Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MR. CASTRO, VOCÊ REALMENTE SE IMPORTA COM A GENTE, NÉ?

Título
[en] MR. CASTRO, YOU REALLY CARE ABOUT US, DON T YOU?

Autor
[pt] LUIS PHELIPE SILVA DE CASTRO

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[pt] APPE

Vocabulário
[pt] AULA DE INGLES

Vocabulário
[pt] COMPREENSAO

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Vocabulário
[en] PEPA

Vocabulário
[en] ENGLISH CLASS

Vocabulário
[en] COMPREHENSION

Resumo
[pt] Uma mudança no meu ambiente de trabalho me levou a vivenciar novos desafios profissionais. Com o tempo, comecei a me sentir intrigado com um comentário recorrente entre colegas e membros da equipe escolar: o de que o inglês seria apenas uma disciplina extra, sem a mesma importância das demais áreas do conhecimento. Essa percepção despertou em mim o desejo de compreender melhor como os próprios alunos viam as aulas de inglês. O presente trabalho relata uma pesquisa do praticante, de abordagem qualitativa com estudantes do sétimo e oitavos anos do Ensino Fundamental em uma escola particular localizada no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O principal objetivo do estudo é investigar as percepções dos alunos em relação às aulas de inglês. Essa investigação se fundamenta nos princípios da Prática Exploratória, uma abordagem que prioriza o entendimento da vida em sala de aula em vez da simples resolução de problemas. Ao longo do processo, professor e alunos engajaram-se colaborativamente na busca por compreensão por meio de Atividades Pedagógicas Potencialmente Exploratórias (APPE), integradas à rotina das aulas. A experiência revelou não apenas insights valiosos sobre como os estudantes interpretam sua aprendizagem de línguas, mas também contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor-praticante-autor.

Resumo
[en] A change in my work setting led me to experience new professional and reflective moments. Over time, I began to feel puzzled by a recurring comment among colleagues and school staff: that English is merely an extra subject, not as essential as other core disciplines. This perception triggered a desire to better understand how students themselves viewed English classes. The present paper reports on practitioner research, within a qualitative perspective, carried out with 7th and 8th-grade students at a private school in Nova Iguaçu, Brazil. The main aim of the study is to investigate students’ perceptions of English lessons. This inquiry is grounded in the principles of Exploratory Practice, an approach that emphasizes understanding classroom life rather than simply solving problems. Throughout the process, the teacher and students engaged collaboratively in the pursuit of understanding through Potentially Exploitable Pedagogic Activities (PEPAs), which were integrated into regular classroom practices. The experience revealed not only valuable insights into how students make sense of their language learning but also contributed to the teacher-researcher-author’s professional development.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Catalogação
2025-10-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73683@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73683@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73683


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF