Título
[pt] A RUA (E A ANTI-RUA) DA BARRA DA TIJUCA: MORTE E VIDA DA RUA-CORREDOR NO RIO DE JANEIRO
Título
[en] STREETS (AND ANTI STREETS) OF BARRA DA TIJUCA: LIFE AND DEATH OF THE CORRIDOR-STREET IN RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] FRANCISCO FRANCA ARRAES
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE
Vocabulário
[pt] TIPOLOGIA URBANA
Vocabulário
[pt] MALHA VIARIA
Vocabulário
[pt] RUA
Vocabulário
[pt] BARRA DA TIJUCA
Vocabulário
[en] TRANSPORT
Vocabulário
[en] URBAN TYPOLOGY
Vocabulário
[en] STREET NETWORK
Vocabulário
[en] STREET
Vocabulário
[en] BARRA DA TIJUCA
Resumo
[pt] O trabalho pretende lançar um olhar sobre as ruas (e anti-ruas) do bairro da
Barra da Tijuca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tendo sido projetada
a partir de diretrizes corbusianas, a Barra da Tijuca incorpora, posteriormente,
influências de outras expressões da modernidade (e pós-modernidade), como os
subúrbios norte-americanos. O bairro, também, acaba sendo moldado pelas forças
econômicas que direcionaram a implantação do projeto. Todas essas tendências que,
muitas vezes, disputam entre si, acabam convergindo em alguns pontos
fundamentais: elas são prioritariamente atreladas ao uso de vias expressas para
circulação de automóveis individuais, negam a malha urbana tradicional, a rua
corredor e o uso misto do solo. O Rio de Janeiro e seus habitantes, porém, impõe
suas próprias exigências e, à medida que o bairro cresce, surgem demandas para o
transporte público e trajetos pedonais. Na tentativa de compreender o resultado de
todas essas tensões, o trabalho vai propor categorias (ou tipologias) de ruas (e anti
ruas), elegendo alguns exemplos paradigmáticos para descrição e análise em um
esforço de criar um panorama que apresente a forma e o funcionamento desses
espaços e o lugar que eles ocupam na cidade.
Resumo
[en] This work examines the streets (and anti-streets) of Barra da Tijuca, a
neighborhood located in Rio de Janeiro. Originally designed according to principles
first proposed by Le Corbusier, Barra da Tijuca later incorporated influences from
other expressions of modernity (and post modernity), such as North American
suburbs. The neighborhood has also been shaped by the economic forces that
guided the implementation of the project. These various competing tendencies
converge on a few fundamental points: they are primarily tied to the use of
expressways for private car circulation, reject the traditional urban grid, the corridor
street, and mixed land use. However, Rio de Janeiro and its inhabitants impose their
own demands, and as the neighborhood grows, there is increasing need for public
transportation and pedestrian routes. In an effort to understand the result of these
tensions, the work proposes categories (or typologies) of streets (and anti-streets),
selecting a few paradigmatic examples for description and analysis in an attempt to
create an overview that presents the form and function of these spaces and the role
they play in the city.
Orientador(es)
MARCOS OSMAR FAVERO
Banca
RACHEL COUTINHO MARQUES DA SILVA
Banca
MARCOS OSMAR FAVERO
Banca
CARLOS EDUARDO NUNES FERREIRA
Catalogação
2025-10-27
Apresentação
2025-08-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73576@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73576@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73576
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