Título
[pt] O PRESBÍTERO E A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: UM ESTUDO TEOLÓGICO-PASTORAL SOBRE A DIMENSÃO CATEQUÉTICA DO MINISTÉRIO PRESBITERAL HOJE
Título
[en] THE PRESBYTER AND THE CHRISTIAN INITIATION: A THEOLOGICAL PASTORAL STUDY ON THE CATECHETICAL DIMENSION OF THE PRESBYTERAL MINISTRY TODAY
Autor
[pt] WAGNER FRANCISCO DE SOUSA CARVALHO
Vocabulário
[pt] FE
Vocabulário
[pt] COMUNIDADE
Vocabulário
[pt] PRESBITERO
Vocabulário
[pt] INICIACAO A VIDA CRISTA
Vocabulário
[pt] CATEQUESE
Vocabulário
[en] FAITH
Vocabulário
[en] COMMUNITY
Vocabulário
[en] PRESBYTER
Vocabulário
[en] INITIATION TO THE CHRISTIAN LIFE
Vocabulário
[en] CATECHISM
Resumo
[pt] Esta tese investiga a relação entre o presbítero e a Iniciação à Vida Cristã, a
partir de uma abordagem teológico-pastoral da sua dimensão catequética. Seu
objetivo é descrever a atuação presbiteral nesse itinerário, partindo do contexto
atual e da perspectiva histórica, destacando os pontos de convergência e
distanciamento entre essas duas realidades. Reconhece-se que, em uma Igreja
sinodal, o processo da Iniciação não depende exclusivamente do sacramento da
Ordem e, sim da sua relação complementar, dialógica, harmônica, corresponsável
com os demais sujeitos da comunidade, formando, assim, um ministério de síntese.
Para isso, a tese adota o método de revisão bibliográfica, buscando tanto esclarecer
a missão presbiteral quanto suscitar reflexões referentes ao tema, especialmente,
diante da escassa discussão teórica a respeito. A partir dessa perspectiva, o estudo
revela que a missão do místico mistagogo não é simplesmente resultado das
capacidades humanas do presbítero, mas surge de sua abertura à ação do Espírito,
cultivada na docilidade e em uma maneira própria de viver. Dessa forma, o
presbítero não se coloca acima da comunidade ou da Igreja, mas dentro dela como
peregrino no caminho de Emaús, acompanhando os fiéis, explicando as escrituras
e partindo o pão (Lc 24,13-35). Ele atua como mestre espiritual, unindo o humano
e o divino como os dois lados extremos do caminho. Por meio de sua união
sacramental, que não é só através do Batismo, mas também pelo sacramento da
Ordem, é chamado a ser, antes de tudo, místico, para então tornar-se novamente
mistagogo. Em sua vida, o espírito contemplativo de Maria reconcilia-se com o
serviço ativo de Marta, ou seja, antes do saber fazer, ele é. Portanto, para iniciar
outros, requer sentir-se iniciado; para catequizar, deve antes ser catequizado; para
conduzir como mistagogo, o presbítero precisa primeiro viver como místico.
Resumo
[en] This dissertation investigates the relationship between the presbyter and Christian
Initiation, based on a theological-pastoral approach to its catechetical dimension. Its
objective is to describe the presbyter’s role in this journey, considering the current context
and the historical perspective, and highlighting points of convergence and divergence
between these two realities. It is acknowledged that, within a synodal Church, the process
of Initiation does not rely solely on the sacrament of Holy Orders, but rather on its
complementary, dialogical, harmonious, and co-responsible relationship with other
members of the community, thus forming a ministry of synthesis. To this end, the
dissertation adopts a bibliographic review method, seeking both to clarify the presbyteral
mission and to foster reflections on the topic, especially in light of the scarce theoretical
discussion surrounding it. From this perspective, the study reveals that the mission of the
mystical mystagogue is not merely the result of the presbyter’s human abilities, but
emerges from his openness to the action of the Spirit, cultivated through docility and a
distinctive way of life. Thus, the presbyter does not place himself above the community
or the Church, but within it - as a pilgrim on the road to Emmaus, walking with the
faithful, explaining the Scriptures, and breaking the bread (Lk 24,13-35). He acts as a
spiritual master, uniting the human and the divine as the two extreme sides of the path.
Through his sacramental union - which involves not only Baptism but also the sacrament
of Holy Orders - he is called to be, above all, a mystic, so that he may once again become
a mystagogue. In his life, the contemplative spirit of Mary is reconciled with Martha s
active service; that is, before knowing how to act, he must simply be. Therefore, to initiate
others, he must feel himself initiated; to catechize, he must first be catechized; to lead as
a mystagogue, the presbyter must first live as a mystic.
Orientador(es)
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Banca
JOEL PORTELLA AMADO
Banca
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Banca
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA
Banca
JANISON DE SA SANTOS
Banca
FABIO DE SOUZA BALBINO
Catalogação
2025-10-02
Apresentação
2025-08-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73330@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73330@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73330
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