Título
[en] BRAKING SCHOOL DROPOUT: THE PROBLEM IN BRAZIL AND THE ROLE OF INTERNATIONAL ORGANIZATIONS
Título
[pt] FREANDO A EVASÃO ESCOLAR: O PROBLEMA NO BRASIL E O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Autor
[pt] BRUNA SAHIONE TOLEDO CAVALHEIRO
Vocabulário
[pt] COOPERACAO
Vocabulário
[pt] ABANDONO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] EVASAO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] BRASIL
Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO INTERNACIONAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] COOPERATION
Vocabulário
[en] SCHOOL ABANDONMENT
Vocabulário
[en] SCHOOL EVASION
Vocabulário
[en] BRAZIL
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL ORGANIZATION
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] Este policy brief buscará apontar sugestões para o enfrentamento do desafio da
evasão escolar no Brasil a partir da cooperação internacional, em particular com
organizações internacionais como a UNESCO, UNICEF, CEPAL e IEAL. E
portanto, demonstrar como as produções de normas, práticas e pesquisas dessas
instituições podem ser benéficas no contexto nacional e aplicadas visando o
combate à evasão escolar. À luz do exposto, este trabalho buscará: 1)
compreender os problemas que levam o alunado a se retirar da educação básica;
2) analisar o papel das organizações internacionais na área da educação e a sua
atuação dentro do contexto de evasão escolar e sua aplicação no Brasil; 3)
recomendações de normas e práticas e colaborações sobre o tema.
Resumo
[en] This policy brief aims to provide suggestions to dealing with school evasion in
Brazil through international cooperation, specially with international
organizations such as UNESCO, UNICEF, CEPAL and IEAL. And therefore,
demonstrate how the production of norms, practices and research by these
institutions can be beneficial applied to the battle against school evasion in the
national context. In this manner, this study will be comprised: 1) understanding
the problems that lead students to abandoning the basic education and the
contribution of international organization in the education field; 2) the role of
these organizations in the context of school evasion and its implementation in
Brazil; 3) the recommendations of norms, practices and collaborations for the
theme.
Orientador(es)
GUILHERME FERREIRA SORGINE
Catalogação
2025-10-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73528@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73528@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73528
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF