Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BRAKING SCHOOL DROPOUT: THE PROBLEM IN BRAZIL AND THE ROLE OF INTERNATIONAL ORGANIZATIONS

Título
[pt] FREANDO A EVASÃO ESCOLAR: O PROBLEMA NO BRASIL E O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Autor
[pt] BRUNA SAHIONE TOLEDO CAVALHEIRO

Vocabulário
[pt] COOPERACAO

Vocabulário
[pt] ABANDONO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] EVASAO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] COOPERATION

Vocabulário
[en] SCHOOL ABANDONMENT

Vocabulário
[en] SCHOOL EVASION

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL ORGANIZATION

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Este policy brief buscará apontar sugestões para o enfrentamento do desafio da evasão escolar no Brasil a partir da cooperação internacional, em particular com organizações internacionais como a UNESCO, UNICEF, CEPAL e IEAL. E portanto, demonstrar como as produções de normas, práticas e pesquisas dessas instituições podem ser benéficas no contexto nacional e aplicadas visando o combate à evasão escolar. À luz do exposto, este trabalho buscará: 1) compreender os problemas que levam o alunado a se retirar da educação básica; 2) analisar o papel das organizações internacionais na área da educação e a sua atuação dentro do contexto de evasão escolar e sua aplicação no Brasil; 3) recomendações de normas e práticas e colaborações sobre o tema.

Resumo
[en] This policy brief aims to provide suggestions to dealing with school evasion in Brazil through international cooperation, specially with international organizations such as UNESCO, UNICEF, CEPAL and IEAL. And therefore, demonstrate how the production of norms, practices and research by these institutions can be beneficial applied to the battle against school evasion in the national context. In this manner, this study will be comprised: 1) understanding the problems that lead students to abandoning the basic education and the contribution of international organization in the education field; 2) the role of these organizations in the context of school evasion and its implementation in Brazil; 3) the recommendations of norms, practices and collaborations for the theme.

Orientador(es)
GUILHERME FERREIRA SORGINE

Catalogação
2025-10-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73528@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73528@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73528


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF