGE DISORDER (DLD)

Autor
[pt] NATALI FONTES CARDOSO BAZAN

Vocabulário
[pt] PSICOLINGUISTICA

Vocabulário
[pt] COMPARTILHAMENTO NEURAL

Vocabulário
[pt] HABILIDADE MUSICAL

Vocabulário
[pt] PROCESSAMENTO RITMICO

Vocabulário
[pt] MUSICA E COGNICAO

Vocabulário
[pt] ALTA HABILIDADE LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Vocabulário
[en] PSYCHOLINGUISTIC

Vocabulário
[en] NEURAL SHARING

Vocabulário
[en] MUSICAL ABILITY

Vocabulário
[en] RHYTHMIC PROCESSING

Vocabulário
[en] MUSIC AND COGNITION

Vocabulário
[en] VERBAL GIFTEDNESS

Vocabulário
[en] DEVELOPMENT LANGUAGE DISORDER

Resumo
[pt] Este estudo explora possíveis relações entre habilidades musicais e linguísticas e a possibilidade de as primeiras proverem um sinal de alerta para o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). A música, assim como a linguagem, apresenta uma rica estrutura hierárquica, o que permite que seja questionada a visão de que esses sistemas cognitivos sejam totalmente independentes. Alternativamente à visão modular fodoriana, considera-se que linguagem e música podem compartilhar elementos neurais, sugerindo uma organização que assume algum tipo de modularidade, porém, mais integrada e flexível. A hipótese PRISM (Processing Rhythm In Speech and Music) sugere que o processamento rítmico na fala e na música compartilha três mecanismos fundamentais: (1) processamento auditivo preciso e de granulação fina; (2) sincronização e alinhamento de oscilações neurais com estímulos rítmicos externos; e (3) acoplamento sensório-motor. A literatura traz evidências de que crianças com TDL apresentam dificuldades no ritmo da fala e no ritmo musical, com desempenho comprometido em tarefas rítmicas. Este estudo investiga possíveis dificuldades rítmicas em crianças com TDL, examinando a hipótese do Risco de Ritmo Atípico (ARRH), segundo a qual o processamento rítmico atípico pode representar um fator de risco para distúrbios do desenvolvimento da fala e da linguagem. Participaram de dois experimentos dez crianças com TDL e dez crianças com desenvolvimento típico, previamente avaliadas por meio do módulo 1 do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas). O primeiro experimento, uma tarefa de discriminação rítmica, revelou que o grupo com TDL apresentou desempenho significativamente inferior ao do grupo controle. O segundo experimento, uma tarefa de sincronização rítmica, mostrou que o grupo com TDL teve dificuldade em manter uma sincronização regular, tendo um desempenho inferior ao do grupo controle nas categorias Batida Adicional e Omissões.

Resumo
[en] This study explores potential relationships between musical and linguistic abilities, as well as the possibility that the former may serve as an early indicator for Developmental Language Disorder (DLD). Like language, music exhibits a rich hierarchical structure, which challenges the view that these cognitive systems are entirely independent. As an alternative to a strictly modular perspective, it is proposed that language and music may share neural components, suggesting a form of modularity that is more integrated and flexible. The PRISM hypothesis (Processing Rhythm in Speech and Music; Fiveash et al., 2021) posits that rhythmic processing in speech and music involves three core shared mechanisms: (1) fine-grained and precise auditory processing; (2) synchronization and entrainment of neural oscillations to external rhythmic stimuli; and (3) sensorimotor coupling. The literature provides evidence that children with DLD exhibit difficulties with both speech rhythm and musical rhythm, showing impaired performance in rhythmic tasks. This study investigates potential rhythmic impairments in children with DLD by examining the Atypical Rhythm Risk Hypothesis (ARRH), which proposes that atypical rhythmic processing may constitute a risk factor for speech and language developmental disorders. Two experiments were conducted with ten children diagnosed with DLD and ten typically developing children, all previously assessed using module 1 of MABILIN (Assessment Modules of Linguistic Abilities). The first experiment, a rhythmic discrimination task, revealed that the DLD group performed significantly worse than the control group. The second experiment, a rhythmic synchronization task, showed that the DLD group had difficulty maintaining regular synchronization, performing worse than the control group in the Additional Beat and Omissions categories.

Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
MERCEDES MARCILESE

Banca
MICHELE CALIL DOS SANTOS ALVES

Catalogação
2025-11-06

Apresentação
2025-09-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73822@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73822@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73822


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF