Título
[pt] MR. CASTRO, VOCÊ REALMENTE SE IMPORTA COM A GENTE, NÉ?
Título
[en] MR. CASTRO, YOU REALLY CARE ABOUT US, DON T YOU?
Autor
[pt] LUIS PHELIPE SILVA DE CASTRO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] APPE
Vocabulário
[pt] AULA DE INGLES
Vocabulário
[pt] COMPREENSAO
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] PEPA
Vocabulário
[en] ENGLISH CLASS
Vocabulário
[en] COMPREHENSION
Resumo
[pt] Uma mudança no meu ambiente de trabalho me levou a vivenciar novos desafios
profissionais. Com o tempo, comecei a me sentir intrigado com um comentário recorrente
entre colegas e membros da equipe escolar: o de que o inglês seria apenas uma disciplina
extra, sem a mesma importância das demais áreas do conhecimento. Essa percepção
despertou em mim o desejo de compreender melhor como os próprios alunos viam as
aulas de inglês. O presente trabalho relata uma pesquisa do praticante, de abordagem
qualitativa com estudantes do sétimo e oitavos anos do Ensino Fundamental em uma escola
particular localizada no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O principal
objetivo do estudo é investigar as percepções dos alunos em relação às aulas de inglês.
Essa investigação se fundamenta nos princípios da Prática Exploratória, uma abordagem
que prioriza o entendimento da vida em sala de aula em vez da simples resolução de
problemas. Ao longo do processo, professor e alunos engajaram-se colaborativamente na
busca por compreensão por meio de Atividades Pedagógicas Potencialmente
Exploratórias (APPE), integradas à rotina das aulas. A experiência revelou não apenas
insights valiosos sobre como os estudantes interpretam sua aprendizagem de línguas, mas
também contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor-praticante-autor.
Resumo
[en] A change in my work setting led me to experience new professional and reflective
moments. Over time, I began to feel puzzled by a recurring comment among colleagues
and school staff: that English is merely an extra subject, not as essential as other core
disciplines. This perception triggered a desire to better understand how students
themselves viewed English classes. The present paper reports on practitioner research,
within a qualitative perspective, carried out with 7th and 8th-grade students at a private
school in Nova Iguaçu, Brazil. The main aim of the study is to investigate students’
perceptions of English lessons. This inquiry is grounded in the principles of Exploratory
Practice, an approach that emphasizes understanding classroom life rather than simply
solving problems. Throughout the process, the teacher and students engaged
collaboratively in the pursuit of understanding through Potentially Exploitable Pedagogic
Activities (PEPAs), which were integrated into regular classroom practices. The
experience revealed not only valuable insights into how students make sense of their
language learning but also contributed to the teacher-researcher-author’s professional
development.
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Catalogação
2025-10-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73683@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73683@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73683
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF