Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RUA (E A ANTI-RUA) DA BARRA DA TIJUCA: MORTE E VIDA DA RUA-CORREDOR NO RIO DE JANEIRO

Título
[en] STREETS (AND ANTI STREETS) OF BARRA DA TIJUCA: LIFE AND DEATH OF THE CORRIDOR-STREET IN RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] FRANCISCO FRANCA ARRAES

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE

Vocabulário
[pt] TIPOLOGIA URBANA

Vocabulário
[pt] MALHA VIARIA

Vocabulário
[pt] RUA

Vocabulário
[pt] BARRA DA TIJUCA

Vocabulário
[en] TRANSPORT

Vocabulário
[en] URBAN TYPOLOGY

Vocabulário
[en] STREET NETWORK

Vocabulário
[en] STREET

Vocabulário
[en] BARRA DA TIJUCA

Resumo
[pt] O trabalho pretende lançar um olhar sobre as ruas (e anti-ruas) do bairro da Barra da Tijuca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tendo sido projetada a partir de diretrizes corbusianas, a Barra da Tijuca incorpora, posteriormente, influências de outras expressões da modernidade (e pós-modernidade), como os subúrbios norte-americanos. O bairro, também, acaba sendo moldado pelas forças econômicas que direcionaram a implantação do projeto. Todas essas tendências que, muitas vezes, disputam entre si, acabam convergindo em alguns pontos fundamentais: elas são prioritariamente atreladas ao uso de vias expressas para circulação de automóveis individuais, negam a malha urbana tradicional, a rua corredor e o uso misto do solo. O Rio de Janeiro e seus habitantes, porém, impõe suas próprias exigências e, à medida que o bairro cresce, surgem demandas para o transporte público e trajetos pedonais. Na tentativa de compreender o resultado de todas essas tensões, o trabalho vai propor categorias (ou tipologias) de ruas (e anti ruas), elegendo alguns exemplos paradigmáticos para descrição e análise em um esforço de criar um panorama que apresente a forma e o funcionamento desses espaços e o lugar que eles ocupam na cidade.

Resumo
[en] This work examines the streets (and anti-streets) of Barra da Tijuca, a neighborhood located in Rio de Janeiro. Originally designed according to principles first proposed by Le Corbusier, Barra da Tijuca later incorporated influences from other expressions of modernity (and post modernity), such as North American suburbs. The neighborhood has also been shaped by the economic forces that guided the implementation of the project. These various competing tendencies converge on a few fundamental points: they are primarily tied to the use of expressways for private car circulation, reject the traditional urban grid, the corridor street, and mixed land use. However, Rio de Janeiro and its inhabitants impose their own demands, and as the neighborhood grows, there is increasing need for public transportation and pedestrian routes. In an effort to understand the result of these tensions, the work proposes categories (or typologies) of streets (and anti-streets), selecting a few paradigmatic examples for description and analysis in an attempt to create an overview that presents the form and function of these spaces and the role they play in the city.

Orientador(es)
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
RACHEL COUTINHO MARQUES DA SILVA

Banca
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
CARLOS EDUARDO NUNES FERREIRA

Catalogação
2025-10-27

Apresentação
2025-08-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73576@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73576@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73576


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