Título
[en] FAINT WHISPERS IN THE WINDSTORM: MICRONARRATIVES IN THE HIGH SCHOOL CLASSROOM
Título
[pt] LEVES SUSPIROS EM VENTANIA: MICRONARRATIVAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
Título
[fr] LÉGERS SOUPIRS DANS LE VENT : LES MICRO-RÉCITS EN CLASSE DE LYCÉE
Título
[es] SUSPIROS LIGEROS EN UN VENDAVAL: MICRONARRATIVAS EN EL AULA DE SECUNDARIA
Autor
[pt] MONIQUE LOPES INOCENCIO
Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO
Vocabulário
[pt] MICROCONTO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE LITERATURA
Vocabulário
[pt] NARRATIVA BREVE
Vocabulário
[pt] MINICONTO
Vocabulário
[fr] CLASSE DE LYCEE
Vocabulário
[fr] MICRONOUVELLE
Vocabulário
[fr] L ENSEIGNEMENT DE LA LITTERATURE
Vocabulário
[fr] MICRO RECIT
Vocabulário
[fr] MININOUVELLE
Vocabulário
[es] AULA DE SECUNDARIA
Vocabulário
[es] MICRORRELATO
Vocabulário
[es] ENSENANZA DE LA LITERATURA
Vocabulário
[es] NARRACION BREVE
Vocabulário
[es] MINICUENTO
Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
Vocabulário
[en] MICROFICTION
Vocabulário
[en] LITERATURE INSTRUCTION
Vocabulário
[en] BRIEF NARRATIVE
Vocabulário
[en] FLASH FICTION
Resumo
[pt] Esta tese tem como proposta algumas análises e reflexões teóricas em torno do
trabalho didático com narrativas breves na sala de aula de Literatura no Ensino Médio.
As etapas mais importantes do percurso da pesquisa são as seguintes: breve apanhado a
respeito do atual estado da arte do ensino de Literatura nas salas de aula do Ensino
Médio na contemporaneidade, levando em conta aspectos sociais, estruturais,
pedagógicos, políticos e curriculares. O cenário mais estrito de observação dessas
questões são escolas públicas de regiões urbanas do Estado do Rio de Janeiro. Essa etapa
foi construída, especialmente, a partir de conversas informais com professores e
estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, de diversos Campi do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e do Colégio Pedro II.
Anteriormente a essa fase, a pesquisa tece uma brevíssima discussão acerca da relação
entre alguns aspectos da sociedade contemporânea e dos documentos norteadores da
educação básica no Brasil e as dificuldades práticas enfrentadas por professores e
estudantes no aproveitamento do texto literário nas escolas. A parte mais significativa do
trabalho, no entanto, se debruça sobre algumas experimentações práticas realizadas pela
autora em suas turmas de segundo ano do ensino médio-técnico, no Campus Duque de
Caxias do IFRJ. Tais investidas consistiram em leituras, debates, reescritas e escrituras
de minicontos e microcontos pelos estudantes. A partir desses manejos com
micronarrativas em contexto educativo, foi possível construir algumas ponderações em
torno das características desse subgênero literário, seus efeitos estéticos no imaginário dos
adolescentes envolvidos e possibilidades múltiplas de fruição. O que se pretende, em
última instância, é oferecer a docentes e discentes alguma contribuição para o proveito do
texto literário no processo de ensino-aprendizagem, por meio da difusão, leitura e
aproveitamentos diversos das narrativas breves: conto, miniconto e microconto.
Resumo
[en] This dissertation proposes theoretical analyses and reflections on didactic approaches to working with short narratives in high school literature classrooms. The research follows several key stages: an overview of the current state of the art in literature teaching in contemporary high school settings, considering social, structural, pedagogical, political, and curricular aspects. The primary context for observing these issues consists of public schools in urban areas of the state of Rio de Janeiro. This stage was developed mainly through informal conversations with teachers and students from the Rio de Janeiro state school system, various campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), and the Pedro II School. Prior to this stage, the research briefly explores the relationship between certain aspects of contemporary society, the guiding documents of basic education in Brazil, and the practical challenges faced by teachers and students in engaging with literary texts in schools. The most significant part of the study, however, focuses on a series of practical experiments conducted by the author in her second-year technical high school, classes at the Duque de Caxias Campus of IFRJ. These initiatives involved readings, debates, rewritings, and the production of micro and flash fiction by students. Through these engagements with micronarratives in an educational context, it was possible to develop reflections on the characteristics of this literary subgenre, its aesthetic effects on the imagination of the participating adolescents, and its multiple possibilities for literary appreciation. Ultimately, the aim is to offer both teachers and students some contribution to the effective use of literary texts in the teaching-learning process through the dissemination, reading, and diverse applications of brief narratives: short stories, flash fiction, and microfiction.
Resumo
[fr] Cette thèse propose quelques analyses et réflexions théoriques autour du travail didactique avec des narrations brèves dans les cours de littérature au lycée. Les étapes les plus importantes du parcours de la recherche sont les suivantes : un bref aperçu de l état de l art actuel de l enseignement de la littérature dans les classes de l enseignement secondaire, prendre en compte d aspects sociaux, structurels, pédagogiques, politiques et curriculaires. Le principal cadre d observation de ces questions est constitué par des écoles publiques situées dans des zones urbaines de l État de Rio de Janeiro. Cette étape a été construite, en particulier, à partir de conversations informelles avec des enseignants et des élèves du réseau public de l État de Rio de Janeiro, de différents campi de l Institut Fédéral d Éducation, de Science et de Technologie de Rio de Janeiro, ainsi que du Collège Pedro II. Avant cette phase, la recherche propose une très brève discussion sur la relation entre certains aspects de la société contemporaine, les documents d orientation de l éducation de base au Brésil et les difficultés pratiques rencontrées par les enseignants et les élèves dans l exploitation du texte littéraire à l école. La partie la plus significative du travail se concentre toutefois sur certaines expérimentations pratiques menées par l auteure avec ses classes de deuxième année du lycée technique, au campus Duque de Caxias de l IFRJ. Ces initiatives ont consisté en des lectures, débats, réécritures et créations de micronouvelle et mininouvelle par les élèves. À partir des manipulations de micro-récit en contexte éducatif, il a été possible de formuler quelques réflexions sur les caractéristiques de ce sous-genre littéraire, ses effets esthétiques sur l’imaginaire des adolescents impliqués, ainsi que ses multiples possibilités de réception. On est finalement prévu l offert aux enseignants et aux élèves d une contribution à l exploitation du texte littéraire dans le processus d enseignement-apprentissage, à travers de la diffusion, la lecture et les divers usages des narrations brèves : micro-récit, mininouvelle et micronouvelle.
Resumo
[es] Esta tesis propone algunos análisis y reflexiones teóricas sobre el trabajo didáctico con narraciones breves en el aula de literatura de secundaria. Las etapas más importantes de la investigación son las siguientes: una breve panorámica del actual estado de la cuestión de la enseñanza de la literatura en las aulas de secundaria hoy día, teniendo en cuenta aspectos sociales, estructurales, pedagógicos, políticos y curriculares. El escenario más estricto para observar estas cuestiones son las escuelas públicas de las regiones urbanas de la provincia de Río de Janeiro. Esta etapa se construyó, en particular, a partir de conversaciones informales con profesores y alumnos del sistema educativo de enseñanza de la provincia de Río de Janeiro, de diversas unidades del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Río de Janeiro y del Colégio Pedro II. Antes de esta fase, la investigación aborda brevemente la relación entre algunos aspectos de la sociedad contemporánea y los documentos orientativos de la enseñanza básica en Brasil, así como las dificultades prácticas a las que se enfrentan profesores y alumnos a la hora de utilizar textos literarios en las escuelas. La parte más significativa del trabajo, sin embargo, se centra en algunas experiencias prácticas llevadas a cabo por la autora en sus clases de segundo año de secundaria técnica en el Campus Duque de Caxias de IFRJ. Estos trabajos consistieron en que los alumnos leyeran, debatieran, reescribieran y escribieran minicuentos y microrrelatos. A partir de estas experiencias con microrrelatos en un contexto educativo, fue posible construir algunas ideas sobre las características de este subgénero literario, sus efectos estéticos en el imaginario de los adolescentes implicados y las múltiples posibilidades de disfrute. En definitiva, se pretende ofrecer a profesores y alumnos una contribución al uso de textos literarios en el proceso de enseñanza- aprendizaje, a través de la difusión, lectura y diferentes usos de las narraciones breves: cuentos, minicuentos y microrrelatos.
Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
ANA CRELIA PENHA DIAS
Banca
MARCOS VINICIUS SCHEFFEL
Banca
MARCELO PACHECO SOARES
Catalogação
2025-10-28
Apresentação
2025-09-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73607@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73607@2
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73607@3
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73607@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73607
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF