Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ENGLISH PROFICIENCY AND TRAINING IN AVIATION: A CRITICAL LOOK INTO ICAO DOC 9835

Título
[pt] PROFICIÊNCIA E TREINAMENTO EM INGLÊS DA AVIAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O DOC 9835 DA OACI

Autor
[pt] ALINE MANSO DE BARROS

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA

Vocabulário
[pt] DOC 9835 DA OACI

Vocabulário
[pt] INGLES AERONAUTICO

Vocabulário
[pt] INGLES PARA FINS ESPECIFICOS - IFE

Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS

Vocabulário
[en] ICAO DOC 9835

Vocabulário
[en] AVIATION ENGLISH

Vocabulário
[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES

Resumo
[pt] Nas últimas décadas, a Linguística Aplicada Crítica (LAC) tem se consolidado como uma abordagem relevante para analisar o ensino de línguas sob uma perspectiva sociopolítica. Este trabalho investiga como os princípios da LAC e do Inglês para Fins Específicos (IFE) podem contribuir para a formação linguística na aviação, com foco no Documento 9835 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A partir de reflexões de sala de aula, fundamentos teóricos e experiências vividas por profissionais da aviação, este estudo qualitativo analisa criticamente como avaliações padronizadas de proficiência linguística podem negligenciar aspectos como identidade, cultura e contexto. Ancorado no propósito de humanizar o ensino de línguas e promover práticas comunicativas inclusivas, o estudo destaca a importância do conhecimento local, da construção conjunta de sentido e de abordagens pedagógicas situadas em ambientes de aprendizagem de alta complexidade. Em vez de propor soluções prescritivas, o trabalho se alinha à proposta da LAC ao valorizar a compreensão crítica, convidando educadores a repensar os objetivos e os processos da formação linguística na aviação global.

Resumo
[en] In recent decades, Critical Applied Linguistics (CAL) has emerged as a compelling framework for examining language education through a sociopolitical lens. This paper explores how principles from both CAL and English for Specific Purposes (ESP) can inform and enrich language training in aviation, particularly in relation to the International Civil Aviation Organization s (ICAO) Doc 9835. Drawing on classroom reflections, theoretical perspectives, and the lived realities of aviation professionals, this qualitative study critically examines how standardized language assessments may overlook the complexities of identity, culture, and context. Rooted in a desire to humanize language education and promote inclusive communicative practices, the study brings into focus the importance of local knowledge, co-constructed meaning, and situated pedagogical approaches in high-stakes learning environments. Rather than offering prescriptive solutions, the work aligns with CAL s emphasis on understanding, inviting educators to rethink the purposes and processes of language training in global aviation.

Orientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE

Catalogação
2025-10-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73682@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73682@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73682


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF