Título
[en] ASSESSMENT OF PRAGMATIC SKILLS AND PARENTAL PERCEPTION OF THE IMPACT OF COVID-19 ON THE LANGUAGE OF CHILDREN ON THE AUTISTIC SPECTRUM
Título
[pt] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES PRAGMÁTICAS E DA PERCEPÇÃO PARENTAL SOBRE O IMPACTO DA COVID-19 NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA
Autor
[pt] FERNANDA VITAL DE ALMEIDA TELLES
Vocabulário
[pt] INTERFACE GRAMATICA PRAGMATICA
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM FIGURADA
Vocabulário
[pt] HABILIDADE PRAGMATICA
Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Vocabulário
[en] GRAMMAR PRAGMATICS INTERFACE
Vocabulário
[en] FIGURATIVE LANGUAGE
Vocabulário
[en] PRAGMATIC SKILL
Vocabulário
[en] COVID-19 PANDEMIC
Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
Resumo
[pt] O presente estudo teve como objetivo avaliar habilidades pragmáticas em crianças
diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 e 2 de suporte
comunicacional, em idade escolar, e fez uso de metodologia experimental
psicolinguística adaptada para o ambiente terapêutico fonoaudiológico.
Participaram 15 crianças com TEA, na faixa etária entre 7 e 12 anos, e 15 crianças
neurotípicas, as quais constituíram o grupo-controle. Foram conduzidos 7
experimentos. O primeiro avaliou habilidades relacionadas à Teoria da Mente,
especificamente a atribuição de crenças falsas de 1ª e 2ª ordem. Os experimentos 2
a 5 investigaram a produção e compreensão de distinções na interface gramática
pragmática, codificadas por elementos funcionais como determinantes e afixos
verbais. Utilizaram-se tarefas de reconto e compreensão para avaliar aspectos como
introdução e recuperação de referentes, contraste aspectual, relevância, uso de
expressões referenciais e inferências baseadas em pistas linguísticas (definitude,
aspecto, modo), além da percepção de unicidade e totalidade da referência. Os
experimentos 6 e 7 analisaram a interpretação de expressões figuradas. Os
resultados obtidos revelam desempenho sugestivo de dificuldades do grupo TEA
na compreensão da Teoria da Mente de primeira e segunda ordem; comprometimento das
habilidades pertinentes à interface gramática-pragmática, mais especificamente na
introdução de referentes e no estabelecimento da referência definida/indefinida; e
na compreensão de linguagem figurada com identificação de imagem. A discussão
dos resultados leva em conta possíveis impactos da pandemia da Covid-19 no
desenvolvimento das habilidades investigadas.
Resumo
[en] This study aimed to evaluate pragmatic skills in school-age children diagnosed with
Autism Spectrum Disorder (ASD) levels 1 and 2 of communication support, using
an experimental psycholinguistic methodology adapted to the speech-language
therapy environment. Fifteen children with ASD, aged between 7 and 12 years, and
15 neurotypical children, who constituted the control group, participated. Seven
experiments were conducted. The first assessed skills related to Theory of Mind,
specifically the attribution of first- and second-order false beliefs. Experiments 2 to
5 investigated the production and comprehension of distinctions at the grammar
pragmatic interface, encoded by functional elements such as determiners and verbal
affixes. Retelling and comprehension tasks were used to assess aspects such as
introduction and retrieval of referents, aspectual contrast, relevance, use of
referential expressions, and inferences based on linguistic cues (definiteness,
aspect, mood), as well as the perception of uniqueness and totality of reference.
Experiments 6 and 7 analyzed the interpretation of figurative expressions. The
results revealed performance suggestive of difficulties in the ASD group in
understanding first- and second-order Theory of Mind; impairment in skills related
to the grammar-pragmatic interface, more specifically in the introduction of
referents and the establishment of definite/indefinite reference; and in the
comprehension of figurative language with image identification. The discussion of
the results considers the potential impacts of the COVID-19 pandemic on the
development of the investigated skills.
Orientador(es)
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
LETICIA MARIA SICURO CORREA
Banca
TATIANA BAGETTI
Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Catalogação
2025-10-30
Apresentação
2025-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73690@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73690@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73690
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF