Título
[en] ENGLISH PROFICIENCY AND TRAINING IN AVIATION: A CRITICAL LOOK INTO ICAO DOC 9835
Título
[pt] PROFICIÊNCIA E TREINAMENTO EM INGLÊS DA AVIAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O DOC 9835 DA OACI
Autor
[pt] ALINE MANSO DE BARROS
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[pt] DOC 9835 DA OACI
Vocabulário
[pt] INGLES AERONAUTICO
Vocabulário
[pt] INGLES PARA FINS ESPECIFICOS - IFE
Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
Vocabulário
[en] ICAO DOC 9835
Vocabulário
[en] AVIATION ENGLISH
Vocabulário
[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES
Resumo
[pt] Nas últimas décadas, a Linguística Aplicada Crítica (LAC) tem se consolidado como
uma abordagem relevante para analisar o ensino de línguas sob uma perspectiva
sociopolítica. Este trabalho investiga como os princípios da LAC e do Inglês para
Fins Específicos (IFE) podem contribuir para a formação linguística na aviação, com
foco no Documento 9835 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A
partir de reflexões de sala de aula, fundamentos teóricos e experiências vividas por
profissionais da aviação, este estudo qualitativo analisa criticamente como
avaliações padronizadas de proficiência linguística podem negligenciar aspectos
como identidade, cultura e contexto. Ancorado no propósito de humanizar o ensino
de línguas e promover práticas comunicativas inclusivas, o estudo destaca a
importância do conhecimento local, da construção conjunta de sentido e de
abordagens pedagógicas situadas em ambientes de aprendizagem de alta
complexidade. Em vez de propor soluções prescritivas, o trabalho se alinha à
proposta da LAC ao valorizar a compreensão crítica, convidando educadores a
repensar os objetivos e os processos da formação linguística na aviação global.
Resumo
[en] In recent decades, Critical Applied Linguistics (CAL) has emerged as a compelling
framework for examining language education through a sociopolitical lens. This
paper explores how principles from both CAL and English for Specific Purposes
(ESP) can inform and enrich language training in aviation, particularly in relation to
the International Civil Aviation Organization s (ICAO) Doc 9835. Drawing on
classroom reflections, theoretical perspectives, and the lived realities of aviation
professionals, this qualitative study critically examines how standardized language
assessments may overlook the complexities of identity, culture, and context. Rooted
in a desire to humanize language education and promote inclusive communicative
practices, the study brings into focus the importance of local knowledge,
co-constructed meaning, and situated pedagogical approaches in high-stakes
learning environments. Rather than offering prescriptive solutions, the work aligns
with CAL s emphasis on understanding, inviting educators to rethink the purposes
and processes of language training in global aviation.
Orientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE
Catalogação
2025-10-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73682@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73682@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73682
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF