Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ASSESSMENT OF PRAGMATIC SKILLS AND PARENTAL PERCEPTION OF THE IMPACT OF COVID-19 ON THE LANGUAGE OF CHILDREN ON THE AUTISTIC SPECTRUM

Título
[pt] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES PRAGMÁTICAS E DA PERCEPÇÃO PARENTAL SOBRE O IMPACTO DA COVID-19 NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA

Autor
[pt] FERNANDA VITAL DE ALMEIDA TELLES

Vocabulário
[pt] INTERFACE GRAMATICA PRAGMATICA

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM FIGURADA

Vocabulário
[pt] HABILIDADE PRAGMATICA

Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Vocabulário
[en] GRAMMAR PRAGMATICS INTERFACE

Vocabulário
[en] FIGURATIVE LANGUAGE

Vocabulário
[en] PRAGMATIC SKILL

Vocabulário
[en] COVID-19 PANDEMIC

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER

Resumo
[pt] O presente estudo teve como objetivo avaliar habilidades pragmáticas em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 e 2 de suporte comunicacional, em idade escolar, e fez uso de metodologia experimental psicolinguística adaptada para o ambiente terapêutico fonoaudiológico. Participaram 15 crianças com TEA, na faixa etária entre 7 e 12 anos, e 15 crianças neurotípicas, as quais constituíram o grupo-controle. Foram conduzidos 7 experimentos. O primeiro avaliou habilidades relacionadas à Teoria da Mente, especificamente a atribuição de crenças falsas de 1ª e 2ª ordem. Os experimentos 2 a 5 investigaram a produção e compreensão de distinções na interface gramática pragmática, codificadas por elementos funcionais como determinantes e afixos verbais. Utilizaram-se tarefas de reconto e compreensão para avaliar aspectos como introdução e recuperação de referentes, contraste aspectual, relevância, uso de expressões referenciais e inferências baseadas em pistas linguísticas (definitude, aspecto, modo), além da percepção de unicidade e totalidade da referência. Os experimentos 6 e 7 analisaram a interpretação de expressões figuradas. Os resultados obtidos revelam desempenho sugestivo de dificuldades do grupo TEA na compreensão da Teoria da Mente de primeira e segunda ordem; comprometimento das habilidades pertinentes à interface gramática-pragmática, mais especificamente na introdução de referentes e no estabelecimento da referência definida/indefinida; e na compreensão de linguagem figurada com identificação de imagem. A discussão dos resultados leva em conta possíveis impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das habilidades investigadas.

Resumo
[en] This study aimed to evaluate pragmatic skills in school-age children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) levels 1 and 2 of communication support, using an experimental psycholinguistic methodology adapted to the speech-language therapy environment. Fifteen children with ASD, aged between 7 and 12 years, and 15 neurotypical children, who constituted the control group, participated. Seven experiments were conducted. The first assessed skills related to Theory of Mind, specifically the attribution of first- and second-order false beliefs. Experiments 2 to 5 investigated the production and comprehension of distinctions at the grammar pragmatic interface, encoded by functional elements such as determiners and verbal affixes. Retelling and comprehension tasks were used to assess aspects such as introduction and retrieval of referents, aspectual contrast, relevance, use of referential expressions, and inferences based on linguistic cues (definiteness, aspect, mood), as well as the perception of uniqueness and totality of reference. Experiments 6 and 7 analyzed the interpretation of figurative expressions. The results revealed performance suggestive of difficulties in the ASD group in understanding first- and second-order Theory of Mind; impairment in skills related to the grammar-pragmatic interface, more specifically in the introduction of referents and the establishment of definite/indefinite reference; and in the comprehension of figurative language with image identification. The discussion of the results considers the potential impacts of the COVID-19 pandemic on the development of the investigated skills.

Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA

Banca
TATIANA BAGETTI

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Catalogação
2025-10-30

Apresentação
2025-09-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73690@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73690@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73690


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF